Geografia (9º ano)

Geografia (9º ano)

Esse é um quiz sobre Geografia : Conteúdo sobre Europa, Conflitos, Rússia e Ucrânia. Desculpa se tem umas imagens no quiz que estão com uma qualidade meio ruim ou embaçadas,eu tentei, mas não consegui melhorar algumas.🙈🫶🏻 Boa sorte com o Quiz!!😉

Imagem de perfil user: Ana Júlia
Ana Júlia

Anúncios

1
Fonte: Alto Comissariado das nações unidas para os refugiado
Figura - Dimensão da diáspora
A estimativa é de que 4 milhões de pessoas - 10% da população — sairão da Ucrânia nos próximos seis meses, mas,se a guerra se arrastar, o total pode ser bem maior. Como todos os homens entre 18 e 60 anos foram convocados para a defesa, as imensas filas de fugitivos são compostas quase que só de mulheres, de crianças e de idosos (Veja, 2022).https://veja.abril.com.br/mundo/fuga-do-inferno-o- drama-dos-refugiados-da-guerra-na-ucrania/

Os refugiados da guerra da Ucrânia são decorrência da invasão da

Fonte: Alto Comissariado das nações unidas para os refugiado Figura - Dimensão da diáspora A estimativa é de que 4 milhões de pessoas - 10% da população — sairão da Ucrânia nos próximos seis meses, mas,se a guerra se arrastar, o total pode ser bem maior. Como todos os homens entre 18 e 60 anos foram convocados para a defesa, as imensas filas de fugitivos são compostas quase que só de mulheres, de crianças e de idosos (Veja, 2022).https://veja.abril.com.br/mundo/fuga-do-inferno-o- drama-dos-refugiados-da-guerra-na-ucrania/ Os refugiados da guerra da Ucrânia são decorrência da invasão da

a) China ao espaço da Ucrânia.
e) Belarus ao teritório da Ucrânia.
d) india à região da Ucrânia.
b) Polônia a áreas da Ucrânia.
c)Rússia ao território da Ucrânia.
2
Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo "à moderação"e à "desescalada jmediata" e disseram estar "preocupadas com o número crescente de violações do cessar-fogo"
ocorridas em periodo recente.
Internet: www.cartacapital.com.br (com
adaptações)
A respeito das tensões geopoliticas entre
Rússia e Ucrânia, julque o próximo item.

o governo Russo entende que a entrada da Ucrânia na OTAN colocaria em risco a segurança nacional da Rússia e seus aliados.

Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo "à moderação"e à "desescalada jmediata" e disseram estar "preocupadas com o número crescente de violações do cessar-fogo" ocorridas em periodo recente. Internet: www.cartacapital.com.br (com adaptações) A respeito das tensões geopoliticas entre Rússia e Ucrânia, julque o próximo item. o governo Russo entende que a entrada da Ucrânia na OTAN colocaria em risco a segurança nacional da Rússia e seus aliados.

Certo
Errado
3
Considere o seguinte texto:
Guerra na Ucrânia: contexto, motivos e, o mais importante, quem vai negociar a paz?
Quando teve início a ofensiva militar russa contra a Ucrânia, falou-se muito do contexto histórico: a humilhação imposta à Rússia na década de 1990, a expansão ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)para o leste, indo até as fronteiras da Rússia em 1999 e em 2004, os precedentes da invasão militar em Georgia(2008), a anexação da Crimeia (2014), e até o não cumprimento dos Acordos de Minsk (2014/2015), que previam autonomia e eleições para as províncias rebeldes de Donetsk e Lugansk. Uma história complexa que pode ser analisada e reanalisada ainda por muito tempo. Mas a invasão é outra coisa. É uma situação que necessariamente aterroriza a população, provoca sofrimento humano, mortes entre civis e centenas de milhares de refugiados. Quem esperava por isso? As inúmeras entrevistas com moradores locais mostram que eles não imaginavam que ia chegar a tanto, as embaixadas não tinham planos de evacuação das suas populações, os mercados financeiros não tinham feito hedge (proteção contra as possíveis turbulências causadas por uma guerra).
(Disponívelem:https:)/www.brasildefato.com.br/2022/03/02artigo-guerra-na-ucrania-contexto-motivos-eo-mas-importante-quem-vai-negociar-a-paz.)


Com base nos conhecimentos sobre a geopolítica mundial, assinale a alternativa correta.

Considere o seguinte texto: Guerra na Ucrânia: contexto, motivos e, o mais importante, quem vai negociar a paz? Quando teve início a ofensiva militar russa contra a Ucrânia, falou-se muito do contexto histórico: a humilhação imposta à Rússia na década de 1990, a expansão ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)para o leste, indo até as fronteiras da Rússia em 1999 e em 2004, os precedentes da invasão militar em Georgia(2008), a anexação da Crimeia (2014), e até o não cumprimento dos Acordos de Minsk (2014/2015), que previam autonomia e eleições para as províncias rebeldes de Donetsk e Lugansk. Uma história complexa que pode ser analisada e reanalisada ainda por muito tempo. Mas a invasão é outra coisa. É uma situação que necessariamente aterroriza a população, provoca sofrimento humano, mortes entre civis e centenas de milhares de refugiados. Quem esperava por isso? As inúmeras entrevistas com moradores locais mostram que eles não imaginavam que ia chegar a tanto, as embaixadas não tinham planos de evacuação das suas populações, os mercados financeiros não tinham feito hedge (proteção contra as possíveis turbulências causadas por uma guerra). (Disponívelem:https:)/www.brasildefato.com.br/2022/03/02artigo-guerra-na-ucrania-contexto-motivos-eo-mas-importante-quem-vai-negociar-a-paz.) Com base nos conhecimentos sobre a geopolítica mundial, assinale a alternativa correta.

d) Não há diferenças de tratamento em relação à recepção de refugiados ucranianos brancos e refugiados de outras etnias que também fogem da Ucrânia em direção a países da Europa Ocidental.
e) Em um discurso na Conferência de Segurança em Munique, em 2007, Vladimir Putin, presidente da Ucrânia, deixou evidente que havia uma insatisfação em relação à entrada da Rússia para a OTAN.
c)A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi símbolo do enfraquecimento da influência dos Estados Unidos sobre os países do leste europeu.
a)A Ucrânia é um país localizado no leste europeu e durante mais de 50 anos fez parte da República Federativa da Alemanha.
b)O conflito entre Rússia e Ucrânia remete ao processo de separação dos países que faziam parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)- um estado socialista localizado no norte da Eurásia que existiu de 1922 a 1991.
4
A guerra na Ucrânia vem sendo exaustivamente divulgada, discutida e eventualmente explicada am todasas crdhae sociais do Brasil e do mundo. Suas consequências geopoliticas, econômicas e sociais também têm sido exploradas por especialistas de todos os campos do conhecimento e quadrantes geográficos. Entretanto, uma dimensão tem escapado deste debate abrangente: a questão da saúde.
As consequências gerais já se fazem sentir: muitas mortes de militares, mas também de civis inocentes; número crescente de refugiados e deslocados; racismo evidente no tratamento desigual aos não-brancos nas fronteiras;grandes dificuldades em albergá-los adequadamente; ataques a estabelecimentos de saúde; colapso do sistema de saúde ucraniano e pressão sobre os sistemas dos países vizinhos; aumento da instabilidade global; forte impacto na economia, incluindo a elevação de preços de produtos essenciais - energia, comida etc. - no mundo todo; ameaça de guerra nuclear e de armas químicas e biológicas; além da demonstração, a mancheias, das entranhas de um multilateralismo enfraquecido - que já se mostrara no enfrentamento da pandemia.
Disponívelem:https://cee.fiocruz.br/?q=a-guerra-na-ucrania-as-outras-e-asaude-global. Acesso em: 14 mai. 2022 

O colapso na saúde pública da população ucraniana salta aos olhos, frente à ofensiva Russa sobre suas pripcipais cidades. Diante desse cenário é esperado;

A guerra na Ucrânia vem sendo exaustivamente divulgada, discutida e eventualmente explicada am todasas crdhae sociais do Brasil e do mundo. Suas consequências geopoliticas, econômicas e sociais também têm sido exploradas por especialistas de todos os campos do conhecimento e quadrantes geográficos. Entretanto, uma dimensão tem escapado deste debate abrangente: a questão da saúde. As consequências gerais já se fazem sentir: muitas mortes de militares, mas também de civis inocentes; número crescente de refugiados e deslocados; racismo evidente no tratamento desigual aos não-brancos nas fronteiras;grandes dificuldades em albergá-los adequadamente; ataques a estabelecimentos de saúde; colapso do sistema de saúde ucraniano e pressão sobre os sistemas dos países vizinhos; aumento da instabilidade global; forte impacto na economia, incluindo a elevação de preços de produtos essenciais - energia, comida etc. - no mundo todo; ameaça de guerra nuclear e de armas químicas e biológicas; além da demonstração, a mancheias, das entranhas de um multilateralismo enfraquecido - que já se mostrara no enfrentamento da pandemia. Disponívelem:https://cee.fiocruz.br/?q=a-guerra-na-ucrania-as-outras-e-asaude-global. Acesso em: 14 mai. 2022 O colapso na saúde pública da população ucraniana salta aos olhos, frente à ofensiva Russa sobre suas pripcipais cidades. Diante desse cenário é esperado;

a)um maior surto de doenças virais respiratórias, diretamente associadas à mobilidade humana em massa nos corredores humanitários ou mesmo a maior densidade populacional em abrigos subterrâneos nas cidades onde a ofensiva Russa se faz presente.
b) um agravamento da pandemia da COVID-19 na população de refugiados, fator esse diretamente associado à maior exposição dessas pessoas a temperaturas muito baixas, a serem enfrentadas nos corredores humanitários.
d) uma intensificação nas medidas sanitárias por parte do governo ucraniano e de paises vizinhos, tais como intensificação nas campanhas de vacinação para COVID-19 e principais viroses causadores de sindromes respiratórias, para contrapor a massa populacional observada nos corredores humanitários,assim como nas zonas de fronteira com países aliados.
c) uma maior incidência de doenças como malária, tuberculose e HIV diretamente associadas à grande concentração populacional em zonas de fronteira, assim como maior ocorrência de microcefalias em lactentes que nascerão na vigência do conflito armado, devido à destruição da rede hospitalar dos ucranianos.
5
Crimeia decide se anexar à Rússia enquanto EUA e UE condenam o referendo
A Crimeia votou neste domingo por uma maioria a favor da reunificação desta peninsula ucraniana à Rússia, em um referendo denunciado por Kiev e pelo Ocidente. "95,5% dos habitantes da Crimeia votaram neste domingo a favor de se integrar à Rússia", anunciou o presidente da comissão eleitoral local, Mikhail Malychev, informando os primeiros resultados após a apuração de mais da metade dos votos. A taxa de participação na consulta - organizada às pressas em meio à ocupação da peninsula por tropas russas há duas semanas - foi de 81%. "Voltamos para casa", disse o premiê da Crimeia, Serguei Axionov, à multidão que ocupa a praça Lênin, em Simferopol, antes de se juntar ao coro de pessoas e marinheiros da Frota do Mar Negro que cantavam o hino russo.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/ noticia/mundo/2014/03/16/interna_mundo.417719/crim
eiadecide-se-anexar-a-russia-enquanto-eua-e-ue-condenam-oreferendo.shtml. Acesso em: 22 mar 2022.

Desde 2014, quando um referendo na Crimeia uniu a região à Rússia os atritos entre esse país e a Ucrânia foram se intensificando, sobretudo em razão do parlamento russo ter aprovado na ocasião, a pedido do presidente Vladimir Putin, o envio de tropas à Crimeia para "normalizar" a situação. Sobre a região da Crimeia, que conduziu os países ao acirramento das tensões em 2014, pode-se afirmar que

Crimeia decide se anexar à Rússia enquanto EUA e UE condenam o referendo A Crimeia votou neste domingo por uma maioria a favor da reunificação desta peninsula ucraniana à Rússia, em um referendo denunciado por Kiev e pelo Ocidente. "95,5% dos habitantes da Crimeia votaram neste domingo a favor de se integrar à Rússia", anunciou o presidente da comissão eleitoral local, Mikhail Malychev, informando os primeiros resultados após a apuração de mais da metade dos votos. A taxa de participação na consulta - organizada às pressas em meio à ocupação da peninsula por tropas russas há duas semanas - foi de 81%. "Voltamos para casa", disse o premiê da Crimeia, Serguei Axionov, à multidão que ocupa a praça Lênin, em Simferopol, antes de se juntar ao coro de pessoas e marinheiros da Frota do Mar Negro que cantavam o hino russo. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/ noticia/mundo/2014/03/16/interna_mundo.417719/crim eiadecide-se-anexar-a-russia-enquanto-eua-e-ue-condenam-oreferendo.shtml. Acesso em: 22 mar 2022. Desde 2014, quando um referendo na Crimeia uniu a região à Rússia os atritos entre esse país e a Ucrânia foram se intensificando, sobretudo em razão do parlamento russo ter aprovado na ocasião, a pedido do presidente Vladimir Putin, o envio de tropas à Crimeia para "normalizar" a situação. Sobre a região da Crimeia, que conduziu os países ao acirramento das tensões em 2014, pode-se afirmar que

b) a região está inserida no Mar Cáspio, muito próxima ao sudoeste da Rússia, e representa uma área estratégica por conceder à esse país uma saída para um mar de águas quentes.
a) a península da Crimeia é uma área rica em minerais metálicos e historicamente vital para o abastecimento do parque industrial ucraniano.
c) a Crimeia é considerada pelos ucranianos uma região heroica, já que a cidade de Sebastopol sempre foi um reduto de resistência durante o período da URSS.
d)a Rússia passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, desconsiderando as reações dos países ocidentais após o resultado do referendo de 2014.
6
De acordo com o mapa, entre 2013 e 2023, vários Estados europeus tiveram aumento de sua população absoluta. Considerando a dinâmica populacional desse continente, essa variação está associada ao seguinte processo demográfico:

De acordo com o mapa, entre 2013 e 2023, vários Estados europeus tiveram aumento de sua população absoluta. Considerando a dinâmica populacional desse continente, essa variação está associada ao seguinte processo demográfico:

b) índice de fertilidade ascendente
c) crescimento vegetativo negativo
d) taxa de mortalidade descendente
a) saldo migratório positivo
7
Mapa:
NÍVEL DE SATISFAÇÃO INDIVIDUAL COM A VIDA NA ALEMANHA (2016)

A localização espacial dos estados alemães com índice de satisfação com a vida inferior a 7,0 é explicada, principalmente, pelos processos socioeconômicos ocorridos no país no período de:

Mapa: NÍVEL DE SATISFAÇÃO INDIVIDUAL COM A VIDA NA ALEMANHA (2016) A localização espacial dos estados alemães com índice de satisfação com a vida inferior a 7,0 é explicada, principalmente, pelos processos socioeconômicos ocorridos no país no período de:

a)1918-1933
b)1933-1949
d) 1990-2020
c)1949-1990
8
Os principais empregadores privados da França, que ficaram de fora dos debates sobre o controverso projeto de lei de imigração do governo, manifestaram-se horas antes de a lei ser adotada, em 19 de dezembro de 2023. "Não são os patrões que estão exigindo massivamente a imigração, é a economia", disse Patrick Martin, presidente da maior federação patronal do pais. E acrescentou: "Até 2050, a menos que reinventemos nossos modelos sociais e econômicos, precisaremos de 3,9 milhões de trabalhadores estrangeiros".
Adaptado de lemonde.fr, 20/12/2023.
A pirâmide etária que representa o país mencionado na reportagem é:

Os principais empregadores privados da França, que ficaram de fora dos debates sobre o controverso projeto de lei de imigração do governo, manifestaram-se horas antes de a lei ser adotada, em 19 de dezembro de 2023. "Não são os patrões que estão exigindo massivamente a imigração, é a economia", disse Patrick Martin, presidente da maior federação patronal do pais. E acrescentou: "Até 2050, a menos que reinventemos nossos modelos sociais e econômicos, precisaremos de 3,9 milhões de trabalhadores estrangeiros". Adaptado de lemonde.fr, 20/12/2023. A pirâmide etária que representa o país mencionado na reportagem é:

B
B
A
A
D
D
C
C
9
Sobre a situação representada na figura, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a situação representada na figura, assinale a alternativa CORRETA.

d) A usina nuclear, na região de Zaporíjia, foi bombardeada pela Rússia, o que provocou vazamento de radiação e contaminou a população da parte sul da Ucrânia.
c) A Crimeia é um território em disputa pela Rússia e Ucrânia, pois pertencia à Rússia e foi ocupada pela Ucrânia, depois da sangrenta Guerra dos Balcãs.
b)As maiores cidades da Ucrania, localizadas na parte oeste, foram as mais atacadas por tropas russas, trazendo grande baixa de civis ucranianos.
a)Os territórios ucranianos ocupados pelos russos, nos quais as principais cidades possuem parte dos seus cidadãos com etnia russa , são áreas limítrofes à Rússia.
10
O evento geopolitico ironizado na charge vem sendo justificado por discursos ideológicos produzidos pelo governo da nação invasora. Nesses discursos, destaca-se a seguinte característica social das áreas 1e 2,assinaladas no mapa:

O evento geopolitico ironizado na charge vem sendo justificado por discursos ideológicos produzidos pelo governo da nação invasora. Nesses discursos, destaca-se a seguinte característica social das áreas 1e 2,assinaladas no mapa:

a) ausência da etnia eslava
c) persistência do regime comunista
d) rejeição do sistema parlamentarista
b)predomínio da língua russa
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.