Introdução a globalização

Introdução a globalização

activity designed to improve your knowledge about globalization

Imagem de perfil user: gabriela gatinho
gabriela gatinho

Anúncios

1

As atividades industriais da globalização estão extremamente internacionalizadas e são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à

atividade de produção artesanal, como as têxteis.
alta exploração dos trabalhadores, como as de base.
exploração de bens primários, como as madeireiras.
extração de minerais metálicos, como as mineradoras.
produção de conhecimento, como as de informática.
2

Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, porém esse processo não é uniforme em todo o planeta. Desse modo, pode-se afirmar que a globalização resultou na

utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional.
melhoria da qualidade de vida das populações periféricas.
centralização econômica dos governos neoliberais.
diminuição dos impactos ambientais gerados no globo.
acentuação da desigualdade social entre diferentes regiões.
3

A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a

baixa qualificação técnica do trabalhador.
concentração das unidades fabris.
existência de grandes estoques de produtos.
utilização de mão de obra braçal.
fragmentação da produção industrial.
4

A globalização não ficou restrita apenas ao meio urbano, sendo amplamente encorajada no meio rural, em especial, por meio da integração das cadeias produtivas de alimentos aos consumidores, em nível regional e global. No meio rural, com o advento da globalização, as práticas agrícolas foram transformadas por meio do

poder estatal na centralização da produção agrícola.
emprego de ferramentas de monitoramento da produção.
desenvolvimento de técnicas agroecológicas no campo.
fomento para as produções agrícolas de subsistência.
incentivo produtivo voltado para o mercado local.
5

Na atualidade, a emergência das questões ambientais gera intensos debates entre os representantes dos países assim como na sociedade civil. O processo de globalização, como indutor de transformações na superfície terrestre, contribui para o aumento dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas. Um exemplo de impacto ambiental provocado pelo aumento das redes e fluxos típicos da globalização é o

estabelecimento de acordos comerciais entre ao países do globo.
acordo das nações desenvolvidas para o desenvolvimento agrário.
planejamento urbano baseado nos fluxos das grandes cidades.
aumento da produção de veículos movidos a eletricidade.
crescimento das emissões de poluentes das redes de transporte.
6

No contexto da globalização, uma das principais estratégias adotadas pelo países do globo é a participação em blocos econômicos, com o objetivo da integrar economicamente os países-membros e fomentar a circulação de bens e capitais. No caso do Brasil, o país participa de um bloco econômico chamado:

Opep
Mercosul
União Ibérica
Alca
União Europeia
7

(Enem 2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

controle estatal e infraestrutura consolidada.
organização em rede e tecnologia de informação.
linhas de montagem e formação de estoques.
empresas burocráticas e mão de obra barata.
gestão centralizada e protecionismo econômico.
8

(Enem 2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional. Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a

supressão das barreiras para comercialização.
difusão de padrões culturais.
criação de uniões aduaneiras.
melhoria na infraestrutura de transportes.
organização de regras nas relações internacionais.
9

(Enem-2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:

monitoramento da produção.
estabilização da fertilidade do solo.
valorização do preço da terra.
divisão de tarefas na propriedade.
correção dos fatores climáticos.
10

(UFRN) - No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela:

livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.
livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.
unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
11

(UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros
União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
12

(UFAL) Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:

Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.
A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
13

(UFRN) A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária. Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo o qual:

embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas.
embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.
reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.
eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo.
14

(UEPB) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado. As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado: I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas. II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques. III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade. IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

I, II e III
I, III e IV
I e IV
II, III e IV
15

A globalização foi um processo iniciado nos anos 90. Para a indústria, uma das principais consequências foi:

melhora das condições de trabalho nos países asiáticos, em geral e na China, em particular.
reorganização do mercado de trabalho, com a diminuição dos direitos trabalhistas somente nos países desenvolvidos.
fim do trabalho escravo registrado nos países da periferia do capitalismo.
desconcentração espacial da indústria e da tecnologia que pode estar em qualquer parte do globo.
16

Entre as características da Globalização podemos citar:

reorganização produtiva baseada no Toyotismo.
surgimento de novas empresas baseadas no capital estatal
ampliação de políticas sociais aliada à incorporação de novas tecnologias.
expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.
17

O Brasil, como uma das maiores economias emergentes, tem um papel importante no cenário globalizado. Qual alternativa melhor descreve a posição do Brasil na globalização?

A globalização fortaleceu o Brasil como um grande exportador de commodities, como soja, carne e minério de ferro.
O Brasil deixou de depender do mercado externo e passou a ser autossuficiente em todos os setores produtivos.
O Brasil é uma economia fechada, sem participação relevante no comércio global.
A industrialização do Brasil cresceu exponencialmente devido à globalização, tornando o país líder em tecnologia e inovação industrial.
18

Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura) O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos. A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que:

reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais
fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.