
Escola Literária Arcadismo
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Sobre o Arcadismo é correto afirmar: I. É uma escola literária que, no Brasil, compreendeu o período entre 1768-1808, e antecede o Romantismo. II. Também é conhecido como Setecentismo e Neoclassicismo. II. Fugere urbem, Locus amoenus e Carpe diem são expressões em latim que expressam tendências árcades.
Todas estão corretas
Apenas III está correta.
Apenas II está correta.
I e II estão corretas.
Nenhuma está correta.
2

Acerca do contexto histórico do Arcadismo, qual alternativa certa? a) Teve início no contexto da Abolição da escravatura e da Proclamação da República. b) Teve início durante a Revolução Industrial. c) Teve início durante as Grandes Navegações. d) Teve início durante a transição do regime monárquico para o regime republicano. e) Teve início em meio ao Iluminismo.
Teve início durante a transição do regime monárquico para o regime republicano.
Teve início em meio ao Iluminismo.
Teve início durante as Grandes Navegações.
Teve início durante a Revolução Industrial.
Teve início no contexto da Abolição da escravatura e da Proclamação da República.
3

São características do Arcadismo: a) Relato do cotidiano e nacionalismo. b) Idealização da arte pela arte. c) Bucolismo e idealização da mulher. d) Dualismo e riqueza de detalhes. e) Nacionalismo e pessimismo.
Dualismo e riqueza de detalhes.
Relato do cotidiano e nacionalismo.
Bucolismo e idealização da mulher.
Idealização da arte pela arte.
Nacionalismo e pessimismo.
4

O Arcadismo no Brasil surgiu em 1768. Que obra marcou o seu início? a) “Missal”, de Cruz e Souza. b) “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo. c) “Fanfarras”, de Teófilo Dias. d) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães e) “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
“Fanfarras”, de Teófilo Dias.
"Missal”, de Cruz e Souza.
"Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
“Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães
“O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.
5

Os escritores seguintes são os principais autores do Arcadismo: a) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga. b) Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega. c) Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz. d) Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica. e) Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens.
Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens
Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz.
Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega.
Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.
6
Indique a alternativa INCORRETA acerca do Arcadismo. a) Os poetas árcades eram chamados de “poetas fingidores”, porque utilizavam pseudônimos. b) Os poetas árcades foram influenciados por três pilares do Iluminismo: natureza, razão e verdade. c) O Arcadismo é uma escola literária marcada pela linguagem coloquial e pela abordagem a temas polêmicos. d) Carpe Diem, expressão em latim que significa “aproveite o dia” reflete uma tendência do Arcadismo. e) Bocage, Antônio Dinis da Cruz e Silva e Pedro António Correia Garção são autores do Arcadismo em Portugal.
O Arcadismo é uma escola literária marcada pela linguagem coloquial e pela abordagem a temas polêmicos.
Os poetas árcades foram influenciados por três pilares do Iluminismo: natureza, razão e verdade.
Os poetas árcades eram chamados de “poetas fingidores”, porque utilizavam pseudônimos.
Carpe Diem, expressão em latim que significa “aproveite o dia” reflete uma tendência do Arcadismo.
Bocage, Antônio Dinis da Cruz e Silva e Pedro António Correia Garção são autores do Arcadismo em Portugal.
7
Qual das alternativas contém apenas obras do Arcadismo? a) Triste Bahia, Os Sermões, Prosopopeia. b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. c) Os Sertões, Canaã, Urupês. d) Caramuru, O Uraguai, Marília de Dirceu. e) Obras Poéticas, Auto da Compadecida, A Hora da Estrela.
Caramuru, O Uraguai, Marília de Dirceu.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas
Borba e Dom Casmurro.
Obras Poéticas, Auto da Compadecida, A
Hora da Estrela
Os Sertões, Canaã, Urupês.
Triste Bahia, Os Sermões, Prosopopeia.
8
Assinale o que não se refere ao Arcadismo: a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza). c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras. d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres. e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat ("corta o que é inútil").
Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat ("corta o que é inútil").
Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
Volta aos princípios clássicos greco-romanos renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza).
Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
Época do Iluminismo (século XVIII) –
Racionalismo, clareza, simplicidade.
9
Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto: a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade. b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo. d) O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem. e) A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.
A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.
Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.
b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem.
10
Texto 1 Eu quero uma casa no campo do tamanho ideal pau-a-pique e sapê Onde eu possa plantar meus amigos meus discos meus livros e nada mais (Zé Rodrix e Tavito) Texto 2 Se o bem desta choupana pode tanto, Que chega a ter mais preço, e mais valia, Que da cidade o lisonjeiro encanto; Aqui descanse a louca fantasia; E o que té agora se tornava em pranto, Se converta em afetos de alegria. (Cláudio Manuel da Costa) Embora muito distantes entre si na linha do tempo, os textos aproximam-se, pois o ideal que defendem é a) o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus melhores sentimentos. b) o desejo de enriquecer no campo, aproveitando as riquezas naturais. c) a dedicação à produção poética junto à natureza, fonte de inspiração dos poetas. d) o aproveitamento do dia presente - o carpe diem-, pois o tempo passa rapidamente. e) o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos.
o desejo de enriquecer no campo, aproveitando as riquezas naturais.
o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos.
o aproveitamento do dia presente - o carpe diem-, pois o tempo passa rapidamente
a dedicação à produção poética junto à natureza, fonte de inspiração dos poetas.
o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus melhores sentimentos.