
Modernismo: 1ª e 2ª Fase
💡 Teste seus conhecimentos sobre a Primeira e Segunda Fase do Modernismo brasileiro! Descubra o quanto você sabe sobre os autores, obras e características que marcaram esse movimento literário.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O que foi o Modernismo no Brasil?
O Modernismo no Brasil foi um movimento não-artístico que surgiu no início do século XX, com o marco inicial na Semana de Arte Moderna de 1922.
O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XIX, com o marco inicial na Semana de Arte Legal de 1922.
O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XVII, com o marco inicial na Semana de Arte Moderna de 1920.
O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XX, com o marco inicial na Semana de Arte Moderna de 1922.
2
O que foi a 1ª Fase do Modernismo no Brasil?
A também chamada "fase de super-herói", ocorreu entre 1910 e 1920, sendo marcada por uma ruptura radical com o academicismo e a valorização da identidade nacional brasileira.
Conhecida como "fase heroica", ocorreu entre 1912 e 1980, sendo marcada por uma ruptura radical com o academicismo e a valorização da identidade nacional brasileira.
Foi uma fase conhecida como "fase difícil", ocorreu entre 1922 e 1930, sendo marcada por uma ruptura radical com o academicismo e a valorização da identidade nacional brasileira.
A também chamada de "fase heroica", ocorreu entre 1922 e 1930, sendo marcada por uma ruptura radical com o academicismo e a valorização da identidade nacional brasileira.
3
A primeira fase do modernismo brasileiro, também chamada de fase heroica, foi marcada pela Semana de Arte Moderna de 1922 e por autores como:
Mário de Andrade, Maria das Graças, Júlio César Pinheiro e Manuel Machado.
Mário de Andrade, José Pedro Eduardo, Fernanda Soares e Carlos Alberto.
Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Alcântara Machado.
Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Ana Lu Vieira e Paulo Martins Silva.
4
O que foi a 2ª Fase do Modernismo?
Também conhecida como "Geração de 30", ocorreu entre 1930 e 1945. Foi marcada por uma literatura mais profunda, introspectiva e socialmente engajada, com maior preocupação estética.
A Segunda Fase do Modernismo brasileiro, também chamada de Fase de Consolidação, ocorreu entre 1930 e 1945. Foi marcada por idas frequentes à bares das cidades.
Conhecida como "Geração de 30", ocorreu entre 1910 e 1930. Foi marcada por uma literatura mais profunda, introspectiva e socialmente engajada, com maior preocupação estética.
Também chamada de "Geração de 30", ocorreu entre 1929 e 1948. Foi marcada bailes e festas.
5
Destacam-se na poesia e na prosa autores como:
Na poesia Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e José Lins do Rego, e na prosa, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima.
Na poesia Carlos Drummond de Andrade, Bianca Alencar, Andréia Muniz e Jorge de Lima, e na prosa, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Fabrício Duarte e Caetano Pereira.
Na poesia Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima, e na prosa, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e José Lins do Rego.
Na poesia Carlos Drummond de Andrade e Gustavo Lima, e na prosa, Jair Carlos e Laura Campos.
6
Como a segunda fase do modernismo aborda questões sociais e políticas?
Aprofundou a crítica social e política, utilizando a literatura para retratar as desigualdades e problemas do país, com ênfase no regionalismo e na linguagem coloquial.
Aprofundou a crítica social e política, utilizando a literatura para retratar a cultura do povo brasileiro.
Aprofundou a crítica social e política, utilizando a literatura para retratar as belezas naturais do país, com ênfase em pontos turísticos.
Aprofundou a crítica social e política, utilizando a literatura para retratar feitos políticos.
7
Como o regionalismo aparece na segunda fase do modernismo?
Se manifesta como uma busca pelas raízes culturais da região sudeste.
Se manifesta como uma busca pelas raízes culturais e sociais do Brasil, especialmente através da representação de diferentes regiões e suas problemáticas.
Se manifesta como uma busca pelas raízes culturais e sociais de Portugal, especialmente através da representação de diferentes regiões e suas problemáticas.
Se manifesta apreciando outros países.
8
Quais obras representam bem o regionalismo na Segunda Fase do Modernismo?
Nenhuma das anteriores.
Vidas Secas - Graciliano Ramos;
O Quinze - Rachel de Queiroz;
São Bernardo - Graciliano Ramos;
Capitães da Areia - Jorge Amado;
O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo.
Graciliano Ramos – Vidas Molhadas;
Rachel de Queiroz – O Dezesseis;
Graciliano Ramos – São João;
Jorge Amado – Capitães da Água;
Érico Veríssimo – O Tempo e o Ar.
Lara de Queiroz – Doze;
Joel Ramos – São Caetano;
Jorge Arthur – Capitães do Mato;
Édson Veríssimo – O Tempo.
9
Quais as principais diferenças entre a Primeira e Segunda Fase do Modernismo?
1ª fase do Modernismo: ruptura com a tradição e esquecimento do popular.
2ª fase do Modernismo: foco no romance.
1ª fase do Modernismo: ruptura com a tradição, valorização do popular e busca de identidade nacional por meio da experimentação.
2ª fase do Modernismo: consolidação das inovações, foco em questões sociais, políticas e existenciais, com destaque para o regionalismo e a realidade brasileira.
1ª fase do Modernismo: Livros e revistas.
2ª fase do Modernismo: Pinturas e artesanato.
1ª fase do Modernismo: esquecimento da tradição.
2ª fase do Modernismo: esquecimento das questões sociais.
10
Como os escritores da Segunda Fase do Modernismo influenciaram as gerações seguintes?
Os escritores da 2ª fase do Modernismo influenciaram as gerações seguintes ao aprofundar temas sociais e existenciais, desvalorizar o regionalismo, e não fortalecer o compromisso com a crítica social.
Os escritores da 2ª fase do Modernismo influenciaram as gerações seguintes ao aprofundar temas sociais e existenciais, valorizar o regionalismo, refinar o estilo literário e fortalecer o compromisso com a crítica social.
Os escritores da 2ª fase do Modernismo influenciaram as gerações seguintes ao aprofundar em temas irrelevantes.
Os escritores da 2ª fase do Modernismo influenciaram as gerações seguintes ao aprofundar temas relacionados ao espaço e planetas.