Genética mitose meiose lei de mendel

Genética mitose meiose lei de mendel

Genética é a área da biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a transmissão de características de pais para filhos. A palavra genética vem do grego génesis, que significa "origens".

Anúncios

1

Em sistemas de produção da carne, o conhecimento dos fatores que determinam o crescimento e o desenvolvimento do organismo como um todo é fundamental. A fase de hiperplasia (multiplicação das células musculares) nos mamíferos ocorre na fase de gestação. o tipo de divisão celular que caracteriza a hiperplasia durante a gestação é:

a divisão celular do tipo mitose mantém o número de cromossomos, preservando a identidade genética.
A meiose é responsável pela formação de gametas (óvulos e espermatozoides) e não pela multiplicação das células musculares.
A endocitose é um processo de transporte de substâncias para dentro da célula, não relacionada à divisão celular ou ao crescimento celular.
2

A droga vinblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Tendo em vista que essa droga impede a formação de microtúbulos, sua interferência no processo de divisão celular será na:

Condensação dos cromossomos
Descondensação dos cromossomos
Duplicação dos cromossomos
Migração dos cromossomos
Permutação entre homólogos
3

A reprodução sexuada trouxe vantagens sobre a assexuada, de tal modo que algumas espécies, quando em condições de risco, trocam a reprodução assexuada pela sexuada. A reprodução sexuada ocorre pela união de gametas formados a partir da meiose. Considere as consequências da meiose e os conceitos de reprodução sexuada ou não e marque a alternativa incorreta:

A reprodução sexuada se dá pela união de gametas, que, na formação, ocorre o crossing-over, permitindo a troca de material genético entre os cromossomos homólogos.
A variabilidade provocada pelo crossing-over é importante para a evolução e adaptação das espécies que se reproduzem sexuadamente, uma vez que, quando em condições ambientais desfavoráveis permite os indivíduos terem diferentes respostas.
Não existe diferença entre os mecanismos de reprodução sexuada e assexuada, uma vez que o resultado é sempre indivíduos da mesma espécie.
A reprodução assexuada não promove a variabilidade genética pela recombinação dos cromossomos homólogos.
4

Em caprinos, a presença ou ausência de chifres é determinada por um gene de dominância completa em que o alelo Ho+, em homozigose recessiva, dá origem ao aparecimento de chifres, e o alelo Hop, dominante, produz a ausência de chifres. Já a presença ou ausência de brincos é determinada por um gene autossômico dominante (Wa), que possui dois alelos Waw, que induz à presença de brincos e que é dominante sobre o recessivo Wa+, que induz sua ausência:

Se todo animal com chifres apresenta brincos, as características não seguem o princípio da distribuição independente (2ª Lei de Mendel)
Se o animal mocho apresenta-se com e sem brincos, estas características não seguem o princípio da distribuição independente (2ª Lei de Mendel).
Durante a formação dos gametas, o alelo Ho pode ser transmitido junto com o alelo Wa ou Wa+, não respeitando a segunda lei de Mendel.
A relação de dominância entre os alelos do mesmo gene (do brinco ou do chifre) é o que foi descrito pela primeira Lei de Mendel.
5

Uma característica recessiva determinada por gene ligado ao cromossomo X condiciona que:

As fêmeas tenham maior probabilidade de serem afetadas
Os machos tenham maior probabilidade de serem afetados
Apenas as fêmeas transmitam o gene
Os machos só transmitam o gene aos descendentes machos
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.