
Vamos testar seus conhecimentos em Densitometria Óssea?
O objetivo é revisarmos os principais assuntos e processos aplicados na Densitometria Óssea.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Em casos de imagem de coluna com metal, devemos adquirir a imagem para visualização médica todas as vezes que o cliente realizar o exame, porém não é necessário enviar a imagem para TESI. A afirmação é:
Falsa
Verdadeira
2
Após posicionar o paciente para realizar o exame de Corossea, você percebe que o corpo ficou muito justo dentro do campo de aquisição. Nesse caso, você já pode adquirir o corpo inteiro em espelho para otimizar o tempo e finalizar o exame com uma aquisição única. A afirmativa é:
Falsa
Verdadeira
3
Nos exames de Corossea, divergência entre o valor da Massa Total e o peso do paciente aferido na balança não interfere no resultado do exame. A afirmativa é:
Verdadeira
Falsa
4
No exame de DENSINF, todas as imagens devem ser liberadas no gráfico Z-Score independente da idade do paciente. A afirmativa é:
Verdadeira
Falsa
5
No exame de Densitometria Infantil (DENSINF), é obrigatório adquirir as imagens de coluna e corpo inteiro mesmo se o pedido médico solicite imagens de coluna e fêmur. Essa afirmativa é:
Falsa
Verdadeira
6
Quando o nome do médico está errado na TESI, o procedimento correto é solicitar a correção no SAD para o Atendimento e seguir com o envio do exame para a Central de laudos. Pois, a mudança do nome do médico na TESI ocorrerá automaticamente após a correção pelo Atendimento. Essa afirmativa é:
Verdadeira
Falsa
7
Qual o campo correto para descrever variações de posicionamento durante a realização do exame, como por exemplo, aquisição de fêmur em diagonal ou uso do saco de arroz?
Essas informações podem ser registradas apenas na anamnese com destaque
No campo Comentários na aba secundária do Encore e na anamnese com letras destacadas.
8
Qual a conduta para realizar exame de antebraço em um paciente ambidestro?
Nesse caso é obrigatório a aquisição dos dois antebraços, mesmo que o laudo do exame anterior conste apenas um dos lados.
Se for exame de 1ª vez é necessário realizar a aquisição de ambos os lados para que a liberação fique a critério médico. Não esquecer de registrar os valores da BMD na anamnese.
Se o paciente já tiver exame anterior, basta repetir a aquisição como foi liberado no último laudo e não esquecer de registrar os valores de BMD na anamnese.
9
Como proceder quando no laudo anterior constar a frase: “A imagem sugere a presença de processos osteodegenerativos que podem elevar falsamente o valor de DMO da coluna lombar. Considerar a aquisição do antebraço a critério do(a) médico(a) assistente”.
Considerar a descrição do pedido médico atual, pois devemos adquirir apenas os sítios solicitados pelo médico
Complementar o exame atual com o sítio do antebraço não dominante
10
Como devemos proceder em caso de paciente transgêneros?
1. Cadastrar no Encore o gênero biológico do paciente, pois independente da escolha atual, as imagens precisam considerar o gênero de nascimento
2. Enviar para TESI apenas as imagens do gênero biológico
3. Incluir na anamnese o gênero biológico, ou seja, de nascimento do paciente
4. Confirmar com o paciente e incluir na anamnese se cliente realiza TRH e/ou se fez cirurgia para mudança de gênero
1. Cadastrar no Encore o gênero escolhido pelo paciente
2. Enviar para TESI as imagens nos dois gêneros
3. Incluir na anamnese o gênero biológico, ou seja, de nascimento do paciente
4. Confirmar com o paciente e incluir na anamnese se cliente realiza TRH e/ou se fez cirurgia para mudança de gênero
11
Na comparação entre exames, constatou-se uma variação de -8,2% na BMD da coluna e -4,5% na BMD do colo do fêmur. O paciente confirmou que não faz uso de nenhuma medicação, nenhum tratamento, cirurgia e não houve redução de peso significativa entre os exames. O que deve ser feito nessa situação?
Nesse caso, é obrigatório a aplicação do protocolo de variação. Não é necessário o contato com a equipe médica.
Nesse caso, é necessário o contato prévio com a equipe médica antes de aplicar o protocolo de variação.