Literatura Capitulo 1 e tds q eu li 🤭

Literatura Capitulo 1 e tds q eu li 🤭

Pro meu nene ir bem

Imagem de perfil user: mundo clash
mundo clash

Anúncios

1
1)Esta imagem é a reprodução de:

1)Esta imagem é a reprodução de:

um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.
um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
2

2)O Surrealismo buscou a comunicação com o irracional e o ilógico, deliberadamente desorientando e reorientando a consciência por meio do inconsciente. Verifica-se a influência do Surrealismo nos seguintes versos:

Um gatinho faz pipi. Com gestos de garçom de restaurant-Palace Encobre cuidadosamente a mijadinha. Sai vibrando com elegância a patinha direita: – É a única criatura fina na pensãozinha burguesa
E nas bicicletas que eram poemas chegavam meus amigos alucinados. Sentados em desordem aparente, ei-los a engolir regularmente seus relógios enquanto o hierofante armado cavaleiro movia inutilmente seu único braço.
Desde que estou retirando só a morte vejo ativa, só a morte deparei e às vezes até festiva; só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina. (João Cabral de Melo Neto, “Morte e vida severina”.)
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
A igreja era grande e pobre. Os altares, humildes. Havia poucas flores. Eram flores de horta. Sob a luz fraca, na sombra esculpida (quais as imagens e quais os fiéis?) ficávamos.
3

3)Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas:

buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.
mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
4

4)O autor foi o criador do Ready-made, termo criado para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critério estético e expostos como obras de arte em espaços especializados como museus e galerias. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assinale a alternativa que mencione respectivamente o nome do artista responsável pelos trabalhos apresentados na questão e o movimento artístico que adotava os procedimentos expostos no enunciado, levando muitos a exclamarem: “Isso não é arte!”

Marcel Duchamp – Dadaísmo
Georges Braque – Expressionismo;
Alberto Giacometti – Surrealismo;
Franz Arp – Dadaísmo.
5

5)O expressionismo foi um movimento de vanguarda que surgiu na Alemanha na primeira década do século XX. Desponta através do grupo Die Bruck, formado pelos artistas Ernst Kirchner, Erickh Heckel e Karl Schimidt-Rottluff. Podemos afirmar que são influências e motivações da vertente:

as ideias de industrialização da Art Nouveu e referências em artistas como o francês René Lalique.
a preocupação em elaborar uma pintura que se aprofunda na observação ótica, fragmentando as cenas, assim como os pintores Georges Seraut e Paul Signac.
o intuito de expressar uma arte de massa inspirada na fotografia, como era próprio da produção de Andy Warhol.
a observação dos efeitos luminosos nas cenas e a representação das cores em contato com a luz do sol, tendo como influência a pintura de Monet e Renoir.
a influência de artistas como Van Gogh e Munch, que retrataram os sentimentos humanos como a angústia e a solidão.
6
6) O movimento que ficou conhecido como Fauvismo tinha como maior representante Henri Matisse, autor da tela “A dança”, de 1910.

6) O movimento que ficou conhecido como Fauvismo tinha como maior representante Henri Matisse, autor da tela “A dança”, de 1910.

o abstracionismo, revelando a natureza de formas e cores, sem a preocupação com a representação.
a fragmentação das figuras, buscando um entendimento da realidade em várias dimensões.
a busca da representação das cores da forma como se apresentam na natureza.
a influência da arte futurista, valorizando o dinamismo e a velocidade.
a arbitrariedade cromática e a simplificação das formas.
7

7)O cubismo é uma das vanguardas europeias de maior destaque na história da arte. O movimento teve duas vertentes: o cubismo sintético e o analítico. Sobre esses desdobramentos, podemos afirmar:

O cubismo analítico surge em um primeiro momento como uma tentativa de representar objetos por todos os ângulos, gerando posteriormente a dificuldade em reconhecer a representação figurativa.
Tanto o cubismo sintético quanto o analítico tinham a preocupação em transmitir uma realidade objetiva, abusando da profusão e intensidade cromática.
Henri Matisse e Wassily Kandinsky são os artistas de destaque nessa vertente.
No cubismo sintético, também chamado de Colagem, a intenção era trabalhar temas como a vida noturna e o sentimento de inadequação
As fases azul e rosa de Pablo Picasso fazem parte da vertente do cubismo analítico.
8

8)São informações relacionadas à vanguarda futurista:

Surgimento a partir de uma crítica de Louis Vauxcelles sobre uma exposição de arte no Salão de Outono, em 1905.
tal vanguarda enaltecia a velocidade e o dinamismo surgido no início do século XX. Tinha como base ideias fascistas e culto à violência.
valorização da cor e das misturas de tintas, que deviam ser feitas na própria tela, enfatizando a pesquisa dos efeitos óticos.
a pintura futurista apoiava-se em elementos do inconsciente, baseada em teorias da psicanálise de Sigmund Freud.
visão questionadora e crítica da realidade, sugerindo um futuro em que a desigualdade social seja atenuada.
9

9)Dadaísmo, também conhecido como Dadá, foi uma vanguarda surgida durante a Primeira Guerra Mundial e teve como representantes:

Marcel Duchamp e Tristan Tzara
Wassily Kandinsky e Toulouse Lautrec
Paul Gauguin e Giorgio de Chirico
Paul Cézanne e Pablo Picasso
Andy Warhol e Marcel Duchamp
10
10)As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

10)As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

mecanização do homem expressa por formas tubulares.
aproximação impossível entre máquina e homem
imagem plana para expressar a industrialização
uniformidade de tons como crítica à industrialização.
abordagem sentimentalista do homem.
11
11)A obra Les demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

11)A obra Les demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

produção de máscaras ritualísticas africanas.
culto à nudez de populações aborígenes.
rituais de fertilidade das comunidades celtas.
festas profanas dos povos mediterrâneos.
danças ciganas do sul da Espanha.
12

12)Embora existam divergências sobre sua estruturação, o Modernismo em Portugal pode ser dividido em:

Orfismo, Presencismo, Futurismo e Surrealismo.
Orfismo, Neorrealismo, Romantismo e Literatura Contemporânea.
Presencismo, Futurismo, Realismo e Naturalismo.
Humanismo, Cubismo, Neorrealismo e Concretismo.
Orfismo, Presencismo, Neorrealismo e Surrealismo.
13

13)Estão, entre os principais escritores do modernismo português (do Orfismo ao Surrealismo):

José Saramago, Graciliano Ramos, Eugênio de Castro e Euclides da Cunha.
Almeida Garrett, Júlio Dinis, José Agostinho de Macedo e Miguel Torga.
Eça de Queiros, Antero de Quental, Florbela Espanca e Fernando Pessoa.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Camilo Castelo Branco, Mário de Sá-Carneiro e Cesário Verde.
Fernando Pessoa, José Régio, Fernando Namora e Alexandre O'Neill
14

14)Considere os fragmentos a seguir. Texto I Ao longo do sereno Tejo, suave e brando, Num vale de altas árvores sombrio, Estava o triste Almeno Suspiros espalhando Ao vento, e doces lágrimas ao rio. Luís de Camões. Ao longo do sereno. Texto II Bailemos nós ia todas três, ay irmanas, so aqueste ramo destas auelanas e quen for louçana, como nós, louçanas, se amigo amar, so aqueste ramo destas auelanas uerrá baylar. Aires Nunes. In: Nunes, J.J., Crestomatia arcaica. Texto III Tão cedo passa tudo quanto passa! morre tão jovem ante os deuses quanto Morre! Tudo é tão pouco! Nada se sabe, tudo se imagina. Circunda-te de rosas, ama, bebe E cala. O mais é nada. Fernando Pessoa. Obra poética. Texto IV Os privilégios que os Reis Não podem dar, pode Amor, Que faz qualquer amador Livre das humanas leis. Mortes e guerras cruéis, Ferro, frio, fogo e neve, Tudo sofre quem o serve. Luís de Camões. Obra completa. Texto V As minhas grandes saudades São do que nunca enlacei. Ai, como eu tenho saudades Dos sonhos que nunca sonhei!... Mário de Sá-Carneiro. Poesias. Assinale a alternativa que contém textos de autoria de poetas do Modernismo português.

II e III.
III e IV.
I e V.
IV e V.
III e V.
15

15)Fernando Pessoa foi o escritor de maior destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra, destacam-se as seguintes características, EXCETO:

Além de seus heterônimos, há ainda um ortônimo, conjunto de trabalhos que Pessoa assina com o próprio nome e com particularidades estilísticas diferenciadas.
Entre seus principais heterônimos estão Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis.
O soneto foi a forma fixa mais utilizada pela poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética.
O fenômeno da heteronímia é a principal característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por diferentes estilos.
Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês, língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com caráter nacionalista.
16

16)А Рrіmеіrа Fаѕе dо Моdеrnіѕmо роrtuguêѕ, tаmbém сhаmаdа dе Оrfіѕmо, орôѕ-ѕе fоrtеmеntе аоѕ іdеаіѕ nео-ѕіmbоlіѕtаѕ. Аlém dеѕѕа ороѕіçãо, о quе роdеmоѕ ароntаr соmо саrасtеríѕtісаѕ fоrtеѕ dеѕtе реríоdо?

Incorporação das vanguardas na arte portuguesa moderna; crítica aos valores artísticos e morais antigos; literatura nacionalista e intimista; sentimentalismo
Poesia irreverente; gosto por "irritar" o burguês; crítica social e moral; criação de uma arte engajada; volta para o "eu".
Literatura intimista, voltada para o "eu"; crítica social, política e moral; sentimentalismo; presença de nacionalismo.
Poesia agressiva e irreverente, com formas sem metro; gosto por "irritar" o burguês; incorporação das vanguardas na arte portuguesa moderna, com críticas aos valores artísticos antigos;dominio da metafísica e dos sentidos; presença de nacionalismo
17

17)O Presencismo foi marcado por quais características?

Literatura engajada; linguagem aproximada do popular; regionalismo; crítica social; nacionalismo.
Sentimentalismo; predomínio da intuição sobre a razão; literatura engajada; nacionalismo.
Lіtеrаturа еngајаdа, соm сrítіса ѕосіаl; dеѕејо dе іnѕtаurаçãо dаѕ vаnguаrdаѕ еurореіаѕ nа аrtе роrtuguеѕа; gоѕtо роr "іrrіtаr" о burguêѕ; рrеѕеnçа dо nасіоnаlіѕmо; ѕеntіmеntаlіѕmо.
Literatura intimista, voltada para o "eu" e para uma análise do interior; falta de compromisso com as instabilidades do país; predomínio da intuição sobre a razão; critica aos valores artísticos antigos
18

18)Dos autores da Segunda Fase do Modernismo português, podemos apontar:

Irene Lisboa, José Régio, Branquinho da Fonseca, Vergílio Ferreira.
Rodrigues Miguéis, Branquinho da Fonseca, José Régio e Irene Lisboa
Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Almada Negreiros.
Rodrigues Miguéis, Branquinho da Fonseca, Vergílio Ferreira, Manuel da Fonseca.
19

19)Em 1940 surge uma nova fase no Modernismo português. Esta fase é comumente chamada de:

Neo-Modernismo
Neo-Romantismo
Neo-Realismo
Neo-Simbolismo
Geração de 45.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.