Noções de probabilidade genética

Noções de probabilidade genética

1- Regra do “E” :Quando dois eventos devem acontecer simultaneamente as probabilidades individuais devem ser MULTIPLICADAS. 2- Regra do “OU” : Quando deve acontecer um evento ou outro, as probabilidades devem ser SOMADAS. 3- Probabilidade condicional : Quando um evento deve acontecer sobre uma restrição ou uma condição

Imagem de perfil user: Jay
Jay

Anúncios

1

Imagine que ratos pretos e brancos vivem em uma determinada região. Os ratos pretos apresentam essa coloração devido à presença de um alelo dominante B. A coloração branca da pelagem é determinada por um alelo recessivo b. Se um rato BB cruzar com um rato Bb, qual a probabilidade de nascerem filhotes pretos?

100%
25%
75%
50%
2

Um casal, com produção de melanina normal, teve um filho albino. O casal acreditou que se tratava de um erro na maternidade e que o filho, provavelmente, havia sido trocado, pois seria impossível que pessoas com produção normal de melanina tivessem um filho com essa desordem genética. O casal está certo em suas suposições?

Não, pois pais homozigotos dominantes pode m ter um filho albino.
Sim, pois, para se ter um filho albino, obrigatori amente, o pai ou a mãe devem ser albinos.
Sim, pois, para se ter um filho albino, o pai e a mãe também devem ser albinos.
Não, pois pais heterozigotos podem apresentar produção normal de melanina e o alelo para o albinismo.
3

(Unifesp) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente:

VV, Vv, vv
Vv,VV, Vv
VV,vv,Vv
vv,Vv,vv
4

(FEI-SP). Um casal de olhos castanhos (dominante) tem 4 filhos de olhos azuis (recessivo). Pergunta-se respectivamente: A) Qual é a probabilidade de o 5º ter também olhos azuis? B) Qual é a probabilidade de que ele tenha olhos castanhos?

1/2 e 2/4
1/4 e 3/4
3/4 e 2/4
2/4 e 1/3
5
(UFPR) Na genealogia acima, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante. Analisando essa genealogia, é correto afirmar:

(UFPR) Na genealogia acima, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante. Analisando essa genealogia, é correto afirmar:

Apenas os indivíduos I:1; II:1 e II:5 são heterozigotos.
Todos os indivíduos afetados são homozigotos.
Apenas o indivíduo I:1 é heterozigoto.
Apenas os indivíduos I:1 e I:2 são homozigotos
6

Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamoua cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais. para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos(F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv,combinação que assegura a cor vermelha nas flores.Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas,como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinas, os grãos de pólen.
Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.
Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
7

(FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter uma menina e ela ser sensível ao PTC é:

3/8
1/4
1/2
3/4
8

A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Considerando a prole de um casal de heterozigotos: • Se a primeira criança for criticamente normal, qual é a probabilidade de ela não possuir a mutação que causa a doença?

1/4
1/3
2/4
3/4
9

Em melancias, a coloração da casca verde-sólido (G) é dominante sobre listras (g). Um fazendeiro cruza duas plantas de melancia que são heterozigotas para a coloração da casca. Quais são as chances de os descendentes terem cascas verde-sólido?

1/3
2/4
3/4
1/4
10

Em mexilhões, a coloração marrom (B) é dominante e a coloração azul (b) é recessiva. Um mexilhão homozigoto marrom cruza com um mexilhão azul. Qual percentual dos descendentes pode-se esperar que seja azul?

75%
0%
50%
25%
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.