Climatologia, meteorologia e Hidrografia

Climatologia, meteorologia e Hidrografia

Revisão para Prova Paulista 1ª série

Imagem de perfil user: Rita De Cassia Natal Tasso

Anúncios

1

Leia o texto para responder à questão: Um município está planejando suas ações para lidar com variações atmosféricas e quer entender a diferença entre tempo e clima. A equipe de gestão ambiental fez as seguintes perguntas: I. "Qual será a temperatura e a chance de chuva no próximo fim de semana?" II. "Nos últimos 30 anos, qual foi a média das chuvas na nossa região?" Com base nessas perguntas, qual alternativa explica corretamente a diferença entre tempo e clima?

Ambas as perguntas se referem ao tempo, pois analisam a atmosfera e seus fenômenos em diferentes períodos.
Ambas as perguntas se referem ao clima, já que qualquer dado sobre temperatura e chuva faz parte das características climáticas da região.
O tempo e o clima são conceitos idênticos, já que ambos se referem à variação da temperatura e da chuva.
O tempo atmosférico pouco influencia o clima, pois as variações diárias de temperatura e chuva não alteram os padrões climáticos de uma região.
A primeira pergunta refere-se ao tempo, pois trata de condições atmosféricas momentâneas, enquanto a segunda se refere ao clima, pois envolve um padrão de longo prazo.
2
Observe as imagens para responder à questão: 

Observe as imagens para responder à questão: 
Qual medida é capaz de minimizar as mudanças apresentadas nas simulações?

Observe as imagens para responder à questão: Observe as imagens para responder à questão: Qual medida é capaz de minimizar as mudanças apresentadas nas simulações?

Controlar as emissões de carbono.
Priorizar a utilização de termoelétricas.
Expandir o transporte marítimo.
Incentivar os fluxos migratórios.
Monitorar as atividades vulcânicas.
3

Leia o texto para responder à questão: As ondas de calor, vendavais, inundações e alagamentos são cada vez mais frequentes, representando uma nova realidade climática em todo mundo. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas vivem em áreas vulneráveis a esses eventos, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (CEMADEN). Por trás desses números, há uma realidade preocupante: as mudanças climáticas não afetam todos igualmente. Elas amplificam as desigualdades existentes, lançando os mais pobres para uma situação ainda mais precária. Fonte: https://www.uninter.com/noticias/aquecimento-global-e-desigualdade-um-olhar-sobre-os-mais-vulneraveis O texto revela que o aquecimento global tem gerado uma série de impactos tanto no âmbito social quanto econômico. Sobre isso, marque a alternativa correta.

O aquecimento global leva ao aumento das catástrofes naturais, como enchentes e secas, o que resulta em custos econômicos elevados e deslocamento forçado de populações.
O aumento das temperaturas globais favorece o crescimento do turismo, já que mais pessoas procuram destinos com climas mais quentes o ano inteiro.
O aquecimento global contribui para o aumento das desigualdades sociais, com a migração de populações mais ricas para regiões com melhores condições climáticas, deixando as mais pobres para enfrentar os desastres naturais.
O aquecimento global não afeta as economias locais, uma vez que as regiões mais impactadas já possuem recursos financeiros suficientes para se adaptar às mudanças.
O aumento da temperatura global pode gerar uma maior estabilidade agrícola, já que climas mais quentes favorecem o cultivo de alimentos em todas as regiões do planeta.
4

Leia o texto para responder à questão: As provas são irrefutáveis: a menos que tomemos ações imediatas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, jamais conseguiremos evitar as piores consequências da mudança climática. O mundo já está mais quente que no período pré-industrial em 1,2 °C, e cada fração de grau conta. Estima-se que, com um aumento de 2 °C na temperatura global, tenhamos secas mais severas, inundações mais devastadoras, além de mais queimadas e tempestades. Fonte: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/10-dicas-para-combater-crise-climatica Sobre as principais práticas para combater os fenômenos expostos no texto, marque a alternativa correta.

A queima de combustíveis fósseis deve ser incentivada para aumentar a produção de energia e combater os efeitos do aquecimento global.
A expansão das monoculturas agrícolas deve ser estimulada, pois contribui para o aumento da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.
A proteção e o aumento das áreas de florestas, como as florestas tropicais, são práticas fundamentais para a captura de carbono e mitigação das mudanças climáticas.
O aumento da produção de produtos plásticos é essencial para diminuir a pegada de carbono e reduzir os danos ao meio ambiente.
O incentivo à industrialização com a utilização intensiva de carvão e outros recursos naturais é uma prática eficaz para conter os efeitos das mudanças climáticas.
5

(UFN 2019 – Adaptada) Na Geografia, existe uma diferenciação entre tempo e clima, isto é, entre as condições meteorológicas e climatológicas. Trata-se de conceitos distintos que representam diferentes escalas de um mesmo fenômeno. Sendo assim, pode-se dizer que tempo atmosférico é o(a):

temperatura quente o ano inteiro, apresentando duas estações bem definidas: inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso.
ocorrência de chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual.
sucessão habitual de diferentes estados do tempo, que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo dos anos e em determinada região
estado físico momentâneo das condições atmosféricas em um determinado momento e local. O tempo atmosférico é uma condição passageira dos elementos do clima.
6

(UEFS, 2017) Os elementos climáticos caracterizam o clima que são definidos por fatores ou fenômenos. A partir dos conhecimentos sobre os elementos e fatores climáticos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

O impacto do desmatamento no clima recai sobre o regime de chuvas, em decorrência da diminuição da emissão de umidade para atmosfera. Os movimentos das massas de ar e dos ventos resultam da desigual distribuição de energia solar nas diversas latitudes.
As áreas sob a influência da continentalidade apresentam temperaturas mais elevadas, devido à baixa umidade relativa do ar.
Na circulação atmosférica, as massas de ar de características diferentes entram em contato entre si, dando origem às frentes frias e, como consequência, as chuvas orográficas.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.