África século XV

África século XV

Teste seus conhecimentos sobre a África no século XV

Imagem de perfil user: Maria Marcela
Maria Marcela

Anúncios

1

Na metade do século IV, o Estado de maior expressão no vasto território da Núbia era conhecido pelo nome de Axum. Herdeiro das tradições de Meroé, distinguia-se delas devido a uma alteração cultural fundamental: a adoção do cristianismo. Considerando as formas de organização social e religiosa das sociedades africanas anteriores à expansão europeia no continente, assinale a alternativa INCORRETA.

O monofisismo é uma interpretação dos evangelhos que se difundiu em Alexandria e considerava que a natureza divina de Cristo prevalece sobre a natureza humana.
A igreja axumita foi considerada uma igreja cismática pelas autoridades religiosas de Roma e de Bizâncio.
O cristianismo difundido na África não gerou conflitos com o posicionamento de autoridades religiosas de Roma ou de Bizâncio.
Sociedades africanas antigas possuíam formas de organização social matrilineares, situação que começou a mudar a partir da lenta adoção do cristianismo e do Islamismo.
2

(...) quais mecanismos levaram à escravidão nas sociedades africanas do século VII ao século XV? (...) Genericamente, a escravidão esteve presente na África como um todo, fazendo-se necessário observar as especificidades históricas próprias de complexos sociais e políticos e das formas de poder das diversas sociedades africanas. Mas é fundamental acrescentar que a dinâmica e a intensidade da escravidão no continente africano tem a ver com a maior ou menor demanda do tráfico atlântico gerada pelo expansionismo europeu na América. Isso acarreta mudanças sociais na África, como a expansão e a subsequente transformação da poligenia, o desenvolvimento de diferentes tipos de escravidão no continente, além do empobrecimento de uma classe de mercadores africanos A partir do fragmento, é correto afirmar que

a existência da escravidão na África negra era desconhecida até a chegada dos primeiros exploradores coloniais, caso dos portugueses, que impuseram essa forma de organização do trabalho, condição necessária para a posterior acumulação de capitais entre as elites regionais africanas.
a maior mudança ocorrida na África, após a imposição do colonialismo ibérico, esteve relacionada com a passagem da mercantilização do trabalho compulsório para formas & mais brandas de exploração da escravidão, com o avanço de direitos para os africanos convertidos ao cristianismo.
a escravidão existente no continente africano, antes da expansão marítima, tinha uma multiplicidade de características, sendo inclusive doméstica, e o tráfico de escravos, para atender aos interesses mercantilistas europeus, trouxe decisivas transformações para as inúmeras regiões da África.
a chegada do colonialismo europeu na África subsaariana foi fundamental para o desenvolvimento do continente, em razão da organização do tráfico intercontinental de escravos, permitindo que a maior parte das rendas advindas dessa atividade ficasse no próprio continente.
as práticas de utilização do trabalho compulsório em todo o território africano, até a chegada dos exploradores europeus, estavam articuladas com a essência da religiosidade do continente, caracterizada pela concepção de que os sacrifícios materiais levavam os homens à graça divina.
3

África. "Um dia os homens brancos chegaram em navios com asas, que brilhavam como facas ao sol. Travaram duras batalhas com o N'gola e cuspiram fogo nele. Conquistaram as suas salinas e o N'gola fugiu para o interior, para o rio Lucala. Alguns dos seus súditos mais corajosos ficaram perto do mar e quando os homens brancos vieram trocaram ovos e galinhas por tecidos e contas. Os homens brancos voltaram outra vez. Trouxeram-nos milho e mandioca, facas e enxadas, amendoim e tabaco. Daí em diante até os nossos dias, os brancos só nos trouxeram guerras e misérias". N'gola - Termo frequentemente utilizado por africanos e europeus entre os séculos XV e XVIII para referir-se genericamente aos chefes locais na região de Angola.” O Texto é um relato sobre a chegada dos portugueses na África, recolhido oralmente na tribo Pende, que vivia na costa de Angola no século XVI. A partir desta leitura, conclui-se que.

o interesse dos portugueses na África era pelo escambo e pelo comércio, inexistindo as táticas de conquistas territoriais comuns no século XVI.
o contato dos portugueses na costa de Angola foi diferente do contato na costa brasileira, porque não houve escambo no caso da África.
a colonização portuguesa de Angola contribuiu para a produção de uma memória que enaltece a superioridade dos brancos
os N'gola resistiram às investidas dos portugueses no litoral, organizando-se no interior de Angola contra a exploração comercial dos europeus.
a experiência de contato com os portugueses no século XVI produziu uma série de consequências desagradáveis para a população local.
4

A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos. O "desafio" mencionado no excerto pode ser exemplificado

pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.
pela interferência política das organizações não governamentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU.
pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpotências.
pela ausência de investimentos estrangeiros e pela ausência de espírito liberal e democrático no continente.
pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram.
5

O que eram as “feitorias” instaladas pelos portugueses na costa africana?

Cidades onde os portugueses moravam com os africanos
Fortalezas militares para conquistar o interior da África
Igrejas católicas para converter africanos
Postos comerciais usados para trocar mercadorias
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.