
Avaliação Quantitativa de Inglês UESPI - LP
Esta é a 2ª Avaliação de Inglês Instrumental para alunos do curso de Letras Português, 1º período, Campus CCHL - Torquato Netto, Pirajá.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

A compreensão de um texto depende em grande parte do conhecimento prévio que o leitor já possui e que se encontra armazenado em sua memória - a esse conhecimento prévio, chamamos de...

downgrade knowledge

upgrade knowledge

background knowledge
2

Estas são técnicas de leitura voltadas ao aprendizado da leitura e se desenvolvem como estratégias/técnicas de compreensão em leitura por parte do aluno. O scanning é uma estratégia de leitura que consiste em ...
... correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação desejada. Quando buscamos uma informação específica, concentramos a atenção apenas em identificá-la, ignorando outros detalhes do texto.
... correr lentamente os olhos pelo texto até localizar a informação desejada. Quando buscamos uma informação específica, concentramos a atenção apenas em identificá-la, ignorando outros detalhes do texto.
... fixar os olhos no texto de modo a localizar a informação desejada. Quando buscamos uma informação específica, concentramos a atenção apenas em identificá-la, ignorando outros detalhes do texto.
... não correr os olhos pelo texto até localizar a informação desejada. Quando buscamos uma informação específica, concentramos a atenção apenas em identificá-la, ignorando outros detalhes do texto.
3

Alguns exemplos típicos são o uso de dicionário para obter informação sobre o significado de palavras, a bsuca de um número na lista telefônica ou o uso de um índice de uma revista ou livro para encontrar um artigo ou capítulo de seu interesse. Os exemplos acima referem-se a que estratégia de leitura?
SKIMMING
SCANNIG
4

Qual dessas técnicas não se exige leitura completa nem detalhada do texto?
SCANNING
SKIMMING
5

Qual dessas estratégias de leitura que consiste em observar o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral sem se preocupar nos detalhes, para isso, é necessário o leitor prestar atenção ao layout do texto, título (subtítulo, se houver), cognatos, primeira e última linhas de cada parágrafo, bem como a informação não verbal (figuras, gráficos, imagens, tabelas etc)?
SCANNING
SKIMMING
6

Sabe-se, não raro, que a informação não-verbal é ignorada ou supérflua pelo leitor, no entanto, se o leitor colocou a informação não-verbal à disposição do texto, ...
... é porque ela deve ser colocada em segundo plano.
Todas as afirmações estão erradas
... é porque ela deve ser prescindível.
... é porque ela deve ser observada.
7

A leitura do texto passa a ser apenas a confirmação das informações obtidas por meio de tais recursos. A quê essa afirmação está se referindo?
Todas as alternativas acima estão erradas
INFORMAÇÂO NÃO-VERBAL
SKIMMING
SCANNING
8

É uma estratégia de grande valor na compreensão de textos. Muitas adivinhações/suposições que podem ser rejeitadas ou confirmadas, ocorrem até o leitor chegar à interpretação da mensagem. Essa habilidade é utlitizada também para resgatar mensagens que não são indicadas explicitamente no texto. A que estratégias entre a imagem aponta de num5, 6, 7 e 8.

5 - SKIMMING

6 - SCANNING

7 - INFORMAÇÃO NÃO-VERBAL

8- INFERÊNCIA CONTEXTUAL
9

São formados de um núcleo (substantivo) e um ou mais modificadores (que podem ser adjetivos ou outros substantivos). Em língua portuguesa, estas palavras aparecem depois do núcleo (ex.: escândalos FINANCEIROS). Em lingua inglesa, estas palavras aparecem quase sempre antes do núcleo (ex.: FINANCIAL scandals). É por isso que é importante observar que, em língua inglesa, o núcleo quase sempre será a última palavra. O conceito acima refere-se a:
o Grupo Numeral (modificadores = substantivos, adjetivos, artigos, numerais etc).
o Grupo Proniminal (modificadores = substantivos, adjetivos, artigos, numerais etc).
o Grupo Nominal (modificadores = substantivos, adjetivos, artigos, numerais etc).
o Grupo Frasal (modificadores = substantivos, adjetivos, artigos, numerais etc).
10

Este recurso leva a uma interligação lógica das sentenças que compõem um texto. Em vez de repetir algo mencionado anteriormente, pode-se utilizar elementos de referência. Estes têm afunção de levar o pensamento do leitor de volta para algo que foi mencionado, ligando as ideias, tornando o texto menos repetitivo.
REFERÊNCIA COLOQUIAL
REFERÊNCIA NOMINAL
REFERÊNCIA ADVERBIAL
REFERÊNCIA PRONOMINAL