Espiroquetas, Campylobacter, Chlamydia e Rickettsia

Espiroquetas, Campylobacter, Chlamydia e Rickettsia

teste de conhecimentos sobre essas bactérias - Microbiologia Veterinária

Imagem de perfil user: wplor koi
wplor koi

Anúncios

1

A ingestão de alimentos contaminados com fezes e a migração destes agentes do trato digestivo para o trato reprodutivo é o que permite a ocorrencia de abortos em ovelhas. Este micro-organismo é microaerófilo estrito e não cresce em pH menores que 4,9 ou superiores a 9,0. O Agár Skirrow’s & Butzier’s e o ágar MacConkey são utilizados no isolamento destes microrganismos.

Rickettsia
Leptospira
Chlamydia
Campylobacter
2

Além de febre maculosa das montanhas, outra espécie desse gênero provoca o tipo envolvendo artrópodes como pulgas na disseminação.

Leptospira
Rickettsia
Campylobacter
Brachyspira
3

Estes microrganismos móveis por meio de endoflagelos tem crescimento lento, sendo meios líquidos e semissólidos os mais utilizados. No meio de Fletcher a presença dos anéis de Dinger possibilita que estas bactérias possam ser observadas em microrganismos de campo escuro após a coloração.

Chlamydia
Campylobacter
Borrelia
Leptospira
4

Carrapatos Boophilus sp. Tabanídeos e Stormaxys calcitrons transferem hemácias infectadas com estes microrganismos para os bovinos susceptíveis. Contudo a transmissão iatrogenica pode ser também uma das formas de transmissão desta bactéria.

Anaplasma
Rickettsia
Brachyspira
Borrelia
5

A presença de 16 a 24 endoflagelos no espaço periplasmático das células destes microrganismos anaeróbios e de morfologia espiralada envolve espécies que só acometem os suínos, enquanto há outras que apresentem diversos hospedeiros.

Chlamydia
Campylobacter
Borrelia
Brachyspira
6

Estes gêneros abrangem microrganismos que possuem um ciclo de vida que envolve a alternância de formas celulares para possibilitar a infecção dos hospedeiros e a replicação destas bactérias. Nesta fase replicativa este microrganismo perde potencial infectivo.

Borrelia
Brachyspira
Leptospira
Chlamydia
7

Aves de produção são animais acometidos pelas bactérias destes gêneros que envolve sua transmissão pelos “carrapatos de galinhas”, pertencentes a várias espécies do gênero Argas.

Borrelia
Rickettsia
Anaplasma
Brachyspira
8

Um ovino teve um aborto e o feto apresentava lesões necŕoticas circulares no figado. A partir do conteúdo estomacal do feto foi coletado material e a suspeita clinica sugeriu ao microbiologista que realizasse a bacterioscopia do material e o semeasse sobre condições de microaerofilia no ágar MacConkey. A microscopia revelou bacilos Gram negativos curvos e no teste de oxidase apresentaram reação positiva.

Campylobacter jejuni
Campylobacter abortus
Brachyspira hyodysenteriae
B Brachyspira pilosicoli
9

Um felino apresentava: Hipertermia, tosse, frequentes espirros, corrimento nasal e conjuntivite com intenso corrimento ocular aquoso. O proprietário relata que em um outro episódio semelhante o corrimento era purulento. Você solicita uma cultura bacteriológica e o analista envia o resultado com o seguinte laudo; não houve crescimento bacteriano.

Chlamydia felis
Ehrlichia canis
Leptospira interrogans
Anaplasma platys
10

Os corpos reticulares são as formas infecciosas extracelulares que apresentam intensa atividade metabólica, cujo aspecto intracelular assemelha-se a mórulas presentes no citoplasma das células

V
F
11

A Chlamydia abortus é importante causa de abortos em suínos

V
F
12

Os hospedeiros naturais das leptospiras comumente desenvolvem doença moderada ou subclínica enquanto os hospedeiros incidentais desenvolvem doenças severas. Os primeiros são as principais fontes de contaminação e transmissão ambiental.

F
V
13

A morte na fase aguda da erliquiose canina é um evento incomum

F
V
14

A produção de anticorpos é o mecanismo mais eficiente para o controle as riquetioses

F
V
15

A citotoxina letal distensiva (CDT) é um importante fator de virulência presente nas espécies destes gêneros que provoca enfermidades entéricas.

Leptospira
Borrelia
Campylobacter
Chlamydia
16

Algumas das espécies destes gênero infecta somente hemácias e o esfregaço sanguíneo revela a presença deste microrganismo nas bordas destas células

Chlamydia
Ehrliquia
Borrelia
Anaplasma
17

Tifo, febre maculosa são graves enfermidades que envolvem a destruição do endotélio dos vasos sanguíneos.

Rickettsia
Borrelia
Ehrliquia
Anaplasma
18

Presença de mórulas em diferentes leucócitos e destruição de plaquetas são sinais diagnósticos destes microrganismos.

Leptospira
Ehrliquia
Borrelia
Anaplasma
19

Icterícia, aborto, Oftalmia períodica em equinos, são enfermidades cuja a urina é um dos espécimes clinicos mais frequentemente analisados na busa da identificação destes microrganismos.

Leptospira
Borrelia
Campylobacter
Chlamydia
20

A presença de mórulas em células leucocitárias é indicação de infecção por Rickettsia ricketsii

V
F
21

As fontes de energia comumente utilizadas pelas leptospiras são os carboidratos e/ou aminoácidos

V
F
22

A principal causa da esterilidade enzootia em bovinos, é transmitido por touros portadores assintomáticos durante o coito a vacas suscetíveis.

Campylobacter fetus subsp veneralis
Campylobacter fetus subsp fetus
Chlamydia fetus
Chlamydia abortus
23

Diarréia em cães e em outros animais domésticos tem sido atribuída a infecções por espécies de Campylobacter, particularmente por:

C upsaliensis
C. abortus
C. helveticus
C. jejuni
24

Nesta propriedade, os indivíduos afetados foram os trabalhadores que lidavam com as galinhas e os suínos. Estes funcionários de total 15 pessoas apresentaram quadros diarreicos e um deles evoluiu para sinais que simulam uma apendicite aguda, enquanto outro após 12 dias de quadro gastroentérico desenvolveu a síndrome de Guillian Barré. Felizmente após o tratamento adequado este se recuperou após 6 meses.

Borrelia
Leptospira
Chlamydia
Campylobacter
25

Espécie causadora de borrelia aviária:

Borrelia anserina
Borrelia theileri
Borrelia coriacea
Borrelia burgdorferi
26

Bactérias Gram negativas pleomórficas (0,3 a 0,5 X 0,8 a 2,0 μm); Imóveis;Patógenos intracelulares obrigatórias (MØ, eucócitos e céls endoteliais); Cultivo em saco vitelínico, ovos embrionados; macrófagos, Cél. Epiteliais de vertebrados e artrópodes; Colorações de Romanowsky: Giemsa ou Leishman;

Chlamydia
Rickettsiales
Leptospira
Campylobacter
27

Vacinas inativadas ou vivas atenuadas para Rickettsiales são disponíveis para algumas sp, mas perdem a eficiência rapidamente (possivelmente devido a continuas mudanças na expressão de proteínas da membrana externa)

F
V
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.