Cursos de Cenografia - Quiz II
Quiz para avaliação da aprendizagem dos alunos do nosso curso de Produção de Cenografia
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Para a confecção do fechamento laterais (profundidade) de números e letras de madeira ou outro material, usamos qual tipo de material?
O fechamento de qualquer tipo de letras ou números deverá ser feito com compensado flexível de 6 mm ou 4 mm, com os tarugos de espaçamento entre as faces no mesmo tamanho do compensado.
Da mesma forma que são confeccionadas as cambotas em compensado comum de 15 mm, as paredes e o fechamento também deverão ser de compensado grosso para maior resistência.
Poderemos usar qualquer material como o OSB, compensado ou mesmo MDF, desde que seja de 10 mm ou maior, para o fechamento das paredes retas e o compensado flexível para as paredes curvas.
Depende da utilização da peça, em locais onde há umidade deveremos utilizar o OSB para todas as paredes retas e curvas
Para as letras e números utilizamos sempre o compensado flexível de 6 mm para as paredes curvas e o compensado comum de 6 mm para as paredes retas
2
Quais das alternativas abaixo é totalmente verdadeira?
O Proscênio é o espaço à frente do palco que aumenta a interação do ator com a platéia e hoje é muito utilizado para talkie show.
Na planta baixa poderemos ver todos os acabamentos do cenário, inclusive alturas e rebaixamentos.
A utilização das quarta-paredes em um cenário ficam sujeitas ao tamanho da boca de cena e poderão receber acabamento de teto de fechamento para câmera.
Os reguladores de palco existem para defender o vazamento dos refletores situados nas longarinas ao longo do palco e são pretos.
Podemos garantir que as vergas e os painéis de defesa são elementos de defesa externos de um cenário e dependem do posicionamento de câmera para serem posicionados.
3
Com relação ao piso em um cenário, podemos garantir que:
O plástico reciclado é colocado antes do piso para proteger da sujeira proveniente da montagem dos móveis e da pintura do cenário, sendo retirado antes da gravação.
O sentido da colocação do piso é indiferente, pois em nada interfere na montagem do cenário, desde que seja o primeiro a ser montado.
Em todos os casos para o cálculo da quantidade de piso de um cenário precisaremos das plantas de corte além da planta baixa para efetuar corretamente a quantidade.
A direção da colocação do piso depende dos tamanhos da profundidade e largura do palco, e caso sejam próximos, optamos em colocar as emendas em função da boca de cena.
Quando um cenário tiver pouca profundidade podemos garantir que a melhor direção para as emendas é paralelo a boca de cena, independente da largura da boca.
4
Para efetuarmos a compra do piso para um cenário é correto dizer:
O primeiro passo é saber a unidade de fornecimento, fazer o cálculo da metragem quadrada arredondando para esta unidade e optar quando possível a direção da colocação em função da boca, além de nunca inverter o sentido de colocação.
Realizamos as medidas utilizando a área correta do cenário independente de qual tipo de piso, dando sempre uma margem de perda, sendo maior para piso com padronagens ou desenhos e menor para lisos.
Por ser o primeiro material a ser montado em um cenário, o piso deverá chegar primeiro no local da montagem, devendo ser carregado no caminhão em primeiro lugar.
Devemos prever sempre uma perda de 10% para a compra do piso não importando a padronagem do piso.
Pisos lisos (tipo carpetes) tem uma perda maior que os pisos vinílicos.
5
Ao analisarmos o vídeo abaixo, o que podemos verificar e considerar como erro de cenografia na passagem da locação (cidade cenográfica) para o cenário do interior do quarto (estúdio)? https://www.youtube.com/watch?v=VEysynffjuw
Todas as respostas são erros de continuidade de cenografia.
Existem mais janelas na locação do que no estúdio.
As paredes das janelas na locação estão em paredes não alinhadas e as do estúdio são alinhadas.
O afastamento entre as janelas está maior no estúdio do que na locação
Pouco espaço ao lado da menina na janela da locação em relação ao estúdio.
6

Em relação ao trainél, podemos afirmar que:
Os "esquadros" instalados em cada canto servem para dar maior estabilidade a peça, não precisando de mais nada para que fiquem em pé em qualquer espaço interno.
Não são indicadas para saias de palco ou para espaços que necessitam de grande acabamento e são indicadas para áreas externas apenas com a colocação de lonas.
Precisa de travamento externo para se manter em pé e só poderá ser utilizado como contenção de público em eventos de médio e pequeno porte.
É a peça mais leve da Cenografia para paredes cenográficas, porém não possue muita resistência e deve ser colocada distante da ação do público.
Necessita de acabamento de forração, podendo ser adesivado ou mesmo forrado com tecido ou lona. Não é indicado o uso de carpete ou malha.
7

Com relação a uma montagem onde necessito de acabamento com adesivo 3D, fibra ou isopor. É correto afirmar que:
É aconselhável utilizarmos colunas e tapadeiras para aplicar o relevo e posso utilizar a iluminação cênica afastada da parede para acentuar a profundidade.
Precisarei usar colunas e tapadeiras para aplicar o relevo e posso utilizar a iluminação cênica encostada na parede para acentuar a profundidade.
Posso usar tapadeiras ou trainéis para fazer as paredes cenográficas, pois ambas se comportam bem com o acabamento 3D, e utilizo a iluminação cênica em qualquer angulo nas paredes.
A iluminação das paredes é indiferente para o abamento final, pois o que realmente importa é a pintura de arte que será feita nas peças 3D
É aconselhável utilizar trainéis para as paredes para reduzir o peso das peças e utilizar a iluminação cênica na diagonal para valorizar a profundidade.
8

Ao realizarmos um cenário para estúdio como complemento a uma locação, o que devemos levar em consideração?
Apenas a porta de entrada precisará ser idêntica pois existe uma continuidade de cena.
Os formatos, cores, acabamentos e posições das janelas e portas externas, assim como o vazamento externo que precisarão ser reproduzidos o mais real possível no estúdio.
A locação não tem importância para definirmos o interior do cenário do estúdio, pois as tomadas não possuem continuidade direta.
A locação deverá seguir exatamente o cenário de estúdio que é criado antes e precisará ser respeitado na escolha do exterior para que as cenas tenham continuidade.
Apenas para televisão é preciso que ambos cenários sejam idênticos. No cinema esta situação é sempre resolvida como cenário virtual.
9

Podemos garantir que para o melhor resultado com o cenário virtual devemos:
Fazer uma iluminação bem distribuída, ter afastamento do chroma-key e cuidado nas cores do figurino.
Usar apenas o azul e o verde como fundos para o cenário virtual, pois são apenas estas duas cores que podem ser cortadas.
O piso e as paredes do elemento a ser recortado precisam sempre ser de chroma-key e as cores do elemento a ser recortado precisará ser escura e diferente da usada no chroma-key.
Utilizar refletores que iluminem tanto o fundo quanto o elemento a ser recortado no mesmo tom de cor e utilizar o figurino na mesma cor do fundo do chroma-key escolhido.
Encostar o elemento a ser "recortado" no chroma-key para que o computador possa identificar com facilidade e realizar melhor o recorte.
10
Quais as principais informações que precisaremos do cliente, para para que façamos um projeto e orçamento que atenda a necessidade do cliente/diretor e evitemos erros graves?
Orçamento do cliente, áreas de construção, deadline, tipo de transporte e equipes de construção e montagem.
Qual a utilização e vida útil das peças, o orçamento disponível pelo cliente, data do evento, local de montagem e formas de pagamento.
Qual a utilização e vida útil das peças, o orçamento disponível pelo cliente, local de construção e formas de pagamento e equipes de construção e montagem.
Início de construção e prazo de montagem, transporte, equipes de construção e montagem, local de montagem e formas de pagamento.
Melhor maneira de construir para transportar e armazenar as peças, local de montagem, pagamentos a fornecedores e prazos e formas de pagamento.