
CFAQ-Moc/Mom, Taifeiro (Marinha Mercante)
Para todos que querem treinar para passar na prova!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou, em dezembro de 2018, o programa “Patronos da Cultura Naval”. A iniciativa, pioneira no âmbito da Marinha do Brasil, busca reunir colaboradores que possibilitem, via apoio financeiro, o desenvolvimento e a realização de atividades culturais e educativas conduzidos pela Diretoria, em conjunto com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro e a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR). A palavra “iniciativa”, que aparece no primeiro parágrafo, deve ser corretamente classificada como uma forma:
pronominal.
substantiva.
adjetiva.
verbal.
adverbial.
2
Programa da Marinha destina aportes financeiros a ações culturais e educativas Doações podem ser feitas como parte do pagamento destinado ao Imposto de Renda. Disponível em <https://www.agencia.marinha.mil.br/educacao e-cultura/programa-da-marinha-destina-aportes financeiros-acoes-culturais-e-educativas>. Acesso em 08/01/2025. Com adaptações. A apresentação do texto no formato título + lide (ou subtítulo) + corpo + referência, bem como o objetivo principal do texto, permitem interpretá lo como pertencente ao gênero:
crônica.
esquete.
notícia.
epístola.
solilóquio.
3
Assinale a opção em que a palavra retirada do texto pode ser classificada, quanto à sílaba tônica, exclusivamente como paroxítona: EX: oxítona (nesse caso, a última sílaba é a tônica); proparoxítona (todas as proparoxítonas são acentuadas);
cultura.
culturais.
importância.
patrimônio.
jurídicas.
4
“Dar o devido protagonismo à cultura é a missão do ‘Patronos da Cultura Naval’. Mais do que parceiros, o programa reúne amigos e entusiastas da cultura que nos ajudam a transformar projetos de grande *IMPACTO* social em realidade” (3º§). O termo destacado foi formado pelo processo conhecido como: EX: Derivação imprópria ocorre quando uma palavra muda de classe gramatical sem sofrer alteração em sua forma. Exemplo: “o jantar” (substantivo formado a partir do verbo “jantar”); Derivação regressiva forma substantivos a partir de verbos, geralmente retirando um sufixo verbal. Exemplo: “pescar” → “pesca”; Composição por justaposição ocorre quando duas palavras se unem sem alteração fonética. Exemplo: “passatempo”, “paraquedas”; Acronímia é a formação de palavras a partir de iniciais, como ONU ou INSS; Derivação sufixal (formada por sufixo -ismo).
composição por justaposição.
derivação imprópria.
acronímia.
oneonímia.
derivação regressiva.
5
“Dar o devido protagonismo à cultura é a missão do ‘Patronos da Cultura Naval…’” (3º§). O emprego do acento grave indicativo de crase no trecho acima: EX: O termo destacado é “à cultura”, ou seja, há a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, que acompanha o substantivo feminino “cultura”. O verbo “dar” exige preposição “a”: Dar algo a alguém ou a alguma coisa. Aqui: dar o protagonismo à cultura. O substantivo “cultura” exige artigo feminino "a". Assim: a (preposição) + a (artigo) = à (crase obrigatória)
ocorreu devido à exigência da preposição “a” pelo verbo “Dar” e à admissão de artigo feminino “a” pelo substantivo “cultura”.
está incorreto e não deveria ter acontecido.
é opcional, pois esse acento é um mero
recurso de estilo que o autor decidiu usar para
ficar mais bonito.
ocorreu devido à exigência de preposição “a”
pelo substantivo “protagonismo” e a admissão de
artigo feminino “a ” pelo substantivo “missão”.
é obrigatório devido à presença do pronome
demonstrativo “a”.
6
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou, em dezembro de 2018, o programa “Patronos da Cultura Naval”. A iniciativa, pioneira no âmbito da Marinha do Brasil, busca reunir colaboradores que possibilitem, via apoio financeiro, o desenvolvimento e a realização de atividades culturais e educativas conduzidos pela Diretoria, em conjunto com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro e a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR). O núcleo do sujeito do verbo “busca”, no primeiro parágrafo, é:
apoio.
iniciativa.
um termo oculto na frase.
pioneira.
colaboradores.
7
Um marinheiro de convés precisa cobrir uma antepara (parede) triangular com tinta. A base da antepara mede 15 metros, e a altura relativa a essa base é de 10 metros. Sabendo-se que cada litro de tinta cobre 5 metros quadrados, quantos litros de tinta o marinheiro precisará utilizar para cobrir todo o painel, sem desperdiçar? EX: Área= base×altura/2 Dados: Base = 15 metros; Altura = 10 metros Área: 15×10=150/2=75m Cada litro de tinta cobre 5 m² Litros necessários=75/5= ?
15 litros
10 litros
12 litros
18 litros
17 litros