
Revisão Geografia 2ºTrimestre P2
Você realmente vai se dar bem na prova? Confira neste teste!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Mesmo o sistema de castas na Índia ter sido abolido a partir da independência, ele continua presente na cultura indiana. Classifique a ordem (1º, 2º, 3º, 4º e 5º) de acordo com a imagem, respectivamente:
Brâmanes (sacerdotes), Vaixias (comerciantes e fazendeiros), Xátrias (militares), Sudras (empregados em geral) e Párias (intocáveis)
Vaixias (comerciantes e fazendeiros), Brâmanes (sacerdotes), Xátrias (militares), Sudras (empregados em geral) e Párias (intocáveis)
Brâmanes (sacerdotes), Xátrias (militares), Vaixias (comerciantes e fazendeiros), Sudras (empregados em geral) e Párias (intocáveis)
Vaixias (comerciantes e fazendeiros), Xátrias (militares), Brâmanes (sacerdotes), Sudras (empregados em geral) e Párias (intocáveis)
2
A Índia se tornou o país com a maior população do planeta, ultrapassando a China, pelo fato da superpopulação demandar maiores investimentos para criar condições de oferecer situações de pleno emprego, moradia, infraestrutura e saneamento ambiental em determinadas regiões, especialmente nas grandes metrópoles. Isso se explica porque, durante várias décadas, adotou a política do filho único. Explique o que foi essa política e quais alterações aconteceram:
Foi uma política severa com o intuito de controlar a taxa de natalidade, pela qual cada casal chinês só poderia ter um filho de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, cinco filhos.
Foi uma política severa com o intuito de controlar a taxa de natalidade, pela qual cada casal chinês só poderia ter um filho de 1980 a 2015. Em 2016, a lei proibiu ter filhos.
Foi uma política severa com o intuito de controlar a taxa de natalidade, pela qual cada casal chinês só poderia ter um filho de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.
Foi uma política severa com o intuito de controlar a taxa de natalidade, pela qual cada casal chinês só poderia ter um filho de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até três filhos e, em 2021, cinco filhos.
3
Indique quais são os espaços mais afetados pela escassez de recursos hídricos e seus fatores nos continentes europeu, asiático e oceânico, respectivamente:
Europa: A região meridional, pela baixa pluviosidade e grande população.
Ásia: Oriente Médio, áreas frias e úmidas da porção central e ocidental. A disputa pelo controle dos mananciais gera tensão geopolítica (ex: Israel X Palestina).
Oceania: Regiões ocupadas pelas cidades grandes.
Europa: A região meridional, pela baixa pluviosidade e pequena população.
Ásia: Oriente Médio, áreas desérticas e com alta pluviosidade da porção central e ocidental. A disputa pelo controle dos mananciais gera tensão geopolítica (ex: Israel X Palestina).
Oceania: Regiões ocupadas pelos aborígenes australianos.
Europa: A região meridional, pela baixa pluviosidade e pequena população.
Ásia: Oriente Médio, áreas desérticas e com alta pluviosidade da porção central e ocidental. A disputa pelo controle dos mananciais gera tensão geopolítica (ex: Israel X Palestina).
Oceania: Regiões ocupadas pelas cidades grandes.
Europa: A região meridional, pela baixa pluviosidade e grande população.
Ásia: Oriente Médio, áreas desérticas e semiáridas da porção central e ocidental. A disputa pelo controle dos mananciais gera tensão geopolítica (ex: Israel X Palestina).
Oceania: Regiões ocupadas pelos aborígenes australianos.
4
Enquanto na China existe a política do filho único, na Índia, por questões políticas e culturais, as leis de controle de natalidade nunca foram tão rígidas como na China, mas elas existem, cite a principal medida existente:
Nenhuma das alternativas.
É proibido que qualquer pessoa que possua mais de 3 filhos para realizar concurso público, na qual se trata de uma carreira valorizada pelos benefícios que oferece.
É proibido que qualquer pessoa que possua mais de 1 filho para realizar concurso público, com a exceção da adoação, na qual o concurso se trata de uma carreira valorizada pelos benefícios que oferece.
É proibido que qualquer pessoa que possua mais de 2 filhos para realizar concurso público, na qual se trata de uma carreira valorizada pelos benefícios que oferece.
5
Quais são as três principais estratégias para enfrentar desastres naturais?
Prevenção – evitar investir em monitoramento, pois desastres naturais são inevitáveis, e focar apenas em campanhas publicitárias.
Enfrentamento – depender exclusivamente de voluntários sem formação, dispensando a atuação de serviços públicos ou treinamentos comunitários.
Reconstrução – priorizar a reconstrução apenas das áreas turísticas e econômicas, deixando a população vulnerável por conta própria.
Prevenção – avançando nas técnicas de monitoramento e reduzindo as desigualdades sociais.
Enfrentamento – capacitando os serviços públicos emergenciais e brigadas de resgate, além de treinando a população que vive nas áreas mais suscetíveis aos desastres.
Reconstrução – criando uma rede de apoio, para que as comunidades atingidas retornem a normalidade o mais rápido possível.
Prevenção – apostar apenas em ações de caridade após os desastres, sem necessidade de monitoramento ou redução das desigualdades.
Reconstrução – incentivar que cada família se recupere sozinha, sem criar redes de apoio comunitárias ou ajuda governamental.
Enfrentamento – concentrar todos os recursos apenas nas grandes cidades, ignorando comunidades rurais ou isoladas.
6
O que era a antiga DIT (Divisão Internacional do Trabalho) o porque ela acabou?
Na antiga DIT os países subdesenvolvidos (periferia) eram os industrializados e os desenvolvidos (centro) eram agroexportadores. Porém, entre as décadas de 1930 e 1940, a antiga DIT começou a entrar em crise (iniciada na Primeira Guerra Mundial e aprofundada com a Segunda Guerra Mundial), o que favoreceu a regressão de outros países.
Na antiga DIT os países subdesenvolvidos (periferia) eram os industrializados e os desenvolvidos (centro) eram agroexportadores. Porém, entre as décadas de 1930 e 1940, a antiga DIT começou a entrar em crise (iniciada na crise de 1929 e aprofundada com a Guerra Fria), o que favoreceu a industrialização de outros países.
Na antiga DIT os países desenvolvidos (centro) eram os industrializados e os subdesenvolvidos (periferia) eram agroexportadores. Porém, entre as décadas de 1930 e 1940, a antiga DIT começou a entrar em crise (iniciada na crise de 1929 e aprofundada com a Segunda Guerra Mundial), o que favoreceu a industrialização de outros países.
7
Cite as três classificações de países de acordo com seu desenvolvimento, e depois de sua função de acordo com a Divisão Internacional do Trabalho Contemporânea:
Os países foram divididos em: centrais, intermediários e agrícolas.
Os centrais especializaram-se na exportação de produtos primários, enquanto os agrícolas passaram a produzir bens de consumo duráveis.
A classificação ficou em: Norte rico, Sul emergente e Leste pobre.
O Norte rico manteve o foco na exportação de produtos agrícolas, e o Sul emergente tornou-se responsável por mercadorias de alta tecnologia.
Os países passaram a ser classificados em: desenvolvidos, em desenvolvimento e agrícolas.
Os países desenvolvidos se especializaram em exportar matérias-primas, enquanto os agrícolas produziam produtos de alta tecnologia.
Os países passaram a ser classificados em: centro (desenvolvidos), semiperiferia (emergentes) e periferia (subdesenvolvidos).
Os países centrais se especializaram em exportar produtos de alta tecnologia, e as empresas multinacionais passaram a fundar filiais em países semiperiféricos. Com isso, esses últimos passaram a produzir mercadorias de baixa e média tecnologia como bens de consumo não duráveis, enquanto os bens de consumo duráveis eram produzidos, basicamente, pelas empresas multinacionais.
Os países foram divididos em: primeiro mundo, segundo mundo e terceiro mundo.
Os países do segundo mundo ficaram responsáveis por exportar produtos de luxo, enquanto os do terceiro mundo passaram a produzir mercadorias de alta tecnologia.
8
Os blocos econômicos são classificados em cinco tipos principais, com níveis crescentes de integração: 1-É a forma mais simples de criação de um bloco econômico, mas também a que apresenta menor integração entre os países. Ela acontece quando alguns países decidem eliminar as barreiras alfandegárias entre eles, de forma que os produtos de cada um possam circular livremente dentro do bloco. Ex: Nafta. 2-Nesse nível, além do fim das barreiras alfandegárias entre os países do bloco e da união aduaneira, surge a possibilidade da livre circulação de capitais e pessoas. 3-É uma etapa bem profunda de integração econômica entre os países, pois eles passam a adotar uma única moeda. Envolve a adoção de uma política monetária homogênea para todos os países. 4-Só pode acontecer envolvendo-se todas as etapas anteriores e acrescentando a união para a decisão de assuntos extraeconômicos, como segurança, política de imigração, políticas sociais e relações internacionais. 5-Essa fase envolve uma integração maior entre os países do bloco. Há uma definição de barreiras alfandegárias comuns para todos os países do bloco em relação aos produtos que venham de outros países. De acordo com o texto, classifique: Zona de livre-comércio, União Aduaneira, Mercado comum, União monetária, União política, Respectivamente:
1-3-4-5-2
1-3-5-2-4
1-2-5-4-3
3-5-2-1-4
5-4-2-3-1
9
Classifique os tipos de blocos da maior integração para menor integração, respectivamente: 1-Mercado Comum 2-União política 3-União Aduaneira 4-União Monetária 5-Zona de Livre Comércio
2-4-3-5-1
4-5-3-1-2
5-3-4-2-1
3-2-4-1-5
5-3-1-4-2
10
O que é a política monetária e quais seus objetivos?
Política monetária é o conjunto de decisões do Banco Central para controlar a economia como metas de inflação, juros básicos, emissão de moeda, entre outros.
Política monetária é a definição dos impostos pelo governo federal, com o objetivo de aumentar a arrecadação e financiar obras públicas.
Política monetária é a política adotada pelos bancos privados para aumentar os lucros, ajustando taxas de juros livremente sem interferência do governo.
Política monetária é o conjunto de ações do Ministério da Economia para controlar o preço de produtos agrícolas e industriais.
Política monetária consiste em criar leis que regulam os salários mínimos, visando a redistribuição de renda entre os cidadãos.
11
Elaborado em 1991 e assinado em 1992, explique o que foi o Tratado de Maastricht:
Criou a União Europeia (UE), que mantinha as aberturas comerciais anteriores (como a OCEE, CECA, CEE e MCE), e acrescentava as bases de uma união monetária e política do bloco.
Criou a Organização das Nações Europeias (ONE), com foco exclusivo em questões culturais e de turismo.
Estabeleceu a criação de um exército europeu unificado, obrigando todos os países membros a participarem de conflitos militares internacionais.
Foi um tratado que dissolveu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e retornou todos os países ao comércio bilateral individual.
Foi um acordo apenas comercial, que limitava a livre circulação de pessoas entre os países da Europa.
12
Cite cinco países que fazem parte da Zona do Euro (Indica os países da União Europeia que adotaram a moeda Euro):
Itália, Luxemburgo, Grécia, Suécia e Reino Unido
Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal.
Áustria, Espanha, Luxemburgo, Finlândia e Países baixos.
Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Polônia e Hungria.
Reino Unido, Suécia, Áustria, Finlândia e Grécia.
13
Relacione os modelos de produção industrial de acordo com as descrições deles: 1-Fordismo 2-Toyotismo 3-Volvismo -Produção personalizada, voltada para nichos de mercado, com alta tecnologia e automação, permitindo produtos sob medida e maior diversificação. -Produção em massa com linhas de montagem, padronização de produtos e rígida divisão do trabalho. Foco em alta produtividade e baixos custos. -Produção enxuta (lean manufacturing), flexível e baseada em demanda, com controle de estoque justo a tempo (just-in-time) e ênfase na qualidade.
3-1-2
1-2-3
3-2-1
1-3-2
2-3-1
14
Explique a importância do Toyotismo para as terceirizações da produção industrial:
O Toyotismo exclui completamente a flexibilidade da linha de montagem, tornando inviável qualquer rede de produção entre diferentes empresas, facilitando a terceirização.
O Toyotismo aumenta os estoques e retarda a produção, facilitando a terceirização de partes do processo.
O Toyotismo impede que outras empresas participem do processo produtivo, mantendo todas as etapas sob controle exclusivo da montadora.
O Toyotismo é importante para as terceirizações da produção industrial porque introduz a flexibilização da linha de montagem e o sistema just in time, permitindo que partes do processo produtivo sejam realizadas por empresas terceirizadas. Isso facilita a descentralização da produção e a organização da economia em rede, tornando o processo mais ágil, eficiente e adaptável à demanda do mercado.
15
Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos tem como sua principal diferença o nível de industrialização e tecnologia. Cite qual o tipo de industrialização que ocorre nos países centrais e periféricos, respectivamente:
Industrialização clássica e industrialização tardia.
Industrialização avançada e industrialização primitiva.
Industrialização mecanizada e industrialização agrícola.
Industrialização secundária e industrialização terciária.
Industrialização tecnológica e industrialização artesanal.