
Implicações Pedagógicas: EIXO LEITURA.
Questões quanto ao eixo leitura, livro "Aula de Português, de Irandé Antunes.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Quanto à perspectiva de Irandé Antunes, em sua obra "Aula de Português (implicações pedagógicas - eixo leitura), assinale a assertiva. A leitura é:
Pode existir isoladamente, uma vez que independe da escrita.
é parte da interação verbal escrita, enquanto implica a participação cooperativa do leitor na interpretação e na reconstrução do sentido e das
intenções pretendidos pelo autor.
É insignificante.
Apenas descodificar palavras, sem construir sentidos.
2
A leitura depende não apenas do contexto linguístico do texto, mas também do contexto extralinguístico de sua produção e circulação. A afirmação é:
Verdadeira.
Falsa
3
Quanto às implicações pedagógicas (EIXO LEITURA -LEMBRE-SE QUE SÃO 12), qual a alternativa que corresponde à definição correta?
Uma leitura crítica — A leitura se torna plena quando o leitor não consegue interpretar os aspectos ideológicos do texto, dificultando a leitura.
Uma leitura também por "pura curtição" — Que seja estimulado (com muitíssima frequência) o exercício da leitura gratuita, da leitura do texto literário, do texto poético, sem qualquer tipo de cobrança posterior, suscitando assim a leitura pelo simples prazer que provoca.
4
A leitura é uma atividade de acesso ao conhecimento produzido, ao prazer estético e, ainda, uma atividade de acesso às especificidades da escrita. Este princípio, se desdobra em três pontos: a ampliação dos repertórios de informação do leitor, experiência gratuita do prazer estético e apreende o vocabulário específico de certos gêneros de textos ou de certas áreas do conhecimento e da experiência. Trata-se de uma afirmação:
Falsa.
Verdadeira.
5
A leitura em voz alta não pode e não deve ter sua vez, nem precisa acontecer de maneira funcional, isto é, em oportunidades sociais específicas e com finalidade evidentemente comunicativa, como acontece em certos eventos comunitários. E sempre presa ao sentido, à compreensão. Qualquer pessoa que não compreenda o que está lendo em voz alta é capaz de ler bem, com desenvoltura, com entonação e pausas adequadas, com expressividade. A afirmação é:
Falsa.
Verdadeira.