
Anúncios
1
Em 1991, a guerra civil na República Federativa da Iugoslávia iniciou-se com alguns conflitos na Croácia e na Eslovênia. Em 1992, as lutas ocorreram na Bósnia-Herzegovina, estendendo-se até dezembro de 1995. Recentemente, elas atingiram a província de Kosovo, na República Sérvia. Para a ocorrência de todos esses conflitos, contribuiu o(a)
origem histórica dos povos eslavos, que buscavam uma forma de reconstruir o Império Otomano, desfeito autoritariamente pelo Acordo de Potsdam e pela Conferência de Yalta, após a Segunda Guerra Mundial.
processo de globalização, que acelerou a modernização industrial dos países participantes da União Europeia (UE), causando desemprego, o que poderia ser resolvido com o crescimento dos exércitos regulares.
interferência das nações europeias participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar que os conflitos locais da região balcânica tivessem o apoio dos países signatários do Pacto de Varsóvia.
colapso dos regimes socialistas no Leste Europeu, o que provocou abalos na unidade política das províncias balcânicas, criando condições para que emergissem as diferenças étnicas, culturais e religiosas.
2
O marechal Tito quando esteve no comando da Iugoslávia entre 1945 e 1980 conseguiu manter a unidade territorial do país. Entretanto, após a sua morte, em 1980, o país entrou em uma escalada de conflitos cujos motivos estavam relacionados principalmente:
com as disputas políticas pela ocupação da liderança do país por seus filhos.
com a defesa ou não da manutenção de relação com a URSS
com a atuação imperialista dos EUA e dos países da Europa Ocidental na região.
com os conflitos étnicos, religiosos e nacionalistas das várias repúblicas.
3
Sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia:
A Ucrânia, como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), tem laços comerciais estreitos com alguns países ocidentais, o que perderá caso não consiga consolidar um governo independente de Moscou.
O aumento da tensão entre Rússia e Ucrânia deve-se, primordialmente, à firme oposição da Ucrânia ao cumprimento das sanções econômicas impostas pela Rússia ao governo de Kiev.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), na qualidade de aliança militar, possui grande poderio bélico e exército próprio preparado para se deslocar para áreas estratégicas em caso de invasão da Ucrânia.
Uma das principais razões para a escalada das tensões entre os dois países foi o interesse da Ucrânia de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que contraria os interesses da Rússia.
4
"O ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá ser verificado pela comunidade internacional", diz o comunicado. "Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado", acrescenta a nota publicada em inglês, espanhol e euskera. O ETA integra o movimento separatista da Espanha que luta pela independência na região:
da Geórgia
da Ucrânia
da catalunha
do País Basco
5
“Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”. re o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta
O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.
A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias
Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.
6
Antes da desintegração da União Soviética, havia uma república autônoma, a da Chechênia-Ingústia, que reunia dois povos que lhe davam nome. Quando a União Soviética não mais existia, a Chechênia se recusou a assinar o Tratado de adesão à Federação Russa e proclamou a independência, o que não foi reconhecido pelo governo de Moscou. Em dezembro de 1994, iniciou-se a intervenção militar russa na Chechênia. OLIC, Nelson Bacic. Conflitos no Mundo: questões e visões geopolíticas. São Paulo, Moderna, 2000. (Adaptação). Assinale a alternativa que MELHOR explica os interesses russos pela região da Chechênia. A) Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o “mundo russo” e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica. B) Produção de haxixe e ópio para o mercado consumidor da Rússia; atuação da máfia chechena na capital, Moscou; proteção à maioria russa na região. C) Posição estratégica privilegiada (entre o Mar Negro, Cáspio e o Oriente Médio); importantes usinas nucleares e bases militares na região. D) Jazidas de petróleo e gás natural; atuação de grupos terroristas chechenos que, tendo na religião ortodoxa ponto de união, desafiam o poder de Moscou.
D
C
B
A