ENDODONTIA 3° PERÍODO P2

ENDODONTIA 3° PERÍODO P2

ENDODONTIA 3° PERÍODO P2

Imagem de perfil user: Belinha Guimarães
Belinha Guimarães

Anúncios

1

Marque (V) para a verdadeiro e (F) para falso nas afirmações sobre os instrumentos endodônticos. ( ) As limas de segunda série #25 a 40; são representadas em seu cabo pelas cores vermellha, azul, verde e preta, respectivamente. ( ) O D4 de uma lima tipo K #.35 é 0,43 mm. ( ) A lima Hedstroem possui secção tranversal triangular, sendo indicada para tratamento de canais cursos. ( ) O aumento de conicidade de um instrumento endodôntico padronizado é de 0,02 mm/mm. ( ) O intermediário de uma lima K #15, de 21mm de comprimento, mede 5 mm.

V, F, F, V, V
F, V, F, V, V
V, V, V, V, V
V, V, F, F, V
V, V, F, V, V
2

As manobras endodônticas são conjuntos de ações ou de movimentos empregados nas diferentes etapas da instrumentação para alcançar o objetivo desejado. Sendo assim, assinale a alternativa que melhor define a manobra de patência: 1. A patência tem como objetivo a manutenção do canal dentinário livre de matéria orgânica e raspas de dentina. 2. Consiste na manutenção do canal cementário desobstruído durante a instrumentação do canal radicular. 3. Deve ser realizada apenas durante a etapa exploratória do tratamento endodôntico. 4. Deve ser realizada com instrumentos de maior calibre possível para garantir maior toque nas paredes do canal e consequentemente maior a limpeza do mesmo. 5. É obtida com instrumento de pequeno diâmetro após a odontometria e mantida ao longo de toda a instrumentação do canal radicular.

Apenas as alternativas II e V estão corretas
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
3
Observe a imagem e ordem numérica crescente e assinale a opção que representa a descrição correta para cada número:

Observe a imagem e ordem numérica crescente e assinale a opção que representa a descrição correta para cada número:

Linha de cimento, cone principal, cimento endodôntico, cone acessório, dentina
Cimento endodôntico, cone acessório, linha de cimento, cone principal, dentina
Cone acessório, linha de cimento, cimento endodôntico, cone principal, dentina canalicular
Cimento endodôntico, cone principal, cone acessório, linha de cimento, dentina canalicular
Cone principal, cimento endodôntico, cone acessório, cone principal, linha de cimento
4

De acordo com Paiva e Antoniazzi, 1991, o propósito da obturação é selar toda a extensão da cavidade endodôntica, desde a sua abertura coronária até o seu término apical, ou seja, o material obturador deve preencher todo o espaço ocupado anteriormente pela polpa, proporcionando um selamento tridimensional. De acordo com seus conhecimentos, assinale a afirmação CORRETA:

O selamento tridimensional é dispensável em canais previamente infectados, pois a ação antimicrobiana dos irrigantes já é suficiente para garantir a esterilidade permanente.
Em caso de uma obturação insatisfatória realizada em um canal previamente infectado, os espaços vazios facilitarão a penetração de fluidos teciduais que servirão como um meio nutritivo, favorecendo a multiplicação de microrganismos e permitindo a reinfecção endodôntica.
A obturação só precisa alcançar o terço médio do canal radicular, pois a parte apical se regenera espontaneamente após a remoção da polpa.
A presença de bolhas de ar ou lacunas entre os cones de guta-percha não interfere no prognóstico do tratamento endodôntico.
Em um tratamento endodôntico onde a lima de memória utilizada foi uma do tipo K # 45, o cone principal deverá ser um de número 40, e assim permitir que haja espaço entre o cone e as paredes dentinárias do canal favorecendo o selamento tridmensional através do cimento obturador.
5

Os cones de guta-percha disponíveis no comércio especializado, por serem susceptíveis a alteração de forma através do calor, não podem ser esterilizados em auto-clave. Como eles estão próximos dos tecidos perirradiculares, é aconselhável descontaminá-los antes do uso. Assinale a opção que melhor descreve como deve ser feita a descontaminação dos cones de guta percha antes dos mesmos serem utilizados na etapa de obturação.

A simples exposição dos cones ao ar ambiente por 30 minutos é suficiente para eliminar qualquer forma de contaminação.
É recomendado submeter os cones à luz ultravioleta por 5 minutos, o que garante total eliminação de microrganismos.
A esterilização deve ser realizada colocando os cones em estufa seca a 160°C por 30 minutos.
Os cones de guta-percha devem ser lavados com água destilada estéril por 10 minutos para remoção de resíduos e esterilização térmica.
Os cones de guta-percha devem ser desinfetados através de sua imersão em hipoclorito de sódio na concentração mínima de 2,5% por 1 minuto.
6

A causa mais comum de extravasamento excessivo de material obturador além do ápice é:

A quantidade excessiva de cimento.
A condensação lateral inadequada com espaçadores de pequeno calibre.
O uso de cones de guta-percha excessivamente curtos durante a obturação.
A presença de bolhas de ar no interior da câmara pulpar durante a obturação.
A falta de um batente ou “stop” apical.
7

Levando-se em consideração as características anatômicas do incisivo lateral superior permanente, na execução de um tratamento endodôntico, deve-se considerar:

A tendência para curvatura disto-palatina no terço apical da raiz.
A inexistência de variações anatômicas, sendo sempre um dente com canal reto e curto.
Que, por possuir três raízes, o acesso endodôntico deve ser semelhante ao dos molares superiores.
A presença frequente de dois canais radiculares, sendo um vestibular e outro palatino.
Que a raiz desse dente apresenta curvatura mesio-vestibular acentuada em todos os casos.
8

Os cimentos endodônticos destinados à obturação dos canais podem ser considerados substâncias irritantes aos tecidos periapicais. Com relação ao uso dos cimentos, classifique em verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Aplica-se o cimento obturador apenas no terço coronário dos canais radiculares afim de evitar seu contato junto aos tecidos. ( ) A maioria dos cimentos endodônticos apresentam baixos níveis de citotoxicidade antes da presa e perdem esta propriedade após o endurecimento. Dessa forma não podem ser considerados perpetuadores de lesões perirradiculares onde microrganismos são os principais elementos determinantes do insucesso. ( ) Obturar os canais radiculares apenas com cones de guta - percha, favorece uma cicatrização mais rápida dos tecidos em casos de lesão perirradicular devido ausência do cimento endodôntico que pode ser irritante aos tecidos. ( ) Empregar o cimento endodôntico em abundante quantidade permite o preenchimento do canal principal compensando possíveis falhas no comprimento da obturação, travamento inadequado do cone principal de guta-percha e reduzido espaço para preenchimento com cones acessórios.

V, F, V, V
F, V, F, F
F, F, F, V
V, V, F, F
F, V, V, V
9

Após tratamento endodôntico realizado no elemento 13, a paciente L.T.S foi encaminhada para tratamento protético afim de realizar a restauração permanente. Ao receber a paciente em seu consultório, o Cirurgião- Dentista Protesista avaliou as radiografia final do tratamento endodôntico e notou que o material obturador preenchia o canal até 3,0 mm aquém do ápice. Foi então realizado exame clínico da paciente, que relatou dor persistente ao toque e mastigação. De acordo com seus conhecimentos e as informações obtidas no texto assinale a alternativa correta.

A distância de 3 mm aquém do ápice garante um selamento ideal, sendo considerada uma prática recomendada.
A dor relatada indica uma fratura vertical da raiz, independentemente do comprimento da obturação.
O material obturador foi posicionado corretamente, e a dor relatada é provavelmente de origem muscular.
A presença de dor pós-operatória indica que o material obturador ultrapassou o forame apical.
O comprimento da obturação pode indicar que o canal não foi devidamente limpo e modelado.
10

Dentre as técnicas de obturação do sistema de canais radiculares, tem -se a técnica de compactação lateral. Sobre esta, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, a seguir, marque a sequência correta. ( ) Pode ser utilizada apenas em canais retos ou em situações clínicas onde os canais são atrésicos afim de evitar a fratura de instrumentos que aquecem a gutta-percha. ( ) Caracteriza-se pela colocação sucessiva de cones auxiliares lateralmente a um cone principal bem adaptado e cimentado no canal. ( ) Requer o uso de espaçadores, preferencialmente digitais, a fim de criar o espaço para os cones auxiliares. ( ) Seleciona- se o cone em função do diâmetro do instrumento de maior calibre empregado no preparo apical do canal radicular.

F, V, V, V
V, V, F, V
F, V, F, F
V, F, V, V
F, F, V, F
11
Marque a área de eleição e desenhe a forma de contorno da cirurgia de acesso à câmara pulpar sobre a face lingual do elementos dentários abaixo, conforme o grupo dentário:

Marque a área de eleição e desenhe a forma de contorno da cirurgia de acesso à câmara pulpar sobre a face lingual do elementos dentários abaixo, conforme o grupo dentário:

42 triangular ,33 ovalada
42 ovalada ,33 triangular
42 trapezoidal,33 ovalada
12

Correlacione as colunas : ① Selamento apical ② Comprimento de trabalho ③ Espaçador digital ④ Secagem do canal ⑤ Cimento obturador .

3-1-2-4-5
2-1-3-5-4
5-4-3-2-1
3-1-2-5-4
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.