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"Camelôs Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão: O que vende balõezinhos de cor O macaquinho que trepa no coqueiro O cachorrinho que bate com o rabo Os homenzinhos que jogam boxe A perereca verde que de repente dá um pulo que é engraçado E as canetinhas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma. Alegria das calçadas Uns falam pelos cotovelos: — “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu filho, vai buscar um pedaço de banana para eu acender o charuto. Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...” Outros, coitados, têm a língua atada. Todos porém sabem mexer nos cordéis como o tino Ingênuo de demiurgos de inutilidades. E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice... E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância. BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. Uma das diretrizes do modernismo foi a percepção de elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética. O poema de Manuel Bandeira exemplifica essa tendência e alcança expressividade porque"
"traduz em linguagem lírica o mosaico de elementos de significação corriqueira."
"constata a condição melancólica dos homens distantes da simplicidade infantil."
"promove uma reflexão sobre a realidade de pobreza dos centros urbanos."
"introduz a interlocução como mecanismo de construção de uma poética nova."
"realiza um inventário dos elementos lúdicos tradicionais da criança brasileira."
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Qual a explicação para a resposta da pergunta anterior?
"São características do modernismo: verso livre, experimentalismo e liberdade formal."
"Nos dois trechos do modernista Carlos Drummond de Andrade, há emprego conotativo da palavra “pedra”. No primeiro, ela pode ser vista como um empecilho. Já no segundo texto, ao dizer que “percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina...”, o narrador sugere um sentido metafórico para “pedra”, que pode ter vários significados, como a ideia de renovação, por exemplo."
"O poema de Manuel Bandeira exemplifica a tendência de utilizar elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética ao trazer para a linguagem lírica vários elementos de significação corriqueira, isto é, do cotidiano."
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"Texto I No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra [...] ANDRADE, C. D. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento). Texto II As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...] A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina... [...] ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento). Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa
"o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de “pedra” como matéria mineral sólida e dura."
"a utilização, no segundo texto, do significado de “pedra” como dificuldade materializada por um objeto."
"o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra “pedra”."
"a identidade de significação, já que nos dois textos, “pedra” significa empecilho."
"a personificação de “pedra” que, em ambos os textos, adquire características animadas."
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Qual a explicação para a resposta da pergunta anterior?
"São características do modernismo: verso livre, experimentalismo e liberdade formal."
"O poema de Manuel Bandeira exemplifica a tendência de utilizar elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética ao trazer para a linguagem lírica vários elementos de significação corriqueira, isto é, do cotidiano."
"Nos dois trechos do modernista Carlos Drummond de Andrade, há emprego conotativo da palavra “pedra”. No primeiro, ela pode ser vista como um empecilho. Já no segundo texto, ao dizer que “percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina...”, o narrador sugere um sentido metafórico para “pedra”, que pode ter vários significados, como a ideia de renovação, por exemplo."
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"A alternativa em que todas as características correspondem ao modernismo é:"
"senso do mistério, liberdade formal."
"verso livre, experimentalismo."
"jogo antitético, culto da natureza"
"concepção lúdica da arte, rigor formal."
"moralismo, idealização da mulher."
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Qual a explicação para a resposta da pergunta anterior?
"O poema de Manuel Bandeira exemplifica a tendência de utilizar elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética ao trazer para a linguagem lírica vários elementos de significação corriqueira, isto é, do cotidiano."
"Nos dois trechos do modernista Carlos Drummond de Andrade, há emprego conotativo da palavra “pedra”. No primeiro, ela pode ser vista como um empecilho. Já no segundo texto, ao dizer que “percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina...”, o narrador sugere um sentido metafórico para “pedra”, que pode ter vários significados, como a ideia de renovação, por exemplo."
"São características do modernismo: verso livre, experimentalismo e liberdade formal."