simulado saeb 2025

simulado saeb 2025

quiz de portugues, simulado saeb

Imagem de perfil user: EMEB MENINO JESUS DE PRAGA

Anúncios

1
A orquestra
Passarinhos voam no céu
com sua bela cantoria...
O mar faz chuá... chuá...
E preso parece ficar
Plim, plim... é o som
da chuva fininha
que completa a orquestra.
A orquestra que
com a cantoria dos pássaros
com o chuá... chuá... do mar
com o plim, plim... da chuva
faz lindas melodias.
Ó Ó Ó ... chuá... chuá... plim... plim...
Mas o maestro chega sempre atrasado
O maestro trovão
Com seu vozeirão
Chega depois do início
Lá pro meio
Lá pro fim
Ó Ó Ó ... chuá...chuá... plim...plim...
 
De acordo com esse texto, quem é o maestro?

A orquestra Passarinhos voam no céu com sua bela cantoria... O mar faz chuá... chuá... E preso parece ficar Plim, plim... é o som da chuva fininha que completa a orquestra. A orquestra que com a cantoria dos pássaros com o chuá... chuá... do mar com o plim, plim... da chuva faz lindas melodias. Ó Ó Ó ... chuá... chuá... plim... plim... Mas o maestro chega sempre atrasado O maestro trovão Com seu vozeirão Chega depois do início Lá pro meio Lá pro fim Ó Ó Ó ... chuá...chuá... plim...plim... De acordo com esse texto, quem é o maestro?

C) O trovão.
D) O mar.
A) A chuva.
B) O pássaro.
2

Dom Diego de La Vega levava uma vida tranquila na próspera fazenda de seu pai, Dom Alejandro de La Vega. Seu empregado, Bernardo, testemunhou uma injustiça. Como era mudo, narrou o caso com grandes gestos. Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado. E partiu a galope, cortando a noite com seu cavalo negro. Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo. Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento. Mas os soldados do sargento chegaram e Zorro precisou fugir. Então, deixou sua marca sobre o peito do malvado: um “Z” de Zorro. O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio. Mas ele era o defensor dos fracos e oprimidos e ninguém quis denunciá-lo. E Zorro continuou seus combates em segredo. Minha 1ª Biblioteca Larousse Heróis. Tradução: Adriana de Oliveira De acordo com esse texto, o Zorro era:

A) ágil.
B) cruel.
C) mudo.
D) oprimido.
3

Leia o texto abaixo. Semana da menina gulosa Na segunda, como pão. Na terça, leite eu bebo. Na quarta, papo gemada. Na quinta, devoro coalhada. Na sexta, como pescada. No sábado, baú, baú, bacalhau. No domingo, nem faísca de queijo eu deixo. Diga-me, agora, senhora: Sou ou não sou gulosa? De acordo com esse texto, o que a menina come na quarta-feira?

A) Bacalhau.
B) Pão.
D) Queijo.
C) Gemada.
4

Casa formigueiro Todas as noites, elas teimam em aparecer. Já tentei de tudo para acabar com elas: iscas, dedetização, mas as formigas continuam firmes e fortes. Até parecem as baratas do Zé que gostam mesmo de inseticida. No caso das baratas, eu descobri o melhor repelente: os gatos. Elas viram brinquedo dos bichanos. Mas as formigas são mesmo o nosso problema. Antes de dormir, olho em cima da pia, embaixo da geladeira... Mas elas são espertas. Não dão nem um pio, não aparecem, fingem que estão todas mortas. É só apagar a luz que elas atacam, já fiz o teste. No trecho “Todas as noites, elas teimam em aparecer.”, a palavra “elas” está no lugar das:

D) iscas.
B) formigas.
A) baratas.
C) geladeiras.
5

Vilões Eles fazem de tudo para que as histórias não tenham um final feliz, [...] mas sem eles os filmes e desenhos não teriam muita graça! São os vilões e vilãs que aparecem só para complicar as histórias e a vida dos super-heróis, mas ao mesmo tempo dão o toque de aventura e suspense para elas. Na verdade, os vilões sempre existiram nos filmes e desenhos e são importantes para fazer a trama da história. Cada um tem uma artimanha diferente para atacar o super-herói, mas nem sempre terminam bem. Eles podem [...] aparecer de várias formas, às vezes disfarçados [...]. No trecho “...mas ao mesmo tempo dão o toque de aventura e suspense para elas.”, a palavra destacada está no lugar de:

B) filmes e vilões.
D) histórias e vida dos super-heróis.
A) desenhos e histórias.
C) super-heróis e histórias.
6

A onça O miado soou de novo, desta vez, bem perto e logo depois, surgiu, por entre as folhas, a cabeça de uma formidável onça-pintada. Era um animal de extrema beleza, quase tão grande como o tigre de Bengala. Parou; farejou o ar. Depois, ergueu os olhos para a árvore. Dando com o menino e o Saci lá em cima, soltou um rugido de satisfação, como quem diz: “Achei o meu jantar!” E tentou subir à árvore. Vendo que isso lhe era impossível, sacudiu o tronco tão violentamente que, por um triz, Pedrinho não veio abaixo, como se fosse jaca madura. Mas não caiu e a onça, desanimada, resolveu esperar que ele descesse. Sentou-se nas patas traseiras e ali ficou quieta, só movendo a cauda e passando de quando em quando a língua pelos beiços. Na frase, “E tentou subir à árvore. Vendo que isso lhe era impossível...”, (2° parágrafo) a palavra LHE refere-se a:

B) Pedrinho.
D) tigre.
A) onça.
C) Saci.
7

Deixando a bola e a peteca Com que inda há pouco brincavam, Por causa de uma boneca, Duas meninas brigavam. Dizia a primeira: “É minha!” “É minha!” a outra gritava; E nenhuma se continha, Nem a boneca largava. Quem mais sofria (coitada!) Era a boneca. Já tinha Toda a roupa estraçalhada, E amarrotada a carinha. Tanto puxaram por ela, Que a pobre rasgou-se ao meio, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o recheio. E, ao fim de tanta fadiga, Voltando à bola e à peteca, Ambas, por causa da briga, Ficaram sem a boneca... Na frase “Que a pobre rasgou-se ao meio”, (14° verso) a palavra “se” refere-se à:

D) menina.
C) peteca.
B) boneca.
A) bola.
8
A menina do texto:

A menina do texto:

(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes
A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
9

Leia o texto abaixo e responda. Uma turista pega um táxi no aeroporto para ir ao hotel. O motorista parece mudo, pois não diz uma palavra sequer. Então a mulher toca nas costas dele para pedir uma informação: — Por favor... Ele leva um grande susto, perde o controle do carro e quase provoca um acidente. A turista se desculpa: — Sinceramente, não sabia que o senhor ficaria tão assustado! — Desculpa senhora. É minha primeira viagem com taxista. — E o que o senhor fazia antes? — Por 20 anos fui motorista de carro funerário. O propósito desse texto é:

C) apresentar.
A) entreter.
B) informar.
D) acusar.
10
O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar:

O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar:

(B) à noite;
(D) de madrugada.
(A) pela manhã;
(C) à tarde.
11
A finalidade da propaganda acima é:

A finalidade da propaganda acima é:

B) anunciar a venda de pizza.
D) vender refrigerante barato.
A) anunciar todo tipo de massa.
C) informar o telefone do restaurante.
12

Tem gente que não tem casa Mora ao léu debaixo da ponte No céu, a lua espia Esse monte de gente na rua Como se fosse papel. Gente tem que ter onde morar Um canto, um quarto, uma cama Para no fim do dia Guardar o seu corpo cansado Com carinho, com cuidado Que o corpo é a casa dos pensamentos. Este poema mostra uma acusação de um grave problema social. Marque o fato que revela qual é o problema.

D) A falta de habitação digna para muita gente.
B) Tem gente que não descansa à noite.
A) Pessoas que não cuidam direito do corpo.
C) Muita gente passa à noite espiando a lua e não dorme direito.
13

Minha visão da África Um dia minha mãe foi me buscar na escola. Ela fez uma cara séria e disse que a gente precisava conversar. – Filha, eu fui convidada para trabalhar na embaixada brasileira em Angola e vou ter que morar lá por pelo menos um ano. Como eu não sou muito boa de Geografia, tive que perguntar: – Onde fica Angola? – Na África, Bia. Aí a coisa engrossou. Já estava quase decidida a ir com minha mãe, mas para a África era um pouco radical demais: – Você tá brincando, né, mãe? Tá querendo me levar para o meio da selva, com um monte de leões e elefantes? Minha mãe respondeu séria: – Essa é uma visão errada da África. Lá existem leões e elefantes, mas eles estão em reservas. Além disso, também existem muitas cidades grandes como as nossas. Qual sentença mostra a opinião da Bia sobre a África?

C) é uma selva cheia de animais.
A) mantém uma embaixada brasileira.
B) possui reservas para os animais.
D) possui muitas cidades grandes.
14

Entenda melhor esse fenômeno Primeiro o céu fica bem escuro e começa a chover. Aí vem um clarão bem forte, seguido de um barulho enorme. E a gente toma o maior susto! O nome desse fenômeno, poderoso e às vezes assustador, é raio. O raio nasce em nuvens grandes e escuras, que têm a parte de baixo lisa. Elas são conhecidas como cúmulos-nimbos e ficam bem altas, entre 2 e 18 quilômetros do chão. Quando estão cheias de gotículas de água e pequenos pedaços de gelo, caem grandes tempestades. Com o vento as pedrinhas de gelo batem umas nas outras. Essa agitação cria partículas de eletricidade na nuvem. Se uma nuvem com muitas partículas elétricas negativas encontra outra com muitas partículas positivas, elas trocam essas partículas, formando uma corrente elétrica poderosa. Também pode acontecer de se formar uma corrente elétrica entre uma nuvem e o solo. Nos dois casos, o resultado final é o raio. A frase que mostra a opinião do autor a respeito dos raios é que:

C) são formados por luz elétrica.
D) surgem em um dia ensolarado.
A) nascem em grandes nuvens claras.
B) são fenômenos poderosos e assustadores.
15

Panelas de barro Em Vitória, o artesanato mais famoso é o das paneleiras de Goiabeiras, que fazem as panelas de barro em que são feitas as moquecas e tortas capixabas. As panelas são feitas à mão e queimadas no fogo. O barro vem de um lugar chamado Barreiros, em Vitória. As panelas de barro do Espírito Santo são conhecidas e utilizadas em todo Brasil. Servem até como elemento de decoração. Mas, cá pra nós, é preferível uma panela de barro fazendo moqueca do que enfeitando uma sala. Nesse texto, o fragmento que exibe uma opinião é:

D) “... é preferível uma panela de barro fazendo moqueca do que enfeitando uma sala.”.
A) “... que fazem as panelas de barro em que são feitas as moquecas e tortas capixabas.”.
B) “As panelas de barro [...] são conhecidas e utilizadas...”.
C) “Servem até como elemento de decoração.”.
16

O patinho bonito [...] Milton era o patinho mais bonito da escola. Todos olhavam para ele e diziam: “Como ele é bonito!”. Ele se olhava no espelho e dizia: “Como eu sou bonito!”. E ficava pensando: “Sou tão bonito que talvez eu nem seja um pato de verdade. Tenho até nome diferente. [...] Quem sabe eu sou gente?”. E Milton começou a ficar meio besta. Diziam: “Milton, vem nadar!”. Ele respondia: “Eu não. [...]”. Todos os outros patos começaram a achar o Milton meio chato. Ele foi ficando sozinho. E dizia: “Não faz mal. Sou mais bonito. Vou terminar na televisão. Vou ser o maior galã”. Uma noite Milton resolveu fugir de casa. Foi até a cidade para tentar entrar na televisão. Quando chegou na porta da estação de TV, foi logo dizendo: “Eu me chamo Milton. Além de bonito, acho que eu tenho muito talento artístico”. [...] “Ih, não enche”, disse alguém. “Todo dia alguém arranja uma fantasia de bicho e vem aqui procurar lugar na televisão”. – Mas você não vê que eu não estou fantasiado? Perguntou Milton. [...] – Então como é que você sabe falar? – Mas os patos falam!! disse Milton, quase chorando. – Não vem com essa, [...] disse um guarda que estava ali perto. Para mim você é um pato mecânico. Deve ser uma espécie de robô com um computador na cabeça! [...] De repente Milton teve um estremeção. Abriu os olhos e viu que estava em casa. Ele tinha sonhado. Olhou para seus pais, ainda meio assustado e disse: – Eu sou um pato... eu sou um pato... E seus pais disseram: – Puxa, ainda bem que você se convenceu! [...] E daí por diante não havia pato mais contente, que tivesse mais vontade de nadar na lagoa, do que o Milton. De vez em quando ele ainda dizia: “Sou um pato! Um pato mesmo!”. E dava um suspiro de alívio. No trecho “‘Como eu sou bonito!’” (1° parágrafo), o ponto de exclamação foi usado para indicar:

C) deboche.
D) dúvida.
A) admiração.
B) alívio.
17
A expressão ― “vou matar dois coelhos com uma 
só cajadada!” indica que o menino conseguiu

A expressão ― “vou matar dois coelhos com uma só cajadada!” indica que o menino conseguiu

D) tomar banho e brincar.
C) fugir do banho no chuveiro.
A) deixar a mãe tranquila.
B) desobedecer às ordens da mãe.
18

Sempre o Juquinha No primeiro dia de aula, a professora explica que vai testar a capacidade de raciocínio das crianças, fazendo-as ligar determinadas características ao animal certo. Chama o Juquinha e começa: – Quem pia é... – Pião! – diz o garoto terrível. Com paciência, a professora diz que é o pintinho da galinha que pia. – Vou lhe dar outra chance: quem ladra é... – Ladrão! A professora, irritada, explica que é o cachorro. – Seu Juquinha, vou lhe dar a última chance: quem muda de cor é... E o Juquinha: – Semáforo! Nos segmentos “– Quem pia é ...”; “quem ladra é...”; “quem muda de cor é...”, o uso das reticências, em relação ao aluno, assegura a ideia de:

B) informação sobre extinção de animais.
D) expressão de irritação da professora.
A) falta de resposta dos alunos.
C) cabimento de completude da fala.
19

Rixas e Faniquitos Rita e Renata têm um gênio ruim e quando brigam é um rebuliço! – Sua ridícula! – Olha quem fala. Raquítica! – Rechonchuda! – Rabugenta! – Ranheta! – Repelente! Um dia reconheceram que as rusgas eram sem razão e que era ridículo brigar com tantos erres. Aí resolveram fazer as pazes. Uma ficou fã da outra. Foi fabuloso! Não tinha mais fofoca, fuxico, futrica. Era o fim do fuzuê! A família em festa fez uma farta feijoada para festejar. Final feliz! Ufa! No diálogo entre as duas personagens, o uso do ponto de exclamação (!) reforça:

D) a desavença entre as meninas.
A) a disposição de festejar a amizade.
B) o final feliz da história.
C) o fim do tumulto entre as personagens.
20

Leia o texto abaixo: Ninguém quer saber de mim, Triste reclama o Joaquim,- As minhas noites são chatas, Estou “entregue às baratas”! QUESTÃO 19 – D14 QUESTÃO 20- D14 No fragmento: Estou “entregue às baratas”!, as aspas servem para proferir que Joaquim se encontra:

C) ansioso.
A) animado.
D) imundo.
B) abandonado
21

Observe o número no quadro abaixo. 4851 Qual é o valor absoluto do algarismo 8 nesse número?

A) 800
B) 85
C) 80
D) 8
22

Gabriela comprou um caderno no valor de R$ 13,00. Ela pagou essa compra com uma nota de R$ 20,00. Quanto Gabriela recebeu de troco nessa compra?

D) R$ 6,00
A) R$ 34,00
C) R$ 7,00
B) R$ 14,00
23
O gráfico abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa feita com alunos do 5º ano
para saber qual meio de transporte eles utilizam para ir à escola.

De acordo com o gràfico, quantos alunos ultilizam a moto?

O gráfico abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa feita com alunos do 5º ano para saber qual meio de transporte eles utilizam para ir à escola. De acordo com o gràfico, quantos alunos ultilizam a moto?

C) 10
A) 20
B) 15
D) 5
24

Uma mesa usada que custou R$ 600,00 foi vendida por 50% do valor. Por quanto foi vendida a mesa?

A) R$ 300,00
B) R$ 560,00
C) R$ 650,00
D) R$ 900,00
25
Ajude Luís a identificar a localização da igreja no mapa a seguir. Para isso, observe 
a letra da linha e número de colunas.

Qual a localização da igreja?

Ajude Luís a identificar a localização da igreja no mapa a seguir. Para isso, observe a letra da linha e número de colunas. Qual a localização da igreja?

D) D4
A) A4
B) B1
C) C3
26
Em um determinado dia, Marta acordou no momento em que o relógio da sua
cozinha marcava o horário representado no desenho.

Em que horário Marta acordou nesse dia?

Em um determinado dia, Marta acordou no momento em que o relógio da sua cozinha marcava o horário representado no desenho. Em que horário Marta acordou nesse dia?

A) 2h09min
D) 9h10min
B) 2h45min
C) 9h02min
27
Quais dessas figuras são quadriláteros?

Quais dessas figuras são quadriláteros?

A) Figuras 2, 3 e 4.
B) Figuras 1, 2 e 3.
D) Figuras 1, 3 e 4.
C) Figuras 1, 2 e 4.
28

Em uma sorveteria, foram vendidos 1/2 dos picolés produzidos. Qual a porcentagem que representa essa fração?

B) 12%
C) 20%
A) 10%
)D 50%
29

Os amigos Paulo, Raul e Beto comemoraram a vitória do seu time em uma pizzaria. Eles dividiram uma pizza em 8 pedaços iguais. Paulo comeu 3/8, Raul comeu 1/8 e Beto comeu 2/8 dessa pizza. Que fração da pizza eles comeram?

A) 6/8
C) 6/14
D) 6/24
B) 4/8
30

Em uma questão da prova de matemática, a professora pediu para que os alunos representassem o número 0,05 em forma de fração. Marta representou assim 5/10, José representou 10/5, carla 5/100 e vania 5/1000

D) Vânia
B) José
A) Marta
C) Carla
31
Rafaela com algumas amigas vão colocar mudinhas de flores bem coloridas em 
volta dos dois canteiros que têm forma de triângulos equiláteros. 

O lado de cada canteiro mede 3 m. A soma dos perímetros desses dois canteiros tem 
como medida:

Rafaela com algumas amigas vão colocar mudinhas de flores bem coloridas em volta dos dois canteiros que têm forma de triângulos equiláteros. O lado de cada canteiro mede 3 m. A soma dos perímetros desses dois canteiros tem como medida:

D) 9 m.
A) 18 m.
B) 16 m.
C) 12 m.
32
Armando comprou um azulejo quadrado para colocar no chão da sala de sua casa 
como mostra a figura a seguir.

Qual é o perímetro da sala?

Armando comprou um azulejo quadrado para colocar no chão da sala de sua casa como mostra a figura a seguir. Qual é o perímetro da sala?

B) 500 cm ou 5 metros.
D) 1500 cm ou 15 metros
C) 1100 cm ou 11 metros.
A) 50 cm ou 0,5 metros.
33
Sr. Afonso fez um cercado retangular em seu sítio para colocar seus cavalos. 
Observe a seguir as medidas desse cercado.

Para cercar o terreno, ele utilizou 3 fios de arame. Sendo assim, o total de arame

Sr. Afonso fez um cercado retangular em seu sítio para colocar seus cavalos. Observe a seguir as medidas desse cercado. Para cercar o terreno, ele utilizou 3 fios de arame. Sendo assim, o total de arame

B) 150 m.
C) 180 m.
A) 60 m.
D) 360 m.
34
Observe o valor que Samuel recebeu de troco ao fazer uma compra. Ele pagou essa 
compra com R$ 100,00. 

Quanto Samuel gastou com essa compra?

Observe o valor que Samuel recebeu de troco ao fazer uma compra. Ele pagou essa compra com R$ 100,00. Quanto Samuel gastou com essa compra?

A) R$ 121,25
C) R$ 78,75
D) R$ 21,25
B) R$ 100,00
35

Fabiano foi ao banco para trocar 20 notas de 2 reais, 30 moedas de 1 real e 10 notas de 5 reais por notas de maior valor. Nessa troca, ele recebeu 2 notas. Quais são essas notas?

D) R$50,00 e R$20,00
A) R$100,00 e R$50,00
B) R$100,00 e R$20,00
C) R$100,00 e R$10,00
36

Gui tem um cofrinho onde ele deposita apenas moedas de cinquenta centavos. Ele quebrou o seu cofrinho e trocou suas moedas pelas notas de R$10,00, R$20,00 e R$50,00 reais. O total de moedas que havia no cofrinho de Gui é igual a:

C) 120 moedas.
B) 130 moedas.
A) 160 moedas.
D) 100 moedas.
37

Sarah é uma atleta do futebol. Conseguiu juntar o dinheiro necessário para a compra de uma bola oficial de futebol. Ela falou para seu time que tem 8500 centavos. O valor que Sarah tem pode ser representado por:

B) 5 notas de 10 reais e 8 notas de 5 reais.
D) 8 notas de 10 reais e 5 notas de 5 reais.
A) 3 notas de 10 reais e 7 notas de 5 reais.
C) 7 notas de 10 reais e 3 notas de 5 reais.
38

Ana é dona de uma fábrica que produz 600 bombons por hora utilizando 5 máquinas iguais funcionando por um mesmo tempo diário para esse fim. Uma dessas máquinas foi enviada para manutenção, enquanto as outras continuaram funcionando da mesma forma que antes. Quantos bombons por hora essa fábrica é capaz de produzir apenas com as demais máquinas em funcionamento?

C) 580.
D) 750.
A) 120.
B) 480.
39

Em uma viagem, um trem transporta 2.250 sacos de cimento. Quantos sacos transportará em 35 viagens, levando sempre essa quantidade?

B) 77.750
A) 76.550
D) 78.785
C) 78.750
40
Fabiana comprou um televisor por R$ 4.200,00. Pagou em 8 prestações mensais 
iguais. Qual foi o valor de cada prestação?

Fabiana comprou um televisor por R$ 4.200,00. Pagou em 8 prestações mensais iguais. Qual foi o valor de cada prestação?

B) R$ 522,00
A) R$ 1.525,00
C) R$ 521,00
D) R$ 525,00
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.