
PERGUNTAS SOBRE A GUERRA FRIA
dinâmica para os alunos sobre o trabalho apresentado
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Por que o período histórico chamado “Guerra Fria” ganhou este nome?
A rivalidade entre EUA e URSS se deu apenas no campo cultural, comercial e político e não bélico.
Não houve enfrentamentos de fogo direto entre os EUA e a URSS, apenas em zonas onde os dois países disputavam sua influência.
O arsenal de ambas as potências não era suficiente para garantir a destruição do adversário.
As disputas do mundo bipolar passavam por fortalecer internamente o modelo político sem importar com a opinião exterior.
2
Duas organizações militares foram fundadas pela União Soviética e os Estados Unidos com o objetivo de garantir alianças dentro da lógica bipolar que o mundo vivia durante a Guerra Fria. São elas:
Pacto de Varsóvia e OTAN
ONU e OTAN
Pacto de Varsóvia e ONU
ONU e OEA
3
Dentre os conflitos que ocorreram por conta da disputa ideológica durante a Guerra Fria podemos citar:
Guerra Hispano-Americana
Guerra Russo-Japonesa
Revolução Cubana
Revolução Francesa
4
Quais fatos são considerados como fim da Guerra Fria?
Queda do Muro de Berlim, em 1989 e fim da União Soviética, em 1991.
O fim da União Soviética, em 1991 e o final da ditadura de Pinochet, no Chile, em 1993.
A Queda do Muro de Berlim, em 1989 e o anúncio da "perestroika" (reconstrução) da União Soviética, em 1986, que visava uma reforma no sistema socialista soviético
Anúncio de eliminação de armas nucleares de médio alcance, em 1987, entre EUA e URSS e o fim da Guerra do Afeganistão, em 1992.
5
O Muro de Berlim dividiu a cidade em duas partes durante 28 anos, separando famílias inteiras e, em última análise, um país. Para o mundo, ele se transformou num símbolo da Guerra Fria. Escolha a alternativa que explica a razão do Muro de Berlim ser um símbolo da Guerra Fria
A construção, realizada com o apoio dos soviéticos, separava não só a cidade, como duas maneiras bem distintas de pensar a política e a economia.
Como ocorreram milhares de fuzilamentos nas suas paredes por ambos os governos, o Muro acabou simbolizando a divisão mundial.
Sem poder conter a fuga de pessoas entre as duas cidades, o governo de Berlim Ocidental, capitalista, decide construir uma barreira física na cidade berlinesa.
O Muro de Berlim foi edificado devido a uma das milhares de crises entre americanos e soviéticos que disputavam o território alemão.