
Anúncios
1
A classe dos beta-lactâmicos é a principal classe de antimicrobianos utilizada na rotina terapêutica. Qual é o mecanismo de ação dos antimicrobianos pertencentes a esta classe?
Danos a membrana plasmática.
Inibição da síntese de proteínas.
Inibição da síntese da parede celular.
2
Os leucócitos ou glóbulos brancos são classificados em granulócitos e agranulócitos. O tipo de agranulócito que está envolvido na produção de anticorpos é o:
Linfócito.
Neutrófilo.
3
Órgãos linfoides são as estruturas onde os linfócitos existem em grande quantidade e onde exercem importantes funções de reconhecimento de antígenos e de desencadeamento de respostas imunitárias. Indique-os dentre as alternativas abaixo:
Timo e Pâncreas
Linfonodos e Baço
4
O sistema imunológico humano apresenta como função primordial a defesa do organismo. Uma das formas de proteção é a produção de _______________, proteínas que reagem de forma específica com agentes estranhos denominados genericamente de _______________. Marque a alternativa que completa adequadamente os espaços acima:
anticorpos e antígenos.
antígeno e anticorpo
5
A microbiota normal é o conjunto de micro-organismos encontrados nos locais de contato entre o organismo humano e animal e o meio ambiente. Qual o local onde nenhum micro-organismo deveria estar crescendo ou se proliferando no organismo do hospedeiro?
Sangue
Pele
6
Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado ao tipo de imunidade que se desenvolve quando um antígeno invade nosso corpo e ativa nosso sistema imune.
Imunidade adaptativa
Imunidade ativa
7
Um organismo em homeostase pode ser acometido por um processo inflamatório ou ação de um antígeno estranho estimulando a atividade do Sistema Imunológico. Diante dessa afirmação, entre os mecanismos de defesa de um corpo humano, quem representa a segunda linha de defesa contra antígenos?
Macrófagos
Neutrófilos
8
Conhecendo a cerca das imunidades inata e adaptativa, bem como as células que participam dessas respostas, assinale a opção correta:
Linfócitos B atuam principalmente na resposta imune inata.
A resposta adaptativa apresenta componentes humorais.
9
A resistência bacteriana é um dos principais vilões na terapêutica de infecções bacterianas. Esses micro-organismos adquirem tal mecanismo através de formas de recombinação gênica. Em relação à resistência bacteriana aos antibióticos marque a alternativa correta:
A conjugação é o principal mecanismo de aquisição de resistência entre os bacilos gram-
negativos e resulta da transferência de material genético de uma célula bacteriana viável para
outra, através de contato físico entre elas
A transferência de genes de uma bactéria para outra se dá principalmente pelo mecanismo de
transdução, processo que determina a recombinação de genes entre bactérias e é amplificado pela pressão seletiva de antibióticos.
A resistência bacteriana adquirida, determina modificações estruturais e funcionais na célula
receptora, decorre principalmente de mutações espontâneas no momento da divisão do genoma celular.
10
A descoberta da existência dos endósporos associada às suas características de resistência foram de grande importância para a Microbiologia, sobretudo do ponto de vista clínico e da indústria de alimentos, pois processos capazes de matar células na forma vegetativa não são suficientes contra a célula na forma esporulada. Considerando o exposto responda as questões abaixo :O processo que promove a completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos incluindo os esporos bacterianos é:
Antissepsia
Pasteurização
Esterilização
11
Microbiologia é o estudo científico de microrganismos, aqueles sendo unicelulares, multicelulares ou acelulares. A microbiologia abrange várias sub-disciplinas, incluindo virologia, bacteriologia, protistologia, micologia, imunologia e parasitologia. Qual das seguintes áreas da microbiologia é responsável pelo estudo das interações entre microrganismos e seus hospedeiros?
Microbiologia médica
Microbiologia Imunológica
12
A imunoglobulina representada a seguir tem uma estrutura pentâmera. Suas cinco cadeias são ligadas entre si por pontes dissulfeto e por uma cadeia polipeptídica inferior chamada de cadeia J. Essa afirmação refere-se a imunoglobulina:
IgG
IgM
IgD
IgE
13
Classicamente a resposta imune é dividida em duas formas, a imunidade inata e a adaptativa. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo. I. A imunidade inata, também chamada de nativa, é aquela presente antes mesmo de qualquer contato com agente patogênico e compõe a última linha de defesa do organismo. II. A imunidade adquirida é composta por linfócitos T e B. III. Barreiras físicas (pele e mucosas), químicas (pH) e biológicas (microrganismos comensais e seus produtos) compõe o sistema imune inato. IV. Células natural killers, dendríticas e fagócitos fazem parte do sistema imune adaptativo. Estão corretas as afirmativas:
II, III e IV
I, II e III
II e III apenas.
14
Qual das opções abaixo contém somente células do sistema imune inato?
Linfócito, Monócito e Macrófago
Macrófagos, neutrófilos e eosinófilos
15
Marque a alternativa que indica corretamente o nome da célula do sangue que atua em processos alérgicos e é capaz de liberar heparina.
Linfócito B.
Basófilo.
16
Após serem estimulados por antígenos, os linfócitos B sofrem maturação e diferenciam-se em:
Células natural killer
Monócitos
Plasmócitos
17
A diapedese é um evento que ocorre durante a resposta inflamatória, assinale a alternativa correta acerca:
É a passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo.
Destruição de bactérias por anticorpos no sangue.
18
Cada componente do nosso sistema imune possui uma função específica na defesa e no combate contra algum invasor no nosso corpo. Qual célula possui a função de combater infecções virais e tumores, e são especialistas em destruir antígenos invasores?
Células Natural Killer (NK)
Células Dendríticas
19
Os antimicrobianos são utilizados no controle e tratamento de infecções bacterianas. Os alvos destes fármacos estão relacionados principalmente a componentes estruturais típicos das células bacterianas, no entanto alguns apresentam efeito também sobre estruturas da célula eucariota. Atualmente, existem bactérias (superbactérias) que apresentam resistência a distintas classes de antimicrobianos, dificultando ou até mesmo impedindo a terapia antimicrobiana. Estudos relatam que em 2050 o fenômeno da resistência antimicrobiana irá matar cerca de 10 milhões de pessoas. Quanto as características dos antimicrobianos, qual análise representa de forma adequada o conceito apresentado?
Antimicrobianos bacteriolíticos inibem a multiplicação bacteriana permitindo que o sistema imune atue no controle da infecção.
Antimicrobianos são substâncias usadas exclusivamente para fortalecer o sistema imunológico.
Antimicrobianos bacteriostáticos inibem a multiplicação bacteriana permitindo que o sistema imune atue no controle da infecção.
20
POSSIVEL DISCURSIVA Os anticorpos atuam de diferentes formas no nosso organismo. Eles podem, por exemplo, unir-se ao antígeno, promovendo o reconhecimento por macrófagos ou neutrófilos que serão responsáveis pela (1)_______________. Esse processo é conhecido como (2) _____________. Sendo assim cite o nome dos processos que se encaixam nas lacunas acima, seguindo corretamente a ordem numérica descrita na frase.
(1) Fagocitose (2) Opsonização
(1) Digestão química (2) pinocitose
(1) Fagocitose (2) Diapedese
21
As células de defesa do corpo exercem o seu papel através da fagocitose e da produção de anticorpos. Como exemplo dessas células, podemos citar, respectivamente:
Leucócitos e Macrófagos.
Macrófagos e plasmócitos.
22
Possivel discursiva O sistema imunológico humano, também chamado de sistema imune ou imunitário, é formado por uma grande quantidade de células e moléculas responsáveis por reconhecer um antígeno e desencadear uma resposta efetora diante desse estímulo. Essas células e moléculas destroem ou inativam o antígeno e, portanto, são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra infecções e tumores. Sendo assim cite 3 células da linhagem mieloide do sistema imune.
Basófilos: São células envolvidas na resposta alérgica e na defesa contra parasitas, liberando histamina e outros mediadores inflamatórios.
Macrófagos: Estão envolvidos na Fagocitose de patógenos e na apresentação de antígenos às
células T.
Todas estão corretas
Neutrófilos: São os principais fagócitos circulares, responsáveis pela captura e destruição de bactérias e outros patógenos.
23
Apesar de muitos microrganismos estabelecerem interações benéficas no corpo humano existem outros que desempenham papel oportunista e patogênico, sendo nocivos e responsáveis pelo desencadeamento de diferentes processos infecciosos. Considerando o exposto, assinale a alternativa Incorreta:
O fluxo correto das etapas envolvidas na patogênese microbiana é: exposição,
invasão, adesão, infecção e dano tecidual.
A microbiota humana é definida como o conjunto de microrganismos que habitam em
circunstâncias normais, o corpo humano adulto saudável.
Alguns microrganismos convivem em harmonia com o corpo humano, auxiliando em funções como digestão e proteção contra patógenos, mas podem causar doenças se houver desequilíbrio na microbiota.
24
A microbiota residente quando em equilíbrio em um sítio específico, possui um papel importante na manutenção da integridade do hospedeiro, sendo eles:
Degradação de componentes tóxicos.
Deformação do sistema imunológico.
25
Apesar de muitos microrganismos estabelecerem interações benéficas no corpo humano existem outros que desempenham papel oportunista e patogênico, sendo nocivos e responsáveis pelo desencadeamento de diferentes processos infecciosos. De acordo com o exposto, podemos considerar: I - Virulência é a capacidade do agente causar uma infecção e a patogenicidade é a intensidade com que a doença ocorre no hospedeiro. II- Bactérias que fazem parte da microbiota do hospedeiro podem se tornar patogênicas devido à baixa de imunidade, por conta do caráter oportunista de alguns agentes. III- A interação hospedeiro parasita é uma relação estática entre dois organismos, no qual a virulência do patógeno e a resistência do hospedeiro dificilmente sofrem alterações.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas a sentença III é verdadeira.
26
Os anticorpos podem ser classificados em cinco classes distintas: IgG, IgM, IgA, IgE e IgD. Dessas classes, qual é a única que consegue ser transportada através da placenta e garantir proteção ao feto?
IgM
IgD
IgE
IgG
27
As imunoglobulinas são as principais moléculas efetoras da imunidade humoral. De acordo com a OMS, quando livres no plasma, denominam-se imunoglobulinas e, quando ligadas ao antígeno, são chamadas de anticorpo. A respeito dos anticorpos, assinale a opção correta.
A IgM é uma imunoglobulina pentamérica que ativa o sistema complemento.
A IgG é uma imunoglobulina pentamérica eficiente na defesa contra antígenos proteicos.
28
Considerando os tipos de resposta imunológica assinale a alternativa incorreta:
A resposta imune inata está relacionada apenas as barreiras naturais ou fisiológicas.
A resposta imune inata é considerada inespecífica.
29
Todos nós, homens e animais, possuímos mecanismos de defesa para permanecermos saudáveis. No entanto, ainda assim somos suscetíveis a patógenos. Existe um equilíbrio delicado entre nossos sistemas de defesa e os mecanismos patogênicos dos micro-organismos. Quando nossos sistemas de defesa resistem a esta capacidade patogênica, nós nos mantemos saudáveis. Contudo, quando essa capacidade domina nossas defesas, o resultado é o surgimento de doença. Com relação à patogenicidade bacteriana pode-se afirmar que:
Na colonização a presença de alguma substância que promove uma força repulsiva
torna a ligação entre a superfície da bactéria e da célula fagocítica fraca, impedindo
a fagocitose.
A patogenicidade bacteriana depende exclusivamente da quantidade de bactérias presentes, e não está relacionada a fatores como toxinas ou evasão do sistema imune.
30
O diagnóstico laboratorial de muitas doenças, como a COVID-19, pode ser realizado a partir de testes rápidos ou imunoensaio cromatográfico que identificam a produção de anticorpos ou imunoglobulinas (Ig) nos indivíduos suspeitos, podemos afirmar que os anticorpos avaliados neste exame são:
Imunoglobulina do tipo G (IgG) na fase inicial e imunoglobulina M (IgM) na fase
tardia.
Imunoglobulina do tipo M (IgM) na fase inicial e imunoglobulina G (IgG) na fase tardia.
31
Nem todos os leucócitos são capazes de produzir anticorpos, pois cada tipo de leucócito desempenha um papel específico na defesa do nosso organismo. Qual dos seguintes leucócitos é responsável pela produção de anticorpos?
Linfócitos B
Linfócitos T
32
Marque a opção que descreve, CORRETAMENTE, a diferença de reposta de células B efetoras e células T citotóxicas.
Células B fagocitam os vírus e os digerem, enquanto células T citotóxicas neutralizam os vírus com anticorpos.
Ambas as células B e T citotóxicas produzem anticorpos como forma de defesa
Células B secretam anticorpos contra um vírus livre e células T citotóxicas matam
células infectadas pelo vírus.
33
Joaquina foi acometida de uma doença viral e apresentou diversas reações inflamatórias. Realizando um teste sorológico para mensurar a detecção de anticorpos específicos na fase inicial. Nessa condição, qual imunoglobulina foi detectada em altas concentrações:
IgM.
IgA.
IgD.
34
Os mastócitos são células da progênie mielóide que possuem grânulos com mediadores inflamatórios pré-formados como a histamina e heparina. Além disso, essas células possuem receptores na sua membrana que ativam a:
IgE.
IgD.
IgM.
IgG.
35
Durante a realização de um diagnóstico microbiológico, na etapa de coloração de Gram, foram observadas em microscópio óptico, estruturas com o arranjo alongado em cadeia corada em roxo com uma estrutura incolor na posição central de cada célula. De acordo com essas informações, a característica morfotintorial obtida refere-se a qual microrganismo?
Bastonete Gram positivo esporulado.
Staphylococcus aureus
36
Os anticorpos atuam de diferentes formas no nosso organismo. Eles podem, por exemplo, unir- se ao antígeno, promovendo o reconhecimento por macrófagos ou neutrófilos que serão responsáveis pela fagocitose. Esse processo é conhecido como:
Opsonização.
Ativação do sistema de complemento.
37
O metabolismo microbiano é o meio pelo qual um microrganismo obtém a energia e os nutrientes necessários para viver e se reproduzir. Esses microrganismos usam tipos diferentes de estratégias metabólicas e as espécies geralmente podem ser diferenciadas entre si com base nas características metabólicas. Baseado nos processos de obtenção de energia, podemos levar em consideração que: I – a fermentação é um processo independente de oxigênio II – o centro metabólico da célula procariótica é na parede celular. III – o aceptor final de elétrons na respiração aeróbica é o oxigênio. IV – o objetivo da cadeia de transporte de elétrons é produzir ATP. Sendo assim, qual sentença abaixo podemos considerar correta em relação ao metabolismo microbiano?
As sentenças I, III e IV estão corretas.
I, II, III e IV
38
A coloração de Gram é uma técnica importante que permite a classificação das bactérias em dois grupos distintos, Gram-positivos e Gram-negativos. Considerando as etapas deste processo, a etapa chamada de diferenciação é:
Álcool.
Cristal Violeta.
39
Os anticorpos podem ser classificados em cinco classes distintas: IgG, IgM, IgA, IgE e IgD. Dessas classes, qual é a única que consegue ser transportada através da placenta e garantir proteção ao feto?
IgM
IgE
IgA
IgG
40
Considerando o mecanismo de transferência de material genético apresentado na figura abaixo, podemos afirmar que o mesmo faz referência a:
Conjugação - Processo de transferência de DNA que requer o contato (Pilli sexual)
entre as duas células bacterianas envolvidas.
Conjugação - Processo de transferência de DNA que requer o contato (Pelas Fimbrias)
entre as duas células bacterianas envolvidas.
41
O material genético de uma célula procariótica pode ser localizado no(a):
Citoplásma
Plasmídeo.
42
A fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, processo de grande importância durante a resposta imune no combate de agentes patogênicos. Sobre a fagocitose, avalie as afirmativa a seguir e assinale a correta. I) O processo tem início quando o fagócito, por meio dos seus receptores de membrana, reconhece os antígenos do agente patogênico. II) Após o reconhecimento, o fagócito projeta o seu citoplasma (pseudopodes) e endocita o patógeno, formando uma vesícula contendo o agente patogênico no interior do seu citoplasma. A essa estrutura se dá o nome de Fagossoma III) Após a formação do Fagossoma, o mesmo é unido a outras vesículas contendo enzimas que irão matar e destruir o agente patogênico, chamadas de Lisossomas. A estrutura formada pela união do Fagossoma ao Lisossoma é denominada como Fagolisossoma.
Somente a I e II
Somente a II e III
Todas as alternativas.
Somente I e III
43
Qual das opções abaixo contém somente células do sistema imune inato?
Macrófagos, neutrófilos e eosinófilos
Macrófagos, linfócitos e neutrófilos
44
_________________ é um órgão linfoide que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. Nele ocorre a maturação dos Linfócitos T, que serão direcionados a órgãos linfoides periféricos, compondo a resposta imune adaptativa.
O timo
O baço
45
A inflamação é uma resposta natural do corpo a uma infecção ou lesão no corpo, seja por calor, radiação ou trauma. Este processo é estimulado pelos próprios componentes do sistema imune, com o intuito de maximizar a resposta contra um agente patogênico ou levar à recuperação de um tecido lesionado. Sobre o processo de inflamação, pergunta-se: Quais são os sinais cardinais da inflamação?
o,
Dor, calor, rubor, tumor e perda de função.
46
Os anticorpos podem ser classificados em cinco classes distintas: IgG, IgM, IgA, IgE e IgD. Dessas classes, qual é a única que consegue ser transportada através da placenta e garantir proteção ao feto?
IgM
IgG
IgE
47
As citocinas atuam de três formas distintas, quais são elas e suas funções? Ação Autócrina • Definição: A citocina age na mesma célula que a secretou. • Função: Estimula ou regula a própria atividade celular, como no caso de células T que produzem IL-2 para estimular sua própria proliferação. Ação Parácrina • Definição: A citocina age em células vizinhas próximas à célula que a secretou. • Função: Coordena a resposta imune local, por exemplo, recrutando leucócitos para o local da inflamação. Ação Endócrina • Definição: A citocina age em células distantes, viajando pela corrente sanguínea. • Função: Coordena respostas sistêmicas, como na febre induzida por IL-1 e TNF-α durante infecções. Suposta DISCURSIVA
TODAS ERRADAS
TODAS CERTAS
48
Os antimicrobianos são utilizados no controle e tratamento de infecções bacterianas. Os alvos destes fármacos estão relacionados principalmente a componentes estruturais típicos das células bacterianas, no entanto alguns apresentam efeito também sobre estruturas da célula eucariota. Atualmente, existem bactérias (superbactérias) que apresentam resistência a distintas classes de antimicrobianos, dificultando ou até mesmo impedindo a terapia antimicrobiana. Estudos relatam que em 2050 o fenômeno da resistência antimicrobiana irá matar cerca de 10 milhões de pessoas. Quanto as características dos antimicrobianos, qual análise representa de forma adequada o conceito apresentado?
Antimicrobianos bacteriolíticos inibem a multiplicação bacteriana permitindo que o
sistema imune atue no controle da infecção.
Antimicrobianos bacteriostáticos inibem a multiplicação bacteriana permitindo que o
sistema imune atue no controle da infecção.
49
Tipo de proteínas que tem a função de defender o organismo é denominado de:
Antigeno
Anticorpos
50
O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Sobre as defesas fixas do sistema imune inato, avalie as afirmativas a seguir e assinale alternativa correta. I) As barreiras físicas como o epitélio e suas células unidas (justapostas) são integrantes importantes do sistema imune inato, funcionando como barreiras iniciais a microrganismos. II) As barreiras químicas como o ácido clorídrico produzido no estômago também são integrantes do sistema imune inato, por combater microrganismos, prevenindo infecções. III) As barreiras microbiológicas, como a microbiota intestinal, são integrantes importantes do sistema imune inato por inibir o crescimento de microrganismos e assim, não deixarem que uma infecção ocorra.
I e III
Todas afirmativas estão corretas
51
Os mastócitos são células da progênie mielóide que possuem grânulos com mediadores inflamatórios pré-formados como a histamina e heparina. Além disso, essas células possuem receptores na sua membrana que ativam a:
IgE
IgM
52
A opsonização é um processo crucial na resposta imunológica, facilitando a fagocitose de patógenos. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente o mecanismo de opsonização?
Durante a opsonização, os anticorpos se ligam aos patógenos, marcando-os para a
destruição por células fagocíticas como macrófagos e neutrófilos.
A opsonização é um processo pelo qual os anticorpos evitam que os fagócitos reconheçam e destruam os patógenos, tornando-os invisíveis ao sistema imune.
53
Sobre as células que compõe o sistema imune, a célula ___________________________ é especializada em lise de células infectadas, neoplásicas ou estressadas.
Dendrítica
Natural Killer NK
Fagócita
54
A _____________________ apresenta diversas funções nos mamíferos, sendo um órgão hematopoiético que contém as células tronco responsáveis por dar origem a todas as células sanguíneas. Além de ser um órgão linfoide primário, também é secundário, possuindo muitas células dendríticas e macrófagos, removendo substâncias estranhas da corrente sanguínea.
Resposta imune
Medula óssea.