
Anúncios
1
O que é a saúde do trabalhador?
A saúde do trabalhador é um conjunto de atividades no campo da saúde coletiva que se destina por meio de ações epidemiológicas e sanitaristas, a colaboração dos trabalhadores que são submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que através de ações de vigilância epidemiológica e sanitárias, visam a promoção e proteção assim como a recuperação e reabilitação da Saúde desses trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindo das condições de trabalho.
2
O processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho sendo condicionadas e determinadas pelas condições de vida das pessoas. Sendo expressas entre trabalhadores pelo modo como vivenciam as condições e os processos e os ambientes em que trabalham. Essa relação direta no processo saúde e doença do trabalhador deve ser:
O processo saúde e doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho e não deve ser reduzido a uma relação mono casual entre doença e um agente específico ou multicausal entre doença e um grupo de fatores de riscos (físicos,químicos,biológicos e mecânicos presentes no ambiente de trabalho)
O processo saúde e doenças dos trabalhadores tem relação indireta com o seu trabalho e deve ser reduzido a uma relação mono casual entre doença e um agente específico ou multi casual, entre a doença e um grupo de fatores de riscos (físicos, químicos, biológicos e mecânicos), presentes no ambiente de trabalho.
3
Qual a importância da saúde dos trabalhadores?
Compreender as relações entre o trabalhador e o empregador
compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença
4
Quais são os objetivos?
Conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora independente da forma de isenção no mercado de trabalho e do veículo trabalhista estabelecido.
Intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde visando eliminá-los avaliando posteriormente o impacto das medidas adotadas para essa eliminação de agravos à saúde.
Estabelecer sistemas de informação em saúde do trabalhador.
Banalizar a tomada de decisões dos órgãos competentes.
5
Quais são os princípios e diretrizes de acordo com a política nacional de saúde do trabalhador?
Universalidade, integralidade, descentralização, hierarquização, equidade, precaução e participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social.
Universalidade, integralidade, participação dos gestores, descentralização, hierarquização, equidade e precaução.
6
Qual a lei que protege o trabalhador?
Lei 5452/1943 um dos primeiros instrumentos de inclusão social no Brasil considerado patrimônio do trabalhador e passaporte da cidadania.
Lei 8.080/1943 um dos primeiros instrumentos de inclusão social no Brasil considerado patrimônio do trabalhador e passaporte da cidadania.
7
Qual o papel da enfermagem na saúde do trabalhador?
Elaborações de higiene, medicina e segurança do trabalhador, além de ações educativas e administrativas que envolvem proteção contra agentes. Implantação de projetos e identificação de problemas que agregam o trabalhador.
Cuidados trabalhadores doentes após agravos à saúde advindos do ambiente trabalhista
8
Qual a missão da saúde do trabalhador
Prestar assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças, realizando promoção, proteção e recuperação, além de investigar as condições do ambiente do trabalho utilizando dados epidemiológicos e sanitários.
Evitar que os trabalhadores fiquem doentes e faltem ao trabalho.