Educação do campo 2

Educação do campo 2

Questões organizadas para contribuir na compressão do texto

Imagem de perfil user: FRANCISCA VENZEL
FRANCISCA VENZEL

Anúncios

1

Qual o conceito de cultura?

Cultura é os fatos empíricos;
Cultura é um conhecimento enciclopédico;
Nenhuma alternativa.
Cultura é tudo aquilo que o homem não pode modificar;
Cultura é tudo aquilo que pode ser modificado pelo homem;
2

Qual o direito da educação do campo?

todas as alternativas.
Igualdade de condições;
Direito a internet;
É direito dos povos do campo as igualdades de condições, acesso a internet, melhorias na locomoção, para garantir o direito à educação de qualidade;
Melhorias na locomoção;
3

Qual é o desafio à educação do campo?

Considerar a cultura;
Nenhuma alternativa.
Considerar a natureza;
Considerar a cultura dos povos do campo em sua dimensão empírica e fortalecer a educação escolar ;
Considerar o trabalho;
4

A educação do campo deve ser vinculada a ?

Cultura;
Todas as alternativas.
Monocultura;
Um projeto de desenvolvimento;
Agrotóxicos;
5

A educação do campo deve ter como fundamento e interesse, no que ?

Em um fundamento;
Na diversidade;
Todas as alternativas.
Em uma coisa importante;
Em um modelo, cujo foco seja o desenvolvimento humano;
6

Pelo o que você estudou sobre a escola do campo, marque a resposta correta:

A escola deve realizar uma interpretação da realidade que considere as relações medidas pelo trabalho no campo, como produção material e cultural da existência humana;
Nenhuma alternativa.
A escola não deve realizar uma interpretação das realidades do trabalho do campo;
Na escola do campo você não aprende o básico para se preparar para estudar, e sim para viver;
Na escola do campo as matérias são as mesmas do ensino médio normal, sem matérias específicas;
7

Qual a concepção de escola?

É uma instituição formal responsável pela transmissão de conhecimentos constituídos pela humanidade e pela formação integral dos indivíduos em suas dimensões humanas, sociais, culturais e individuais;
As escolas localizadas na cidade não tem um currículo e um trabalho pedagógico, que não difunde uma cultura burguesa enciclopédica;
Local de apropriação de conhecimento científicos construídos historicamente pela humanidade, porém não é um local de produção de conhecimentos em relações que se dão entre o mundo da ciência e o mundo da vida cotidiana;
Todas as alternativas estão corretas.
Local que não é preciso superar a visão de que a cultura do campo, que ela é estática, voltada para a manutenção de formas e sem valores arcaicos;
8

Como podemos entender o modo de vida do campo ?

Todas as alternativas.
Local de organização pública, assim todos de qualquer lugar podem usufruir dos esforços do campo;
Um local de pouca socialização e com pouco conhecimento de interação;
Local de pouca riqueza e pouca higiene;
Local com um modo de vida de produção econômica e de organização política, ou seja, produzindo seu próprio alimento e sua sobrevivência;
9

Qual o intuito da educação no campo ?

Motivar e enriquecer os debates nas escolas do campo, ampliar proposições pedagógicas, propiciar um repensar das aulas e da prática social da comunidade escolar;
Corrigir seus costumes e falas;
Desvalorizar a cultura, privilegiar a cidade como modelo de educação;
Ensinar etiqueta, como se portar em locais públicos, como restaurantes, etc;
Nenhuma alternativa.
10

Qual o dever político quanto a educação do campo ?

não tendo obrigação de oferecer educação gratuita, tornando assim escolas de campo pagas e privadas;
Deve fornecer a escola, porém, não tem dever de oferecer transporte, alimentação, higiene básica;
Todas as alternativas.
Não deve fornecer educação básica pois no campo não é necessário;
Ainda que não estejam próxima ao local de moradia, deve ser concebido transporte público;
11

Destaca-se a importância de a escola localizar-se no _________ , para que seja reforçado o debate da educação. Encontre a alternativa correta que complete a frase :

Vila;
Cidade;
Nenhuma alternativa.
Município;
Campo
12

Podemos entender o campo como lugar de modo de vida , de produção econômica e de:

Aprendizagem;
Espaço de convívio.
Lugar para trabalhar;
Organização política;
Prática social dos professores;
13

A escola vai além de um local de produção e socialização do conhecimento sendo espaço de convívio social , onde acontecem reuniões. Qual seria essas reuniões?

Educação e Transformações culturais;
Festa , celebração religiosa , atividades em comunitárias como bazar , vacinação e etc;
Trabalho, atividades comunitárias como bazar , festa e esporte;
Todas as alternativas.
Trabalho , esporte, organização de colheita;
14

Qual o intuito sugerido na escola do campo?

Nenhuma das alternativas anteriores;
Todas as alternativas estão corretas.
Como se viver na roça;
Motivar os alunos a ficarem na roça;
Motivar e enriquecer o debate nas escolas do campo ampliaram as proposições pedagógicas e etc;
15

Qual o desafio está posto à educação do campo?

Há os que estão vinculados a alguma forma de organização escolar;
Considerar a cultura dos povos do campo em sua dimensão empírica e fortalecer a educação escolar como processo de apropriação e elaboração de novos conhecimentos;
Nenhuma das alternativas;
Todas as as alternativas.
Não há desafios;
16

O campo retrata uma diversidade sociocultural, que se dá a partir dos povos que nele habitam, quais são estes povos?

Assalariados, rurais temporários, meeiros, arrendatários, acampados, assentados, reassentados atingidos por barragem, pequenos proprietários, povo da floresta, etnias indígena, pescadores, ribeirinhos. etc;
Europeus e italianos;
Paraguaios e Argentinos;
Nenhum destes povos.
Moradores da cidade;
17

Qual o foco, modelo e interesse a educação do campo deve ter?

Desenvolvimento humano;
Mão de obra;
Trabalho;
Natureza;
Todas as alternativas.
18

Tal diversidade encontrada nas populações do campo paranaense sinaliza um fato que não pode ser deixado de lado:

As escolas do campo deve estar vinculada a um projeto de desenvolvimento peculiar aos sujeitos que a concernem;
As escolas do campo são muito pouco valorizadas;
As escolas do campo terão presente no seu interior dessa conflituosa, portanto rica, diversidade sociocultural e política;
A educação rural é melhor que a do campo;
Todas as alternativas estão corretos.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.