Culpa X Responsabilidade

Culpa X Responsabilidade

Buscar culpados, estimula-se a corresponsabilidade? Como você age diante de um Conflito?

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Janaina Lazzari

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1

“Você demorou para me enviar os dados, por isso o relatório não ficou pronto!” Esse tipo de afirmação, gera?

Confronto
Sentimento de responsabilidade
2

“Percebi que o relatório atrasou e isso afetou nosso setor. Como podemos organizar melhor a coleta de dados juntos?” Esse tipo de afirmação, gera:

Sentimento de corresponsabilidade
Confronto
3

A: “Você demorou para me enviar os dados, por isso o relatório não ficou pronto!” B: “Não é minha culpa, você não pediu as informações com antecedência!” Qual o resultado desse diálogo?

Aumento da tensão, impasse e comunicação prejudicada.
Harmonia no setor
4

A: “Percebi que o relatório atrasou e isso afetou nosso setor. Como podemos organizar melhor a coleta de dados juntos?” B: “Concordo. Também poderia ter conferido algumas informações antes. Que tal definirmos um checklist para o próximo mês?” O que esse tipo de diálogo gera?

Confronto, tensão.
diálogo construtivo, ambos reconhecem seu papel e contribuem para soluções conjuntas. A relação de trabalho se fortalece e cria-se um ambiente de cooperação.
5

"Você está atrasado, já é a terceira vez esta semana" Como esta frase pode ser reformulada de uma forma a gerar responsabilidade?

"Aí, pessoal! Tem gente chegando atrasado. Vamos evitar"
"Notei que estamos tendo alguns atrasos na equipe esta semana. O que você acha que pode ajudar para que todos consigam começar no horário?"
6

"Você não cumpre os prazos!" Como esta frase pode ser reformulada para gerar sentimento de responsabilidade na equipe?

"O prazo não foi cumprido, e isso afetou a equipe. O que pode ajudar a entregar no prazo na próxima vez? Como eu posso te ajudar?"
O prazo não foi cumprido mais uma vez, da próxima, é demissão.
7

"Você nunca me informa nada!" Como esta informação poderia ser dita para gerar sentimento de responsabilidade na equipe?

"Percebi que tivemos falta de informações esta semana. Que forma de comunicação funcionaria melhor para você? O que eu posso fazer para ajudar?"
Olha! Acho que é você que não presta atenção em nada do que eu falo.
8

"Você sempre interrompe os outros!" Esse tipo de afirmação gera sentimento de responsabilidade?

Sim. Gera sentimento de responsabilidade, a pessoa fará uma autoanálise do seu comportamento.
Não. Gera Confronto.
9

Como reformular esta frase: "Você está atrapalhando a equipe!"

"Acho melhor você se retirar"
"Sua atitude impactou o andamento do trabalho. Como podemos ajustar para melhorar a colaboração de todos?"
10

Como reformular esta frase: "Você não fez sua parte!"

"O projeto ainda não está completo. Como podemos dividir as tarefas para terminar no prazo?"
"O projeto ainda não está completo e isso é culpa sua. Como podemos dividir as tarefas para terminar no prazo?"
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