
Heresias Cristológicas
Teste seus conhecimentos sobre 7 heresias cristológicas já condenadas pela Igreja.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Afirmava que em Cristo a natureza humana carecia de alma humana. Os argumentos em favor desta tese eram os seguintes: duas naturezas completas (Divindade e humanidade) não podem tornar-se um ser único; se Jesus as tivesse, Ele teria duas pessoas ou dois eu – o que seria monstruoso.
Docetismo
Apolinarianismo
Gnosticismo
Adocianismo
2
Afirmava que o Lógos habitava na humanidade de Jesus como um homem se acha num templo ou numa veste; haveria duas pessoas, em Jesus – uma divina e outra humana – unidas entre si por um vinculo afetivo ou moral.
Nestorianismo
Patripassionismo
Monarquianismo
Sabelianismo
3
Afirmava que a natureza divina absorveu a humana, divinizando-a; e, após a Encarnação, só se poderia falar de uma natureza em Jesus: a divina.
Monofisismo
Macedonianismo
Maniqueísmo
Adocianismo
4
Afirmava que Jesus não teve um corpo real, mas um corpo aparente. Cristo teria descido do Céu e passado pelo seio de Maria, sem que tivesse recebido a mínima partícula de corpo de mãe. Por isso, Jesus parecia um homem, mas não o era. Segundo essa doutrina, a morte e ressurreição do Senhor teriam sido também “aparentes”, uma vez que seu corpo não era real.
Eutiquianismo
Arianismo
Unitarismo
Docetismo
5
Afirmava que Jesus nasceu meramente humano e que se tornou divino mais tarde em sua vida. Jesus não passava de um ser humano. Deus teria iluminado Jesus de maneira extraordinária. Então, Jesus foi sendo aperfeiçoado progressivamente até atingir o grau da divindade.
Arianismo
Adocianismo
Sabelianismo
Apolinarianismo
6
Afirmava que o Filho é criatura do Pai, a primeira e a mais digna de todas, destinada a ser instrumento para a criação de outros seres. Em virtude da sua perfeição, o Filho ou Logos poderia ser chamado “Filho de Deus”, como reza a tradição.
Arianismo
Modalismo
Monofisismo
Nestorianismo
7
Afirmava que Jesus Cristo tinha duas naturezas, mas apenas uma vontade.
Modalismo
Monotelismo
Monarquianismo
Monofisismo