
Mitos e verdades sobre vacinas de cães e gatos
Mitos e verdades sobre vacinas de cães e gatos desenvolvido pelas alunas Amanda Haut, Bárbara Andrade e Rebeca Lemos
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Sobre leptospirose canina, os sorovares Grippotyphosa e Pomona não tem necessidade de indicação do uso dessas vacinas.
Verdade
Mito
2
Todos os cães devem ser vacinados contra leptospirose.
Verdade
Mito
3
A ampla vacinação de cães com vacinas contra leptospirose também complica a interpretação da sorologia leptospírica.
Mito
Verdade
4
A vacina contra coronavírus canino é a base de vírus inativado.
Verdade
Mito
5
A vacina da raiva não precisa ser reforçada anualmente, pois uma vez aplicada, o organismo do animal produz anticorpos pra sempre.
Mito
Verdade
6
A Brucelose, é uma doença bacteriana que pode acometer várias espécies de animais, inclusive os cães. Por essa razão, podemos usar a vacina bovina para imunizar os cães.
Mito
Verdade
7
A vacina V10 confere imunidade a 10 tipos de doenças infecciosas caninas, e entre elas está a leptospirose. Fazendo o reforço anual dessa vacina, está garantida a imunidade contra a leptospirose canina?
Verdade
Mito
8
A vacina contra o papilomavirus canino, pode ser considerada uma vacina autógena e não confere imunidade contra o papilomavirus canino. Sua aplicação é usada como uma forma de tratamento para cães com essa doença ativa.
Verdade
Mito
9
A vacina humana contra o sarampo pode ser utilizada para imunizar fllhotes de caes contra a cinomose, quando a titulaçao de anticorpos maternos ainda é alta no filhote.
Verdade
Mito
10
A vacina para imunodeficiência felina (FIV) pode induzir geração de anticorpos indistinguíveis daqueles desenvolvidos em resposta a infecção pelo vírus.
Mito
Verdade
11
Gatos adultos negativos para a Felv necessitam de vacinação anual para o vírus, para conferir imunidade adequada caso o animal entre em contato com o agente
Verdade
Mito
12
Apesar de sua eficácia ser amplamente discutida, sabe-se que apesar de não impedir que o animal se infecte, a vacina contra giárdia diminui a excreção de cistos parasiários e antígenos nas fezes.
Mito
Verdade
13
As vacinas contra a raiva e contra o vírus da leucemia felina possuem uma maior probabilidade de causar sarcoma de aplicação em gatos.
Mito
Verdade
14
Apesar da vacina contra melanoma canino ser utlizada amplamente nos EUA e europa como tratamento adjuvante dessa neoplasia, não há evidências cientícas que comprovem com certeza que este tratamento aumente a sobrevida dos pacientes.
Verdade
Mito
15
É sempre indicado que a pele do animal seja desinfetada com álcool no local de aplicação da vacina.
Mito
Verdade
16
O VGG (Grupo de Diretrizes de Vacinação) não recomenda a vacina contra coronavirus entérico canino.
Mito
Verdade
17
A vacina contra a leishmaniose é a melhor ferramenta para a prevenção em cães que vivem em regiões endêmicas.
Verdade
Mito
18
Em relação à raiva existem 3 tipos de vacinas: a com vírus vivo modificado, a vacina recombinante com vetor e vacina inativada.
Verdade
Mito
19
Um gato vacinado com vacina contra o FIV pode ser infectado com o FIV
Verdade
Mito