Doenças gengivais e a periodontite

Doenças gengivais e a periodontite

Classificação das doenças e condições periodontais, gengivites e periodontites.

Imagem de perfil user: Sabrina Julie
Sabrina Julie

Anúncios

1

De acordo com a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-implantares de 2018, assinale a alternativa correta.

A periodontite é classificada de acordo com seu local e número de dentes afetados.
A periodontite necrosante é um processo inflamatório indolor do periodonto caracterizado pela presença de necrose/ulceração das papilas interdentais, sangramento gengival, halitose e perda óssea lenta.
A saúde clínica em um periodonto íntegro não tem perda de inserção, tem profundidade de sondagem de até 3 mm, sangramento à sondagem em menos de 30% dos sítios e sem perda óssea radiográfica.
Quando associada somente ao biofilme dental, a gengivite em periodonto íntegro caracteriza-se por apresentar sítios com profundidade de sondagem menor ou igual a 3 mm, 10% ou mais de sítios com sangramento à sondagem, ausência de perda de inserção e de perda óssea radiográfica.
2

Um paciente apresenta necrose/ulceração das papilas interdentais, sangramento gengival e dor. Além disso, tem tido halitose, pseudomembranas, linfadenopatia regional, febre e sialorréia (em crianças). O dentista identificou, dessa forma, que se trata de uma periodontite necrosante. Podemos dizer que o diagnóstico foi correto, pois esses são mesmo os sintomas de periodontite necrosante. Essa afirmativa está correta?

sim
Não
3

Qual das seguintes características NÃO é típica da Periodontite Ulcerativa Necrosante (PUN)?

Crescimento gengival exagerado.
Presença de papilas interdentais necróticas e ulceradas.
halitose
Dor
Formação de pseudomembranas brancas ou amarelas sobre a gengiva.
4

Qual das seguintes alternativas refere-se corretamente à pericoronarite?

Seus sintomas mais comuns incluem dor, inchaço, dificuldade de abrir a boca e mau hálito.
Geralmente ocorre quando há erupção completa e adequada dos dentes do siso na cavidade oral.
É uma condição caracterizada por um excesso de crescimento ósseo ao redor do dente afetado.
É uma infecção aguda que afeta o ligamento periodontal de um dente.
5

A realização de uma anamnese completa e o levantamento do histórico médico e odontológico do paciente periodontal são imprescindíveis para o direcionamento de um diagnóstico periodontal preciso. De acordo com a classificação das condições e doenças periodontais, são considerados fatores de risco modificadores de grau no diagnóstico da periodontite, respectivamente:

Tabagismo e diabetes
trauma oclusal e mobilidade
envolviemnto de furca e diabetes
6

Acerca das doenças periodontais, julgue as frases abaixo. I. A Periodontite Ulcerativa Necrosante é uma forma grave de doença periodontal caracterizada por necrose (morte) do tecido gengival, ligamento periodontal e osso alveolar. II. A Doença de Behçet é uma condição genética rara que causa hiperqueratose palmar e plantar (espessamento da pele nas palmas das mãos e plantas dos pés) e periodontite severa, levando à perda precoce de dentes decíduos e permanentes. III. A Periodontite Associada à Síndrome de Chediak-Higashi é uma síndrome genética rara que afeta o sistema imunológico, causando infecções frequentes e severas, incluindo periodontite agressiva precoce. Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

II, III
I, II e III
I e III
Apenas I
7

De acordo com a atual classificação das condições e doenças periodontais, conceitualmente, a periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial, associada ao biofilme disbiótico e caracterizada pela destruição progressiva do aparato de inserção dental. Em consonância com essa classificação, a periodontite deve ser classificada em estágios, extensão, distribuição e graus. Sobre os estágios da periodontite, é CORRETO afirmar que:

E São definidos pela gravidade da doença e complexidade do manejo clínico, enquanto os graus são definidos pelas características biológicas da doença, que incluem evidência ou risco de progressão, resposta antecipada ao tratamento e risco potencial de impacto sistêmico.
A Levam em consideração apenas o aumento da profundidade de sondagem, defeitos ósseos horizontais e sangramento gengival.
D Podem ser alterados após o tratamento da periodontite, uma vez que todos os fatores relacionados à gravidade e complexidade da doença foram removidos.
C Devem ser definidos primariamente pelo aumento da profundidade de sondagem, definida como característica determinante no diagnóstico da periodontite.
8

De acordo com a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-implantares, de 2018, a gengivite pode estar associada apenas ao biofilme ou ser mediada por fatores de risco sistêmicos (modificadores) e/ou locais (predisponentes). Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco local e um sistêmico, respectivamente.

Secura bucal e fibromatose gengival
Eritema multiforme e hiperglicemia
Secura bucal e fatores nutricionais
9

Sobre a gengivite induzida por biofilme é INCORRETO afirmar:

B A gengivite apresenta seus sinais e sintomas à gengiva livre e inserida, mas se estendendo além da linha mucogengival.
A O biofilme é o responsável pela inflamação gengival, cuja extensão e severidade são influenciadas por várias condições sistêmicas e fatores locais.
C Gengivite incipiente se caracteriza por poucos sítios afetados, inflamação leve, que se expressa como um leve avermelhado na margem gengival com demora para sangrar.
D Gengivite moderada se caracteriza pelo aspecto brilhante, vermelhidão e aumento de volume e sangramento à sondagem.
E Gengivite severa apresenta vermelhidão com sangramento ao toque leve, mesmo sem ser sondada.
10

De acordo com a classificação atual das doenças e condições periodontais proposta no World Workshop de 2017, a forma de periodontite não necrosante com maior impacto clínico é a periodontite

EStágio 4, grau C e generalizada
agressiva generalizada
de progressão rápida
EStágio 4 grau B e localizada
11

A hiperplasia gengival associada a medicamentos se refere a um crescimento anormal dos tecidos gengivais secundário ao uso de medicamentos sistêmicos. Dos medicamentos abaixo citados, assinale qual apresenta uma forte associação.

Amlodipina
Ciclosporina
Fenobarbital
Eritromicina
12

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à doença periodontal caracterizada por necrose, ulceração da porção coronária da papila interdental e margem gengival, com margem gengival dolorosa, de cor vermelho vivo, que sangra com facilidade e possui progressão destrutiva com perda óssea e de inserção periodontal:

Periodontite necrosante aguda
Periodontite agressiva
GN
13

A saúde periodontal , condições e doenças gengivais são classificadas como: saúde periodontal e saúde gengival gengivite induzida pelo biofilme Doenças gengivais não induzidas pelo biofilme. Assinale a seguir a opção que não se encontra dentro da classificação de saúde periodontal.

saúde em periodonto reduzido
Saúde em periodonto integro
Gengivite mediada por fatores sistêmicos
14

A gengivite pode ser classificada em: A - associada somente ao biofilme dental B- mediada por fatores de risco sistêmicos ou locais C- associada a medicamentos com o aumento do tecido gengival. Sobre a gengivite associada somente ao biofilme assinale a alternativa INCORRETA.

Possui 3 estágios :  § Lesão inicial  § Lesão precoce  § Lesão estabelecida
Gengivite em periodonto reduzido tratado periodontalmente • □ Tratamento periodontal prévio • □ Perda de inserção • □ Sítios com bolsa periodontal de 3mm • □ Sangramento em 10% ou mais sítios durante a sondagem • Perda óssea radiográfica
Gengivite em periodonto reduzido • □ Sítios com profundidade de sondagem de ate 3mm • □ Sangramento em 10% ou mais sítios durante a sondagem • □ Perda de inserção • □ Possível perda óssea radiográfica
Gengivite em periodonto integro • Sítios com profundidade de sondagem < a 3mm • Sangramento em 10% ou mais sítios durante a sondagem • Não tem de perda de inserção • Ausência de perda óssea
15

São características da gengivite induzidas pelo biofilme, exceto:

Presença de perda óssea
Mudança de temperatura no sulco, e aumento de exsudato gengival.
Sangramento pós estímulo e pode ser reversível com a remoção da placa.
Presença de placa no nível marginal
Inicio da doença na margem gengival e alteração da cor da gengiva
16

São tratamentos para a gengivite induzida pelo biofilme: • Controle mecanico do biofilme pelo paciente (escovação e fio) • Procedimentos periodontais basicos feito pelo CD (remoção dos fatores de retenção de biofilme, motivação, profilaxia com jato de bicarbonato, polimento coronario, raspagens supragengivais, aplicação de flúor) • A HBS pode reverter uma gengivite que não possui a presença de cálculos. Essa afirmativa está correta?

Não
Sim
17

Assinale a seguir a opção que NÃO corresponde a um fator sistêmico ligado a gengivite.

Condições hematológicas e hormônios
Fatores nutricionais
hiperglicemia
Tabagismo
Retenção de biofilme
18

Assinale a seguir a opção que NÃO corresponde a um fator local ligada a gengivite induzida pelo biofilme

retenção de biofilme
Xerostomia
Hiperglicemia
19

A gengivite induzida pelo biofilme pode ser classificada por: associada somente ao biofilme, mediada por fatores sistêmicos ou locais e aumento gengival influenciado por medicamentos. Sobre a gengivite associada por medicamnetos assinale a seguir a opção que NÃO, corresponde a um medicamento que pode induzir um aumento gengival.

Ciclosporina A
Fenitoína
Nifedipina
Ibuprofeno
20

Sobre as características clinicas teciduais ligadas ao aumento gengival induzido por medicamentos assinale a opção INCORRETA

Exacerbada em pacientes mais velhos
Proliferação do quadro, envolvimento das gengivas marginais e inseridas Não é um determinante para a perda de inserção periodontal (periodontite) (pois o medicamento induz somente o crescimento gengival)
O tecido gengival pode aumentar ainda mais com a falta da higiene bucal adequada Tem sua exacerbação na associação de drogas
Pode gerar a presença de pseudobolsa: são bolsas causadas pelo aumento gengival, mas não se tem perda de inserção
Tem maior prevalência em regiões anteriores Os primeiros sinais clínicos ocorrem nas papilas, gerando uma alteração na forma e no tamanho das papilas.
21

Qual o tratamento indicado para o aumento gengival associado a medicamentos?

Retirada do medicamento por completo
Rigorosa higiene oral, desbridamento periodontal e retirada do excesso de gengiva
22

Existem algumas doenças gengivais as quais não são induzidas pelo biofilme, assinale a seguir a opção INCORRETA.

HPV, catapora ou sarampo
Hepatite B
Epúlide vascular e deficiencia de vitamina C
reações alérgicas
candidiase, condições inflamatórias
23

A periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial associada com o biofilme disbiotico e caracterizada pela destruição progressiva do aparato de inserção dental. Essa afirmativa está correta?

Sim
não
24

A periodontite Clinicamente caracterizada por: Perda de inserção de dois ou mais sítios interproximais não adjacentes. Perda de inserção de 3mm ou mais na vestibular, lingual/palatina de 2 ou mais dentes. Essa afirmativa está correta?

Sim
Não
25

Para ser caracterizada como periodontite deve-se ter a perda de inserção de 3mm ou mais na vestibular, lingual/palatina, sendo causada por:

Presença da perda de inserção na face distal de um segundo molar e associada ao mau posicionamento ou a extração de terceiro molar
Recessão gengival de origem traumática Cárie dental estendendo ate a area cervical do dente
Ocorrência de fratura radicular vertical
Lesão endoperiodontais drenado por meio do periodonto marginal
Acúmulo de placa
26

assinale a seguir a opção que corresponde a característica dos respectivos tipos de bolsas periodontais: bolsa gengival, bolsa supra-óssea, bolsa infra-óssea.

Bolsa gengival: não há destruição dos tecidos periodontais Bolsa supra-óssea: a bolsa esta no nível do osso subjacente, onde a base da Bolsa é coronel. Tem-se perda óssea horizontal Bolsa infra-óssea: a base da bolsa é apical, tem-se perda óssea vertical.
Bolsa gengival: a base da bolsa é apical, tem-se perda óssea vertical. Bolsa supra-óssea: a bolsa esta no nível do osso subjacente, onde a base da Bolsa é coronel. Tem-se perda óssea horizontal Bolsa infra-óssea: não há destruição dos tecidos periodontais
27

A classificação de doenças periodontais podem ser classificadas como: doenças periodontais necrosantes, periodontite e periodontite como manifestação de doença sistêmica. Sobre as doenças periodontais necrosantes, assinale a seguir a opção INCORRETA.

A periodontite e a gengivite necrosante so se diferenciam pela perda óssea, pois a gengivite tem a perda de 4 mm e a periodontite tem a perda de 6mm.
Gengivite necrosante: sialorreia, febre, halitose , ulceração das papilas interdentais, sangramento e dor
Periodontite necrosante: sialorreia, febre, halitose , ulceração das papilas interdentais, sangramento, dor e perda óssea.
Estomatite necrosante: necrose dos tecidos moles além da gengiva até a mucosa alveolar.
28

As periodontites são classificadas de acordo com o estágio e o grau. Sobre os estágios da periodontite assinale a seguir a opção INCORRETA:

Estágio 1: 1-3mm PI, PO no terço coronal-15%, sem perda dental, PS 4mm ou menos, Perda óssea horizontal
Estágio 2: 3 a 4 mm PI, PO 15 a 35%, sem perda dental, PS 5mm ou menos, perda óssea horizontal
EStágio 3: 5mm ou +PI, PO no terço medio ou apical, perda dental de ate 4 dentes, PS 6mm ou +, PO 3 ou +mm, lesão de furca grau II ou III.
Estágio 4: PI 5 ou +mm, PO terço medio ou apical, perda de 5 ou + dentes, disfunção mastigatória, trauma oclusal, mobilidade 2ou mais e menos de 20 dentes em boca.
29

As periodontites são classificadas de acordo com o estágio e o grau. Sobre os graus da periodontite assinale a seguir a opção INCORRETA:

C: Progressão rápida: 2mm ou + em 5 anos, PO maior que 1.0mm, pouca placa e muita perda. Fatores modificadores: mais de 10 cigarros por dia, hemoglobina glicada maior que 7%
B: progressão moderada, 2mm ou - em 5 anos, PO de 0,25 a 1.0 , perdacde acordo com os níveis de placa. Fatores modificadores: ate 10 cigarros por dia e hemoglobina glicada ate 7%
A: progressão rapida : S/ PI por 5 anos, PO-0,25mm, muita placa e pouca perda
30

As periodontites como manifestação sistêmica podem ser oriundas de: desordens genéticas, imunodeficiência adquirida, e doenças inflamatórias. Essa afirmativa está correta?

não
Sim
31

metronidazol 400mg (antibiotico) o § Controlar dor e desconforto com analgésico o § Leve raspagem com U.S o § Bochechos ou passar no local peróxido de hidrogênio o § Clorexidina 0,12% Esses paços sãopara o tratamento de qual doença?

gengivite necrosante
estomatite necrosante
periodontite necrosante
32

Sobre a pericoronarite assinale a opção INCORRETA:

• Se houver febre, trismo, enfartamento ganglionar ou mal estar metronidazol (250mg, 8/8hras, por 7 dias) • Aplicação local de peróxido de hidrogênio a 3% ou Digluconato de clorexidina a 0,12% após a remissão da fase aguda, analisar se precisa retirar o tecido gengival que esta causando a inflamação, ou se ira extrair o dente. (essa conduta só pode ser feita após a diminuição da fase aguda)
• Sintomas: dor localizada ou irradiada, trismo, febre, mal estar
• Ocorre em maior frequência em 3° molares inferiores
• É a inflamação crônica do tecido gengival que recobre dentes parcialmente erupcionados
33

O abcesso periodontal É uma lesão inflamatória aguda supurativa, originada a partir da exacerbação de um processo crônico preexistente, pela obstrução do trajeto de saída do exsudato inflamatório. Sobre essa patologia assinale a opção INCORRETA:

• Ocorre no periodonto de sustentação • Geralmente está associado a bolsas periodontais estreitas, profundas ou tortuosas • O processo crônico preexistente é a bolsa periodontal
Causas da ocorrência do abcesso periodontal: • ○ Presença de corpos estranhos no interior da bolsa periodontal • ○ Fraturas e perfurações radiculares • ○ Remoção incompleta do cálculo durante a raspagem e alisamento radicular
• ○ Não é necessário a drenagem do exsudato purulento • ○ Remoção dos fatores etiológicos locais • Antibiotico apenas em casos onde ocorra febre, mal estar ou enfartamento ganglionar (metronidazol e/ou amoxicilina)
É caracterizado, por um rápido estabelecimento, dor, edema, sensibilidade a mastigação e sangramento a sondagem
34

Sobre o abcesso gengival assinale a alternativa INCORRETA:

• Devido ao inchaço e a dor, o paciente não consegue realizar uma boa higienização dentaria no local do abscesso, gerando um acumulo de placa, o que poderá agravar o quadro
• Sintomas: dor intensa, localizada que só é aliviada após a drenagem do abscesso e remoção do agente agressor
• Étiologia: Penetração de corpos estranhos (casca de milho, bandas ortodontica, cimento escoado na colocação da protese..)
• Trata-se de uma coleção purulenta localizada no periodonto de sustentação (gengiva)
35

Sobre a gengivoestomatite herpética primária assinale a opção INCORRETA:

• É causada pelo virus da herpes, onde tem maior prevalencia em adultos
• São múltiplas vesículas que se rompem, formando pequenas úlceras redondas coberta por uma fina camada de fibrina • Étiologia: virus da herpes
Tratamento: • ○ Toalete (limpeza mecânica do local) • ○ Aciclovir, uso tópico 2 a 4x ao dia sobre as áreas afetadas
• sintomas: dor generalizada em toda boca, febre • O seu aparecimento resta relacionada com o sistema imunologico • Possui duração de 7 a 14 dias
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.