Neurofisiologia

Neurofisiologia

estudo para neurofisiologia

Imagem de perfil user: Clara
Clara

Anúncios

1

Explique como atuam os medicamentos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) no tratamento da depressão e outros transtornos de humor. Em sua resposta, discorra sobre: a) o mecanismo de ação desses medicamentos no cérebro e b) a importância da serotonina para o humor.

Eles funcionam bloqueando a recaptação de serotonina no cérebro, aumentando assim a concentração de serotonina na fenda sináptica, onde ela pode exercer seus efeitos. Além do humor, a serotonina também está envolvida em outras funções cerebrais, como o sono, o apetite e a função sexual.
Eles funcionam potencializando a recaptação de serotonina no cérebro, aumentando assim a concentração de serotonina na fenda sináptica, onde ela pode exercer seus efeitos. A serotonina é um neurotransmissor importante para o humor, emoções e sono.
Eles funcionam bloqueando a recaptação de serotonina no cérebro, aumentando assim a concentração de serotonina na fenda sináptica, onde ela pode exercer seus efeitos. A serotonina é um neurotransmissor importante para o humor mas não para o sono.
2

Paul Broca foi um renomado médico e neurocientista francês cujas descobertas foram fundamentais para o entendimento moderno das funções cerebrais, especialmente no que se refere à linguagem. Analise as seguintes afirmações assinale as alternativas corretas sobre Broca e suas descobertas: I. Broca argumentava que a área de Broca era responsável não apenas pela produção da fala, mas também pela capacidade de cantar. II. Broca defendia a ideia de que a capacidade de falar estava diretamente ligada ao tamanho do crânio, considerando os crânios maiores como indicativos de maior habilidade linguística. III. Broca observou que lesões no lobo frontal esquerdo estavam consistentemente associadas à perda da capacidade de falar, levando à identificação da "área de Broca", responsável pela produção da fala. IV. Embora Broca tenha identificado o hemisfério esquerdo como sendo predominantemente responsável pela linguagem, ele não ignorou o papel do hemisfério direito em outras funções, como o processamento espacial e visual. Estão CORRETAS:

Todas as alternativas estão corretas
Alternativa I, II e III estão corretas
Alternativas I e III estão corretas
Todas as alternativas estão erradas
Alternativas III e IV estão corretas
3

Os neurônios, ou células nervosas, são especializados na condução e integração de impulsos nervosos, que são a base para a comunicação entre diferentes subsistemas do sistema nervoso, assim como para a comunicação do sistema nervoso com as demais regiões do organismo. Sobre as células nervosas, assinale a alternativa INCORRETA:

Os dendritos são extensões do corpo celular do neurônio e têm a função de receber sinais de outros neurônios.
O corpo celular é responsável pela recepção inicial de estímulos sensoriais, por exemplo, quando há exposição a um feixe de luz intenso.
Os neurônios podem ter diferentes formas e funções. Existem neurônios sensoriais, motores e interneurônios, e eles podem variar em morfologia.
O terminal axonal pertence ao neurônio pré-sináptico, que envia o sinal. Os receptores específicos estão localizados na membrana do neurônio pós-sináptico, que recebe o sinal.
O axônio é responsável pela transmissão de impulsos nervosos, e a bainha de mielina aumenta a velocidade de condução dos impulsos através de um processo chamado condução saltatória.
4

O axônio trata-se da ramificação mais prolongada no neurônio, cuja função é conduzir impulsos nervosos e comunicar-se com outros neurônios. Os axônios da maior parte dos neurônios são revestidos por uma camada lipídica chamada de bainha de mielina, que agiliza a propagação do impulso nervoso. Sobre essa temática analise e assinale a alternativa correta:

Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas
Apenas I, II e IV estão corretas
Apenas II está incorreta
Apenas I, II e III estão corretas
5

As células ependimárias são responsáveis pela produção e circulação do fluido cerebrospinal (líquido cefalorraquidiano – LCR), revestindo os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em relação ao líquido cefalorraquidiano e às células ependimárias, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) O LCR também tem a capacidade de flutuação, de defesa do SNC contra agentes infecciosos, de remover resíduos e de circular nutrientes, mantendo, assim, o dinamismo dos elementos nele presentes. ( ) As células ependimárias também têm função de isolamento elétrico dos axônios, similar à bainha de mielina produzida pelas células de Schwann. ( ) O LCR é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). ( ) As células ependimárias estão presentes exclusivamente na periferia do sistema nervoso e atuam na regeneração de neurônios lesionados. ( ) O LCR é um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo. Por isso, sua análise laboratorial é de grande importância para o diagnóstico e acompanhamento das doenças neurológicas.

F-F-V-V-V
V-F-V-F-V
V-V-V-F-V
V-V-V-F-F
V-V-F-F-V
6

Um paciente de 35 anos, previamente saudável, começa a relatar episódios de fraqueza nas pernas, dificuldades para caminhar e perda de equilíbrio. Nas últimas semanas, também percebe dormência e formigamento nos braços e pernas, além de fadiga constante. Durante o exame neurológico, o médico observa reflexos reduzidos e dificuldades motoras. Uma ressonância magnética cerebral revela áreas de desmielinização em regiões do sistema nervoso central. O provável diagnóstico do paciente é uma patologia que afeta diretamente a bainha de mielina. Baseado no diagnóstico clínico inicial e sintomas relatados, assinale a alternativa abaixo que aponta uma patologia mais adequada para esse caso:

Esclerose Múltipla
Esquizofrenia
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Miastenia Gravis
Doeça de Parkinson
7

A Miastenia Gravis (MG) é uma doença autoimune da porção pós-sináptica da junção neuromuscular caracterizada por fraqueza flutuante que melhora com o repouso e piora com o exercício, infecções, menstruação, ansiedade, estresse emocional e gravidez. A fraqueza pode ser limitada a grupos musculares específicos (músculos oculares, faciais, bulbares) ou ser generalizada. A crise miastênica é definida por insuficiência respiratória associada à fraqueza muscular grave. A incidência da MG varia de 1-9 por milhão de habitantes, e a prevalência de 25-142 por milhão de habitantes, havendo um discreto predomínio em mulheres. A idade de início é bimodal, sendo os picos de ocorrência em torno de 20-34 anos para mulheres e 70-75 anos para homens. A junção neuromuscular é o local onde os nervos se conectam às fibras musculares para transmitir sinais que levam à contração muscular. Fonte: BRASIL. Portaria n° 1.169, de 19 de novembro de 2015. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Miastenia Gravis. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. O neurotransmissor principal nessa conexão é a acetilcolina (ACh), e seu funcionamento envolve várias etapas. Leia as afirmações abaixo sobre MG e a ação da acetilcolina na junção neuromuscular. I. A MG é uma doença autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam ou destroem os receptores nicotínicos de acetilcolina na membrana das fibras musculares. II. A acetilcolina é um neurotransmissor excitatório na junção neuromuscular, promovendo a contração muscular ao se ligar aos receptores nicotínicos na membrana da fibra muscular. III. A ação da acetilcolina é breve, pois é rapidamente degradada pela enzima acetilcolinesterase, permitindo que haja posterior relaxamento da fibra muscular. IV. A acetilcolina é essencial para a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular, pois sua liberação é o que inicia a despolarização da membrana muscular. Quais as afirmações estão CORRETAS?

Apenas II, III e IV estão corretas
Apenas I, III e IV estão corretas
Apenas I, II, III estão corretas
Apenas I, III estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
8

Um estudante universitário, cursando um curso da área da saúde, procurou o serviço de saúde relatando episódios frequentes de ansiedade, taquicardia e sudorese excessiva, especialmente durante períodos de prova e apresentações orais. Ele mencionou que, em momentos de estresse, frequentemente sentia seu coração disparar e notava dificuldades para respirar, além de sentir-se inquieto e agitado. Durante a consulta, o médico observou que o estudante apresentava uma frequência cardíaca elevada (taquicardia) e pressão arterial ligeiramente elevada. O médico recomendou técnicas de gerenciamento do estresse, como exercícios de respiração, atividades físicas regulares e, se necessário, uma avaliação mais aprofundada sobre a saúde mental do estudante para ajudar a controlar os sintomas e melhorar seu desempenho acadêmico. Sobre o trecho sublinhado, assinale a alternativa que apresenta a qual classificação do Sistema Nervoso se refere.

Sistema nervoso somático
Sistema nervoso autônomo simpático
Sistema nervoso periférico
Sistema nervoso autônomo parassimpático
9

Divertida Mente (2015) apresenta o papel das emoções na vida de uma menina de 11 anos de idade, Riley Andersen, qual vive feliz com seus pais, amigos e praticando hockey no gelo em Minnesota, até que inesperadamente necessita enfrentar uma mudança intensa para uma nova cidade, São Francisco. A partir de então passa por dificuldades para se adaptar à nova casa e escola. Embora o filme simplifique os processos cerebrais, ele reflete alguns conceitos importantes relacionados ao sistema límbico. No geral, "Divertida Mente" oferece uma metáfora lúdica e educativa principalmente do sistema límbico, especialmente para mostrar como as emoções influenciam a memória, o comportamento e a identidade. Com relação ao sistema límbico assinale V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) A amígdala, que faz parte do sistema límbico, é a principal responsável pelo controle das memórias e aprendizado. ( ) O hipocampo, uma estrutura do sistema límbico, está fortemente envolvido na consolidação de memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. ( ) O sistema límbico controla exclusivamente o comportamento emocional, sem interferir no comportamento cognitivo. ( ) A interação entre o sistema límbico e o córtex pré-frontal é importante para regular o comportamento emocional, ajudando a moderar reações emocionais extremas.

F-V-F-F
F-V-F-V
V-V-V-F
V-V-F-F
F-V-V-V
10

Manuseamos em sala de aula algumas peças que compõem o sistema Nervoso em uma atividade integrativa, onde foi possível nomear as estruturas, identificar a localização e relacionar com as principais funções. Os lobos cerebrais são divisões do encéfalo humano, cada um com funções específicas que contribuem para a cognição, movimento, sensações e outras atividades complexas. O encéfalo é dividido em quatro lobos principais: frontal, parietal, temporal e occipital. Faça a correspondência de cada lobo com sua função. Lobo ( ) Frontal ( ) Ociptal ( ) Parietal ( ) Temporal ( ) Audição ( ) Pensamento ( ) Toque ( ) Visão

4-1-3-2
2-3-4-1
1-2-3-4
2-4-3-1
3-4-2-1
11

Quais são as células da Glia e suas funções:

Astrócitos são responsáveis pela produção de mielina no sistema nervoso periférico. Oligodendrócitos são encontrados apenas no sistema nervoso periférico e são responsáveis pelo suporte aos neurônios. Células de Schwann atuam na defesa imunológica no sistema nervoso central (SNC). Microglia não possui função no sistema imunológico e serve apenas para fornecer suporte estrutural aos neurônios. Ependimócitos são responsáveis pela produção de mielina no sistema nervoso periférico (SNP).
- Astrócitos: São células com forma estrelada que fornecem suporte estrutural e nutricional aos neurônios. Oligodendrócitos: São responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso central Células de Schwann: São semelhantes aos oligodendrócitos, mas atuam na formação da mielina no sistema nervoso periférico. Células Ependimárias: Revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal, participando na produção e circulação do líquido cefalorraquidiano. Micróglia: São as células de defesa do sistema nervoso central, removendo detritos celulares, patógenos e células danificadas.
12

As doenças desmielinizantes são caracterizadas pela destruição da mielina, a substância que cobre os axônios dos neurônios, comprometendo a transmissão eficiente dos impulsos nervosos. Entre as doenças desmielinizantes mais conhecidas estão a Esclerose Múltipla e a Neuropatia Periférica Desmielinizante. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:

A Neuropatia Periférica Desmielinizante afeta principalmente o sistema nervoso central, comprometendo a coordenação motora e a sensibilidade.
As doenças desmielinizantes não apresentam comprometimento motor, afetando apenas as funções cognitivas e de percepção sensorial.
Na Esclerose Múltipla, o sistema imunológico ataca a mielina no sistema nervoso central, resultando em episódios de fraqueza, problemas de visão e distúrbios no equilíbrio.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante que afeta os nervos periféricos, levando à perda de função nos músculos das extremidades.
Na Esclerose Múltipla, a mielina é preservada, mas os axônios dos neurônios são destruídos, o que impede a condução de impulsos nervosos.
13

O sistema nervoso autônomo é responsável por controlar funções involuntárias do corpo, e é dividido em duas divisões principais: o sistema simpático e o sistema parassimpático. Cada um desses sistemas utiliza neurotransmissores específicos para transmitir sinais entre os neurônios e os órgãos-alvo. Com base nas funções e neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, assinale a alternativa correta:

O sistema simpático utiliza a acetilcolina como neurotransmissor principal, enquanto o sistema parassimpático utiliza a norepinefrina para ativar as respostas de "luta ou fuga".
No sistema parassimpático, a norepinefrina é o neurotransmissor responsável pela diminuição da frequência cardíaca e pela promoção do descanso e digestão.
Tanto o sistema simpático quanto o parassimpático utilizam a acetilcolina em suas transmissões sinápticas, sendo que o parassimpático é responsável pela aceleração da frequência cardíaca.
O principal neurotransmissor do sistema simpático é a acetilcolina, que atua na preparação do corpo para situações de "luta ou fuga".
O sistema simpático utiliza a norepinefrina como principal neurotransmissor, enquanto o sistema parassimpático utiliza a acetilcolina, sendo esta última responsável pela redução da atividade corporal.
14

O sistema nervoso é dividido em várias partes, e suas divisões desempenham papéis específicos nas funções corporais. O sistema nervoso autônomo controla funções involuntárias, enquanto o sistema somático controla funções voluntárias. O sistema autônomo é dividido em duas partes: o simpático e o parassimpático, que têm efeitos opostos em muitos órgãos e sistemas. Com base nessa descrição, assinale a alternativa correta:

O sistema nervoso somático é responsável pela contração dos músculos esqueléticos e pela regulação das funções corporais involuntárias, como batimentos cardíacos e digestão.
O sistema simpático prepara o corpo para situações de descanso e digestão, diminuindo a frequência cardíaca e promovendo a recuperação do organismo.
O sistema parassimpático prepara o corpo para situações de estresse, aumentando a frequência cardíaca, dilatando as pupilas e direcionando os recursos para os músculos.
O sistema nervoso somático controla as funções involuntárias, como batimentos cardíacos, e o sistema nervoso autônomo controla os movimentos voluntários dos músculos esqueléticos.
O sistema nervoso autônomo é responsável pela regulação das funções involuntárias, sendo dividido em dois sistemas: o simpático, que ativa o corpo para situações de emergência, e o parassimpático, que regula funções de descanso e digestão.
15

Os neurônios são células especializadas na condução de impulsos nervosos e possuem uma estrutura adaptada para desempenhar essa função. A estrutura de um neurônio é composta por várias partes que trabalham juntas para garantir a transmissão eficiente dos sinais elétricos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as funções das principais estruturas do neurônio:

Os dendritos são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso para outros neurônios, enquanto o axônio recebe sinais de outras células.
O axônio recebe os sinais de outros neurônios e transmite esses sinais para os dendritos, enquanto o corpo celular é responsável pela condução do impulso nervoso.
O corpo celular contém o núcleo e é responsável pela síntese de proteínas, enquanto o axônio transmite os impulsos nervosos para outras células, e os dendritos recebem sinais de outros neurônios.
A bainha de mielina cobre os dendritos e tem como função aumentar a velocidade de condução dos impulsos nervosos, enquanto o corpo celular é responsável pela recepção dos sinais.
16
A imagem abaixo configura a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica. Explique detalhadamente como acontece esse processo, descrevendo o que ocorre nos passos 1, 2, 3, 4 e 5:

A imagem abaixo configura a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica. Explique detalhadamente como acontece esse processo, descrevendo o que ocorre nos passos 1, 2, 3, 4 e 5:

1: Fusão das Vesículas com a Membrana Pré-Sináptica 2: Chegada do Potencial de Ação ao Terminal Pré-Sináptico 3: Liberação dos Neurotransmissores na Fenda Sináptica 4: Entrada de Cálcio no Neurônio 5: Interrupção do Sinal e Reciclagem dos Neurotransmissores
1: Liberação dos Neurotransmissores na Fenda Sináptica 2: Interrupção do Sinal e Reciclagem dos Neurotransmissores 3: Fusão das Vesículas com a Membrana Pré-Sináptica 4: Entrada de Cálcio no Neurônio 5: Chegada do Potencial de Ação ao Terminal Pré-Sináptico
1: Chegada do Potencial de Ação ao Terminal Pré-Sináptico 2: Entrada de Cálcio no Neurônio 3: Fusão das Vesículas com a Membrana Pré-Sináptica 4: Liberação dos Neurotransmissores na Fenda Sináptica 5: Interrupção do Sinal e Reciclagem dos Neurotransmissores
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.