
O que você sabe sobre filosofia?
Capítulos 4,5 e 6. 3 perguntas de cada capítulo!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

(Umicamp- SP) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano. Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou. (Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.) Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlação entre o texto e a imagem.
C) Na linhagem dos artistas-arquitetos-engenheiros renascentistas, Leonardo da Vinci dedicou-se ao estudo da perspectiva e especialmente da aritmética, buscando harmonizar as relações entre o homem e Deus no Homem Vitruviano.
D) Leitor assíduo da física newtoniana, Leonardo da Vinci reconhecia que tanto a aritmética quanto a geometria poderiam ser usadas na arte, arquitetura e engenharia. Na elaboração do desenho do Homem Vitruviano, ele comprovou esta hipótese.
B) O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci condensa uma série de estudos do artista, e mesmo a leitura de uma cópia manuscrita da obra de Vitrúvio. O desenho sintetiza uma relação harmônica entre homem e mundo pautada pela analogia geométrica.
A) Figura emblemática do Renascimento, Leonardo da Vinci destaca-se pela sua obra pictórica e por seu desenho do Homem Vitruviano. Para ele, arte e ciência se baseavam nas relações análogas entre homem e natureza preconizadas pela alquimia.
2
Enem/MEC) Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado). Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela:
B) valorização da integração religiosa.
D) legitimação das tradições aristocráticas.
E) incorporação das representações góticas.
A) validação da teoria geocêntrica.
C) afirmação dos princípios humanistas.
3

(Fuvest-SP) A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente. Essa imagem pode ser considerada renascentista porque:
B) Reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a Virgem Maria no centro da composição pictórica.
A) Representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina crista.
C) retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura da narrativa sobre o pecado original.
D) Adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.
E) Utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e de espaço.
4
(Unicentro-PR) “Os gregos indagavam: como o erro é possível? Os modernos perguntaram: como a verdade é possível? Em outras palavras, para os modernos trata-se de compreender e explicar como os relatos mentais – nossas ideias – correspondem ao que se passa verdadeiramente na realidade.” (CHAUI, 1994, p. 115) Diante do tema em questão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Apesar dessas diferenças, os modernos retomaram o modo de trabalhar filosoficamente proposto por Sócrates, Platão e Aristóteles, qual seja, começar pelo exame das opiniões contrárias e ilusórias para ultrapassá-las em direção à verdade. ( ) Antes de abordar o conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes examinaram exaustivamente as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosófico que permanecerá na filosofia, isto é, a análise dos preconceitos e do senso comum. ( ) Platão e Descartes afastam a experiência sensível ou o conhecimento sensível do conhecimento verdadeiro, que é puramente intelectual. ( ) Aristóteles e Locke consideram que o conhecimento verdadeiro se realiza por graus contínuos, partindo da sensação até chegar às ideias.
B) F – V – V – V.
D) F – F – F – F.
E) V – V – F – F.
A) V – V – V – V.
C) F – F – V – V.
5
(UECE) Atente para o seguinte trecho da obra de Francis Bacon: “Nosso método, contudo, é tão fácil de ser apresentado quanto difícil de se aplicar. Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provém das próprias percepções sensíveis”. Bacon, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. http://br.egroups.com/group/acropolis. A passagem acima define a concepção do pensador londrino sobre:
C) O método indutivo e experimental de abordagem do mundo.
A) O método dedutivo de pensamento.
B) O método dialético de apreensão da realidade.
D) O método racional puro de análise do mundo objetivo.
6
(Unesp-SP) Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem. (Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.) O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica:
D) Materialista.
E) Teológica.
C) Antropocêntrica.
A) Científica.
B) Ateísta.
7
(UFRGS-RS) Digo, sem fazer maiores declarações, que, se a Razão oferece sua sóbria luz, se as mulheres são realmente capazes de agir como criaturas racionais, que não sejam tratadas como escravas, nem como animais que, submetidos ao homem, dependem de sua razão; mas, ao contrário, cultivem sua mente, deem a elas o limite sublime e salutar dos princípios e deixem que alcancem a dignidade consciente, sentindo elas próprias que dependem apenas de Deus. Ensinem-nas, como aos homens, a se submeter à necessidade, em vez de atribuírem a um sexo a moral para torná-las mais agradáveis. WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos Direitos da Mulher . São Paulo: Boitempo, 2016. p. 57 O texto, escrito pela filósofa inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, expressa ideais do:
C) Socialismo.
A) Absolutismo.
D) Romantismo.
B) Iluminismo.
E) Darwinismo.
8
(UEG - 2010) Hegel, prosseguindo na árdua tarefa de unificar o dualismo de Kant, substituiu o eu de Fichte e o absoluto de Schelling por outra entidade: a ideia. A ideia, para Hegel, deve ser submetida necessariamente a um processo de evolução dialética, regido pela marcha triádica da:
C) matéria, forma e reflexão.
B) realidade, crítica e conclusão.
A) experiência, juízo e raciocínio.
D) tese, antítese e síntese.
9
(UEM - 2013) O filósofo alemão Hegel (1770-1831) afirma que “É tarefa da filosofia conceber o que é, pois, aquilo que é é a razão. No que concerne ao indivíduo, cada um é, de todo modo, um filho de seu tempo; do mesmo modo que a filosofia é seu tempo apreendido em pensamentos” (HEGEL, G. W. F. Excertos e parágrafos traduzidos. In: Antologia de Textos Filosóficos. MARÇAL, J. (org.). Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 314). A partir do trecho citado, assinale o que for correto. 01- A razão de algo é o conceito desse algo concebido filosoficamente pelo seu tempo. 02 - Aquilo que é, a essência de algo, é para o filósofo um conceito racional. 04 - O indivíduo, que é filho de seu tempo, do ponto de vista filosófico, pensa os seus problemas a partir de seu momento histórico. 08 - Os conceitos filosóficos, por serem determinados historicamente, estão restritos ao seu tempo e à sua época, não sendo, pois, universais. 16 - A reflexão filosófica está intimamente ligada ao seu momento histórico, visto que leva esse mundo ao plano do conceito.
E) 11
D) 31
B) 03
A) 27
C) 18