
Agentes Dispersores e Botânica
Criado Pelos Alunos Da Turma 017B:
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Quando falamos em agentes polinizadores, é comum nos lembrarmos da polinização das flores por animais. No entanto, as plantas sem flores (gimnospermas) também sofrem polinização. Nesse grupo, o principal agente polinizador é (são):
Vento
Insetos
Chuva
Água
Mamíferos
2

As flores das angiospermas são, muitas vezes, polinizadas por animais e apresentam características que permitem relacioná-las com um determinado polinizador. Flores que se abrem a noite, que possuem coloração pouco vistosa e muito néctar, por exemplo, podem ser polinizadas por:
Abelhas
Morcegos
Aves
Lagartos
Mosquitos
3

A polinização por insetos é, sem dúvidas, uma das formas mais importantes de polinização das angiospermas. Esse tipo de polinização é chamado de:
Ornitofilia
Entomofilia
Quiropterofilia
Anemofilia
Hidrofilia
4

(PUC-RIO) Há muito tempo a ação dos polinizadores é conhecida e considerada como um elemento-chave na reprodução das angiospermas. A associação existente entre polinizadores e angiospermas é um caso de:
Comensalismo
Mutualismo
Parasitismo
Competição
Inquilinismo
5

(Enem) A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o (a)
Intensificação da cor das pétalas
Aumento do número de estames
Disponibilização do néctar
Diminuição do cálice
Alongamento do ovário