
Anúncios
1
QUAIS SÃO OS TIPOS DE INTEMPERISMO?
INTEMPERISMO FÍSICO, QUÍMICO E BIOLÓGICO.
INTEMPERISMO EROSIVO, QUÍMICO E MECÂNICO.
2
SOBRE A VEGETAÇÃO PODEMOS DIZER QUE:
O SOLO É PROTEGIDO PELA VEGETAÇÃO, A QUAL INTERCEPTA PARTE DA PRECIPITAÇÃO E DIMINUI O IMPACTO DA ÁGUA SOBRE O SOLO, ABSORVENDO PARTE DA ÁGUA E AJUDANDO A EVITAR QUE FIQUE ENCHARCADO.
A VEGETAÇÃO NÃO DIMINUI O IMPACTO DA ÁGUA SOBRE O SOLO, FAZENDO COM QUE ELE FIQUE ENCHARCADO.
3
SOBRE A EROSÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
A EROSÃO É MAIS INTENSA NA FORMA DE RELEVO PLANO, COMO NOS PLANALTOS, POIS O ESCOAMENTO DAS ÁGUAS TEM MAIS FORÇA NAS ÁREAS PLANAS
É MAIS INTENSA NAS FORMAS DE RELEVO MUITO INCLINADAS, COMO MONTANHAS E MORROS, VISTO QUE QUANTO MAIOR O DECLIVE MAIOR A VELOCIDADE DE ESCOAMENTO DAS ÁGUAS.
4
QUAL É O PRINCIPAL AGENTE DE EROSÃO?
MATA CILIAR
VENTO
AÇÃO DO HOMEM
ÁGUA
5
SOBRE O INTEMPERISMO É CORRETO AFIRMAR, EXCETO:
NO INTEMPERISMO FÍSICO AS DIFERENÇAS DE TEMPERATURA DIA/NOITE, VERÃO/INVERNO PROMOVEM A DILATAÇÃO DAS ROCHAS, FORMANDO RACHADURAS E SUA CONSEQUENTE FRAGMENTAÇÃO COMO POR EXEMPLO NO DESERTO DO SAARA (AFRICA) A PAISAGEM ARENOSA É FRUTO DA FRAGMENTAÇÃO
NO INTEMPERISMO QUÍMICO ALGUNS MINERAIS DAS ROCHAS PODEM SE DISSOLVER OU SE TRANSFORMAR QUIMICAMENTE EM CONTATO COM A ÁGUA E O AR. O BOSQUE DE PEDRAS, NA CHINA, SE FORMOU A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE ROCHAS PELA AÇÃO DA DISSOLUÇÃO DA ÁGUA.
NO INTEMPERISMO BIOLÓGICO AS FISSURAS DAS ROCHAS PODEM OFERECER AMBIENTES FAVORÁVEIS AO CRESCIMENTO DE PLANTAS, CONFORME CRESCEM, AS RAÍZES DAS PLANTAS ROMPEM AS ROCHAS E PROVOCAM SUA FRAGMENTAÇÃO.
NO INTEMPERISMO FÍSICO, TAMBÉM DENOMINADO MECÂNICO, NÃO OCORRE FRAGMENTAÇÃO DAS ROCHAS DEVIDO AS DIFERENÇAS DE TEMPERATURA.
6
É CORRETO AFIRMAR EM RELAÇÃO AO SOLO E AO INTEMPERISMO ?
OS SOLOS ESTÃO CONTINUAMENTE SENDO TRANSFORMADOS PELO INTEMPERISMO, DE FORMA RÁPIDA DE UM DIA PARA OUTRO.
OS SOLOS ESTÃO CONTINUAMENTE SENDO TRANSFORMADOS PELO INTEMPERISMO, DE FORMA LENTA, E AO MESMO TEMPO SOFRENDO EROSÃO, UMA AÇÃO DE REMOÇÃO E TRANSPORTE DE GRÃOS E PARTÍCULAS.