
CÍRCULO DE CULTURA VIRTUAL-PACTO DA EJA
HITÓRIA DOS SUJEITOS DA EJA NO TERRITORIO
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1. Qual das seguintes opções melhor descreve a importância de estudar as histórias dos sujeitos em um território?
Para entender como as identidades individuais e coletivas são moldadas pelas experiências no espaço geográfico e social.
Somente para preservar a memória de figuras públicas notáveis.
Principalmente para analisar dados demográficos e econômicos de uma região.
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2. De que maneira as narrativas orais e as tradições culturais contribuem para a compreensão das histórias dos sujeitos no território?
Elas oferecem perspectivas diretas das experiências vividas, transmitindo conhecimentos, valores e memórias de geração em geração.
Elas apenas perpetuam mitos e lendas sem base na realidade.
Elas servem unicamente como forma de entretenimento para as comunidades.
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3. O artigo "Histórias dos Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Território e Seus Itinerários Formativos" enfatiza a importância de reconhecer que os alunos da EJA...
...trazem consigo uma rica bagagem de vivências e saberes construídos em seus territórios.
...chegam à EJA sem experiências de aprendizado prévias.
...possuem um histórico escolar linear e contínuo.
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4. Qual o papel das instituições (como escolas, igrejas e governos locais) na construção das histórias dos sujeitos em um território?
Elas apenas refletem as histórias preexistentes dos sujeitos, sem exercer influência.
Elas atuam como agentes que moldam valores, conhecimentos e práticas sociais, influenciando a forma como os sujeitos se relacionam com o território e uns com os outros.
O papel delas é estritamente político, sem impacto nas histórias individuais.
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5. Ao analisar as histórias dos sujeitos no território, qual a importância de considerar a perspectiva da diversidade e da pluralidade de experiências?
Apenas a perspectiva dos grupos dominantes é relevante para a história de um território.
É crucial para evitar uma visão homogênea e incompleta, reconhecendo as diferentes vivências de gênero, raça, classe social, orientação sexual, entre outras, que enriquecem a compreensão da história local.
A diversidade de perspectivas apenas complica a análise histórica, tornando-a menos objetiva.