QUIZ PPAIC: APRENDENDO E INTERAGINDO.

QUIZ PPAIC: APRENDENDO E INTERAGINDO.

Este quiz foi elaborado como parte do III Percurso Formativo do Ciclo de Alfabetização do PPAIC. Com perguntas interativas e dinâmicas, o objetivo é promover a troca de conhecimentos, estimular a reflexão sobre as práticas pedagógicas e reforçar os conteúdos discutidos durante o encontro. Mais do que um jogo, é uma oportunidade de avaliar saberes, compartilhar experiências e aprender de forma divertida e colaborativa. 💡📚

Imagem de perfil user: FERNANDA RABELO
FERNANDA RABELO

Anúncios

1

1. O que significa desenvolver uma mentalidade matemática em estudantes do ciclo de alfabetização?

Ensinar conteúdos avançados de matemática desde cedo.
Estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a crença de que todos podem aprender matemática.
Garantir que memorizem fórmulas e procedimentos com exatidão.
Reduzir a carga horária de matemática para evitar dificuldades.
2

De acordo com pesquisas em educação matemática, o erro deve ser tratado como:

Algo a ser evitado a todo custo na sala de aula.
Um sinal de fracasso que precisa ser corrigido imediatamente.
Uma oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre o raciocínio.
Um motivo para reforço e punição.
3

O uso de materiais manipulativos (como blocos, ábacos, figuras geométricas) favorece a mentalidade matemática porque:

Permite que os alunos tenham contato visual com o conteúdo, tornando-o mais acessível.
Reduz o tempo de aula teórica.
Substitui completamente o uso de lápis e papel.
Evita que os alunos se distraiam durante a aula.
4

O que é inferência textual?

É identificar e reconhecer palavras e imagens no texto.
É identificar as principais informações do texto.
É localizar palavras difíceis no texto.
É deduzir informações que não estão escritas diretamente, mas que podem ser compreendidas pelo contexto.
5

Uma forma eficaz de trabalhar inferência com crianças é:

Propor apenas questões com respostas literais.
Usar textos longos e complexos para desenvolver o raciocínio.
Incentivar que os alunos sempre pensem em respostas explícitas.
Fazer perguntas abertas que estimulem os alunos a pensar além do que está escrito.
6

Qual destas práticas não contribui para o desenvolvimento da inferência textual?

Corrigir os alunos toda vez que fizerem uma resposta que não esteja literal no texto.
Fazer perguntas sobre sentimentos, intenções e consequências.
Incentivar os alunos a imaginar o que aconteceu antes ou depois da cena lida.
Trabalhar com histórias sem final e pedir aos alunos que o criem.
7

Qual é a principal função do gênero notícia?

Contar uma história fictícia com personagens imaginários.
Convencer o leitor a comprar um produto.
Relatar um fato real e recente com clareza e objetividade.
Ensinar regras gramaticais.
8

Qual destas práticas mais favorece a aprendizagem do gênero notícia na alfabetização?

Trabalhar com notícias curtas e adaptadas, discutindo o “o quê”, “quem”, “quando”, “onde” e “por quê”.
Incentivar a cópia e a memorização de trechos de jornais e revistas.
Ler somente manchetes em voz alta.
Mostrar jornais apenas como exemplo visual.
9

Ao trabalhar o gênero cartaz com alunos do ciclo de alfabetização, o professor deve priorizar:

Letras cursivas e pequenos detalhes.
Textos muito longos e detalhados.
Somente textos escritos sem imagens.
Linguagem simples, frases curtas, imagens e destaque para informações principais.
10

Qual habilidade leitora pode ser desenvolvida ao trabalhar com o gênero cartaz em sala de aula?

Localização de informações explícitas e reconhecimento da função social do texto.
Análise de personagens em narrativas longas.
Interpretação de dados em gráficos.
Identificação de rimas complexas.
11

Qual o papel do professor diante da construção das hipóteses de escrita pelas crianças?

Corrigir os erros imediatamente para evitar hábitos errados.
Fornecer apenas atividades de cópia e caligrafia.
Esperar que a criança descubra o processo de escrita de forma autônoma.
Observar, registrar, propor desafios e intervenções significativas para o avanço das hipóteses.
12

De acordo com a psicogênese da escrita, o erro da criança é visto como:

Falta de atenção ou preguiça.
Um obstáculo que deve ser evitado.
Um indicador de dificuldade de aprendizagem.
Um sinal de construção ativa do conhecimento.
13

O uso de textos funcionais (listas, bilhetes, convites) contribui para o desenvolvimento da escrita porque:

São mais fáceis de copiar.
Ajudam a criança a memorizar palavras.
Evitam que a criança cometa erros.
Permitem que a criança perceba a função social da escrita.
14

Quando o professor lê uma história indígena e pergunta: “O que esse conto ensina sobre o modo de viver do povo retratado?”, ele está:

Ensinando ortografia.
Estimulando inferência, interpretação crítica e reflexão cultural.
Aplicando um teste de compreensão literal.
Incentivando a memorização mecânica do texto.
15

Qual dessas atitudes deve ser evitada ao trabalhar textos indígenas na escola?

Tratar a cultura indígena como folclore ou fantasia.
Usar nomes reais de autores indígenas.
Explicar os símbolos presentes nas histórias.
Convidar indígenas para dialogar com os alunos.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.