
Aventura Pedagógica
A viagem pela leitura de Uma Aventura Pedagógica foi apenas o começo. Agora, convidamos você a explorar ainda mais os segredos e ensinamentos desta obra fascinante.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O que significa, para o autor, "educar é uma aposta no outro"?
Significa acreditar que existem qualidades nas crianças e jovens que nem sempre são evidentes.
Significa que o educador deve evitar riscos e seguir apenas métodos comprovados.
Significa que a educação deve ser baseada apenas em teorias pedagógicas consolidadas.
Significa que o educador deve esperar resultados imediatos de seu trabalho
2
Qual das seguintes atitudes NÃO é recomendada ao educador que aposta no educando?
Focar apenas no que o educando não sabe ou não tem.
Procurar ver no educando o que ele tem em comum com os demais.
Não permitir que a visão negativa do passado impeça de ver a criança ou jovem presente.
Ser exigente, mas dentro do possível.
3
O que o autor entende por "exigência" na relação educativa?
Algo que deve ser evitado para não traumatizar o educando.
Uma maneira de demonstrar autoridade.
Uma forma de punição para manter a disciplina.
Um sinal de respeito do educador pelo educando.
4
Como o autor descreve a aposta do educador no educando?
Como um contrato de risco entre educador e educando.
Como um processo tranquilo e sem riscos.
Como uma garantia de sucesso imediato.
5
O que Makarenko afirma sobre a pedagogia no final de Poema pedagógico?
Que é uma ciência fácil e acessível a todos.
Que deve ser baseada apenas na intuição.
Que é uma ciência árdua e sutil.
6
Qual foi a primeira medida concreta tomada para reverter o quadro de opressão na escola?
Garantir o direito de saídas aos fins de semana.
Aumentar o número de soldados vigiando o portão.
Proibir todas as saídas das meninas.
Isolar as meninas mais problemáticas.
7
Como a comunidade de Ouro Preto reagiu às primeiras saídas das meninas?
Com doações e voluntariado.
Com apoio imediato e solidariedade.
Com indiferença total.
Com hostilidade, campanhas na rádio e abaixo-assinado.
8
O que o autor e sua equipe decidiram fazer após a reação negativa da comunidade?
Recuar e cancelar todas as saídas.
Escrever uma mensagem à comunidade explicando sua proposta.
Pedir demissão coletiva.
9
O que o autor concluiu após a primeira experiência de saída das meninas, apesar dos problemas?
Que a comunidade tinha razão em suas críticas.
Que não havia esperança para aquelas meninas.
Que a experiência foi um fracasso completo.
Que valeu a pena, pois algumas meninas souberam usar bem a liberdade.
10
Qual é a postura que o educador deve adotar, segundo o capítulo, ao apostar no educando?
Solidariedade humana e compromisso político com o educando.
Neutralidade técnica e distanciamento emocional.
Autoritarismo e rigidez absoluta.