Revisão de Biologia 2ºTrimestre P2

Revisão de Biologia 2ºTrimestre P2

Você realmente vai se dar bem na prova? Confira neste teste!

Imagem de perfil user: Grampiador portatil
Grampiador portatil

Anúncios

1

Classifique em ordem cronológica as fases do desenvolvimento embrionário, respectivamente: 1-Blástura 2-Glasturação 3-Zigoto 4-Mórula 5-Segmentação 6-Organogenêse 7-Neurulação

2-3-6-5-7-4-1
3-5-4-1-2-7-6
4-5-2-3-1-7-6
4-1-2-5-6-7-3
3-4-5-1-6-3-7
2

Um embrião esférico, constituído por uma única camada de pequenas células que circunda uma cavidade preenchida por um líquido, está na fase de:

Blástula
Mórula
Zigoto
Glástura
Nêurula
3

Nos organismos multicelulares, após a fecundação, tem início o desenvolvimento embrionário (a embriogênese) que dará origem ao novo indivíduo. Durante esse desenvolvimento, é correto afirmar que:

Em todos os animais, na organogênese, ocorre a formação da notocorda.
Todos os órgãos serão formados por apenas um único tipo de tecido.
Uma das fases do desenvolvimento denomina-se gastrulação, que se caracteriza pela formação de folhetos embrionários, do arquêntero e do blastóporo.
A primeira fase do desenvolvimento denomina-se organogênese, originando a mórula.
Por ocorrerem, durante o desenvolvimento, mitoses e meioses, haverá órgãos haploides e órgãos diploides.
4

A evolução é a mudança nas espécies ao longo do tempo. Existem alguns fatores que influenciam na evolução como mutações e recombinação gênica. Explique a diferença entre as duas principais vertentes que tentam explicar a origem da vida e evolução das espécies, o criacionismo (fixismo) e o evolucionismo:

O criacionismo defende que os seres vivos foram formados pelo acaso e processos naturais, e o evolucionismo explica tudo com base em relatos religiosos.
O criacionismo postula que seres vivos foram criados por uma entidade divina, enquanto o evolucionismo, com base na teoria da seleção natural, descreve a evolução das espécies ao longo do tempo, a partir de um ancestral comum.
O criacionismo defende que todas as espécies evoluíram lentamente a partir de um ancestral comum, enquanto o evolucionismo afirma que os seres vivos apareceram subitamente, já completos e imutáveis.
O criacionismo explica a evolução das espécies através de mutações e recombinações genéticas, enquanto o evolucionismo não aceita nenhuma mudança nas espécies.
5

Quais princípios foram apresentados com o Lamarckismo, e como eles funcionam?

Para Lamarck, os órgãos mais utilizados desapareciam com o tempo, e apenas os menos utilizados se desenvolviam, transmitindo essas mudanças aos descendentes.
Segundo Lamarck, todas as espécies foram criadas de forma imutável por uma entidade divina, sem qualquer tipo de transformação ao longo do tempo.
Lamarck dizia que as espécies evoluíam por meio de cruzamentos entre indivíduos diferentes, onde as características dominantes sempre prevaleciam.
Eles são a Lei do uso e desuso, que postula que os órgãos que são utilizados com frequência por um organismo se desenvolvem, enquanto aqueles que não são usados tendem a atrofiar e desaparecer. E a Herança das características adquiridas, que é a hipótese de que mudanças no corpo adquiridas durante a vida de um organismo, podem ser transmitidas aos seus descendentes.
6

Explique o principal princípio que apresenta o Darwinismo:

De acordo com o Darwinismo, cada espécie foi criada de forma independente e não tem relação de ancestralidade com outras.
O princípio central do Darwinismo é que as características adquiridas durante a vida de um organismo, como músculos fortalecidos pelo exercício, são herdadas pelos descendentes.
Segundo o Darwinismo, todas as mudanças nos organismos acontecem por acaso completo, sem qualquer relação com a sobrevivência ou reprodução.
Organismos com características vantajosas têm mais chances de sobreviver, reproduzir-se e passar esses traços para seus descendentes, tornando essas características mais comuns na população ao longo do tempo, enquanto indivíduos menos adaptados têm menos chances de sobreviver e se reproduzir.
7

Considere as seguintes afirmações: 1) "O gafanhoto é verde porque vive na grama". 2) "O gafanhoto vive na grama porque é verde". Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck?

Ambas as frases seriam atribuídas a Darwin, porque Lamarck não acreditava em nenhuma forma de adaptação dos organismos.
1) A frase do gafanhoto verde por viver na grama é de Darwin, pois ele dizia que o uso constante de um órgão podia transformá-lo. 2)Já a frase de que o gafanhoto vive na grama porque é verde é de Lamarck, já que ele defendia a herança das mutações aleatórias."
1) A afirmação seria atribuída à Lamarck, pois o uso contínuo da grama teria interferido na espécie tornando-o verde para que o mesmo vivesse na grama. 2) A afirmação seria atribuída à Darwin, pois o fato de ser verde assim como a grama dá vantagem ao gafanhoto por se camuflar e fugir dos predadores, ao contrário de animais de outras cores.
1) A primeira frase seria atribuída a Darwin, já que ele acreditava que as características adquiridas durante a vida eram transmitidas. 2)A segunda frase seria atribuída a Lamarck, pois ele defendia a sobrevivência dos mais aptos pela seleção natural.
As duas afirmações seriam atribuídas a Lamarck, pois Darwin defendia que todas as espécies foram criadas fixas e não mudavam com o tempo.
8

“A teoria da evolução de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”. Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo: I. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc. II. A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso. III. Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia. Assinale a alternativa correta:

Apenas a proposição I está correta
Todas as proposições são corretas
Apenas a proposição I e II são corretas
Apenas a proposição II e III são corretas
Apenas a proposição III está correta
9

A partir da teoria da evolução, é aceito que os organismos são aparentados e descendem de um ancestral comum. Com relação às evidências da evolução, assinale o que for correto. ( ) – Os órgãos de mesma origem embrionária e com semelhanças anatômicas são chamados de homólogos. ( ) – As comparações de DNA entre as diferentes espécies não têm revelado grau de semelhança entre os genes e não podem ser utilizados em estudos evolutivos. ( ) – Órgãos análogos são aqueles que têm a mesma origem embrionária e funções semelhantes. ( ) – Os órgãos vestigiais não são utilizados nos estudos de evolução por, em nenhum momento, indicarem relações evolutivas. ( ) – O braço humano, a nadadeira do golfinho e a asa do morcego são estruturas homólogas.

V-F-F-F-V
F-V-F-V-F
V-F-F-F-F
F-V-V-F-F
10

Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução:

Evidências moleculares
Órgãos vertigiais
Homologias
Fósseis
Morfologia externa
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.