
D7 - Identificar a tese de um texto
✨Responda com carinho e ganhe um prêmio✨
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
QUESTÃO 1 (SAEPE) O cerrado exige ações de preservação A Amazônia é um bioma tão majestoso que ofusca os demais existentes no Brasil. Fala-se muito – interna e externamente – na preservação da floresta. A preocupação é legítima. E deve manter-se. Não significa, porém, que se deva fechar os olhos para os demais. É o caso do cerrado. Segundo maior bioma do país em extensão, ele ocupa 24% do território nacional. Nos 2.039.368 km² de área distribuída em 11 estados e no Distrito Federal, abriga a maior biodiversidade em savana do mundo e dá origem a três nascentes das principais bacias hidrográficas da nação – Amazônia, Paraná e São Francisco. É, pois, estratégico. Não só pela biodiversidade e a conservação de recursos hídricos, mas também pelo sequestro de carbono. O desenvolvimento do oeste, porém, põe em risco o bioma. Desde a construção de Brasília, na década de 1950, desapareceram do mapa 58% do cerrado. Especialistas advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, a extinção virá em 50 anos. É assustador. Três vetores contribuíram para a tragédia. Um deles: a pecuária, que, a partir dos anos 1970, ganhou impulso espetacular. Outro: a lavoura branca, especialmente a soja e o algodão. Mais recentemente chegou a cana-de-açúcar. Antes concentrada em Goiás e São Paulo, a cultura se expandiu para a Bacia do Pantanal e busca territórios novos, como o Triângulo Mineiro. O último: a produção de carvão vegetal, necessário para fazer aço. Minas Gerais e Pará concentram a atividade. Correio Braziliense, 26 out. 2009. A ideia defendida nesse texto é que:
A preservação do cerrado também deve ser motivo de preocupação.
A preocupação com a Amazônia é legítima e deve ser mantida.
A construção de Brasília contribuiu com a destruição do cerrado.
A Amazônia é o bioma de que mais se fala, interna e externamente.
A cultura da cana-de-açúcar se expandiu para a Bacia do Pantanal.
2
QUESTÃO 2 - (SPAECE) Horóscopo – o canal certo Data estelar: Marte ingressa no signo de Touro; Lua é quarto crescente no signo de Virgem. Enquanto isso, aqui na Terra a grande confusão de nossos dias não se resolve com dinheiro, mas pelo estabelecimento de bons relacionamentos, privilegiando a cooperação mútua e colaboração. Há mais vida à disposição, vida mais abundante, mas acontece que esta só se manifesta de forma harmoniosa circulando através de grupos de pessoas e não individualmente. Quanto mais as pessoas se isolam e tentam distinguir-se umas das outras, separando-se e distanciando-se, mais destrutiva seria para elas essa vida mais abundante, mais confusas se tornam suas experiências também. O estabelecimento de laços de cooperação fornece o canal adequado para essa vida mais abundante, expressando-se como bem-estar, felicidade e prosperidade. Correio Braziliense, 31/maio/2009 A ideia defendida nesse texto é que:
O isolamento torna as experiências confusas.
Os laços de cooperação dão mais harmonia à vida.
O dinheiro não resolve todos os problemas.
As pessoas não devem isolar-se.
A felicidade e a prosperidade são consequências.
3
QUESTÃO 3 - (PAEBES) Desmatar não vale a pena Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico. Isso é o que fizeram você acreditar durante muito tempo. A realidade é bem diferente. O modelo de ocupação predominante na Amazônia é baseado na exploração madeireira predatória e na conversão de terras para agropecuária. É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros anos da atividade econômica baseada nesse modelo, ocorre um rápido e efêmero crescimento (o boom). Mas, em seguida, vem um declínio significativo em renda, emprego e arrecadação de tributos (o colapso). A situação de quem era pobre fica ainda pior. Esse modelo é nefasto em todos os sentidos. O avanço da fronteira na Amazônia é marcado pelo desmatamento, pela degradação dos recursos naturais e, se não bastasse tudo isso, pela violência rural. Em pouco mais de três décadas, o desmatamento passou de 0,5% do território da floresta original para quase 18% do território, em 2008. Além disso, áreas extensas de florestas sofreram degradação pela atividade madeireira predatória e devido a incêndios florestais. VERÍSSIMO, Beto. Galileu. set. 2009. Nesse texto, o autor discorda de qual tese?
“Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico.”
“É o que eu chamo de ‘boom-colapso’…”
“A situação de quem era pobre fica ainda pior.”
“O avanço da fronteira na Amazônia é marcado…”
“Esse modelo é nefasto em todos os sentidos.”
4
QUESTÃO 4 - (SAEMS) AIDS pode ter vindo dos tigres Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, encontraram fragmentos de um vírus chamado FIV, que destrói o sistema imunológico dos gatos, no código genético do vírus da AIDS. Por isso, eles acreditam que o vírus tenha surgido em tigres pré-históricos, passado para os macacos e sofrido mutações até virar o HIV. Superinteressante, mar. 2010, p. 21. A tese defendida pelos cientistas é que:
O vírus da AIDS surgiu através de gatos pesquisados nos EUA.
Os macacos herdaram o vírus HIV e depois desenvolveram o vírus da AIDS.
Os gatos possuem um vírus chamado FIV que provoca mutações genéticas.
Os tigres pré-históricos podem ter sido portadores do vírus que deu origem à AIDS.
O vírus FIV sofreu mutações até se transformar em fragmentos da AIDS.
5
QUESTÃO 5 - (SAERS) Vínculos Outro dia recebi pela internet aquele filmezinho que já rodou muito por aí, “Filtro solar”. […] Gosto especialmente da parte que diz que quanto mais você envelhece, mais precisa das pessoas que o conheceram na juventude. Ainda estou a uma distância segura da decrepitude, mas já não sou garota e cada vez tenho mais consciência da importância do meu passado na construção de quem sou hoje […]. Mas sem ele, quem somos? Valem nada nossas conquistas se não temos ao lado aqueles que testemunharam o quanto a gente batalhou pra chegar até aqui. […] Amigos novos são bem-vindos […], mas há certos momentos em que precisamos de um espelho humano, alguém em quem possamos nos refletir e avalizar nossa origem e identidade. […]Vínculos. Um conforto para o que nos amedronta tanto, que é a passagem do tempo. Martha Medeiros Qual é a tese defendida pela autora?
A lembrança de uma fruta colhida no quintal pode remeter ao passado.
Os amigos novos são o frescor do envelhecimento.
As relações antigas nos ligam aos fatos que vivemos no passado.
O envelhecimento necessita dos amigos da juventude.
6
QUESTÃO 6 - (SPAECE) Receitas da vovó Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. […] Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. […] Revista Vida Simples A tese defendida pelo autor é que as receitas culinárias:
Indicam o modo de falar em determinada região.
Resgatam nossas tradições familiares e étnicas.
Fazem com que lembremos da nossa infância.
São uma parte importante da cultura brasileira.
São as que só nossas mães ou avós conhecem.
7
QUESTÃO 7 - (SAEPE) A geração “Eu” Os tocadores de música digital vêm causando danos aos usuários – e não se fala aqui de problemas auditivos. Os jovens andam tão entretidos com suas músicas que deixam de interagir com os demais. […] A psicóloga americana Jean Twenge […] propõe a denominação iGeneration para os nascidos entre 1991 e 1999. […] Pode-se fazer algo? Sim. Os pais devem incentivar as atividades coletivas e limitar o tempo passado com fones de ouvido – duas horas de egoísmo é um bom limite. Revista da Semana. 14 jan. 2008. O texto defende a ideia de que:
Os iPods contribuem para a alienação dos jovens.
As novas tecnologias prejudicam muito a saúde.
As pessoas jovens têm sérios problemas auditivos.
Os jovens de hoje andam com fones de ouvido.
Os adolescentes são bastante individualistas.
8
QUESTÃO 8 - (AREAL) Saber não ocupa lugar O sucesso na vida pessoal e profissional depende de um aprendizado contínuo. Devemos estar dispostos a aprender e aumentar nosso nível de cultura e experiência sempre. […] O saber nos leva a crescer, pessoal e profissionalmente. […] COSTA, João José da. A sabedoria dos ditados populares. 2009. Nesse texto, o autor defende a ideia de que:
O sucesso é reflexo do nível cultural.
A sabedoria é coerente com a personalidade.
O saber é fruto de uma vida melhor e mais equilibrada.
A sabedoria é obtida pela educação formal.
O conhecimento é indispensável para uma vida melhor.